Insights para sua Transformação Digital

Universidade Corporativa: Por que investir?

Quando você pensa em uma universidade corporativa, podem vir à mente imagens de sessões de treinamento chatas e horas de vídeo. Mas não precisa ser assim! As universidades corporativas evoluíram ao longo dos anos. Do Google à Disney, elas agora são mais do que apenas uma tarde de tutoriais em vídeo obrigatórios. E eles são mais significativos e eficazes do que nunca.

Assim, as universidades corporativas podem ser um grande jogo na produtividade e retenção de funcionários e agregar valor à cultura de uma organização. Muitos funcionários adoram a ideia de aprender em uma infraestrutura semelhante à de uma faculdade, sem precisar sair do escritório.

Neste artigo, estaremos discorrendo mais sobre as características e funcionalidades desse tipo de aprendizagem. Acompanhe a leitura e entenda!

O que é uma universidade corporativa?

Uma universidade corporativa é uma instituição educacional dentro de uma corporação – geralmente, uma grande. Dessa forma, ela oferece atividades de aprendizagem e desenvolvimento sob medida para os colaboradores da corporação, de acordo com os interesses e necessidades da corporação.

Isso inclui o fornecimento de treinamento de gestão específico da empresa e desenvolvimento de liderança com o objetivo final de manter a competitividade corporativa em mercados em constante mudança.

As universidades corporativas podem ser online ou ter instalações físicas, como um campus universitário – na verdade, as universidades corporativas podem se associar a instituições de ensino superior para ampliar as oportunidades de aprendizagem. Além disso, os colaboradores podem até obter certificações profissionais em diferentes níveis.

Acima de tudo, uma universidade corporativa é uma ferramenta estratégica de uma corporação para atingir seus objetivos de negócios.

Os muitos benefícios de uma universidade corporativa

Conseguir a adesão dos executivos para estabelecer uma universidade corporativa às vezes pode ser difícil de vender. E é particularmente difícil se sua organização já terceiriza programas de treinamento. 

Certifique-se de destacar as vantagens para a organização e também para os funcionários – e esses benefícios costumam se sobrepor. 

Aqui estão as maneiras como uma universidade corporativa é útil para uma empresa (e seus colaboradores):

  • Aumenta a retenção de líderes. Manter os líderes internos é um problema que quase todas as organizações em crescimento enfrentam. Uma universidade corporativa oferece aos alunos a chance de progredir para posições de liderança. Além disso, a instituição também é uma declaração de que a organização leva a sério a formação de líderes e sua promoção interna.
  • Reforça a cultura. Uma organização pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas a integração e outras iniciativas de treinamento muitas vezes não combinam com a cultura. Em suma, uma universidade corporativa se alinha com a marca e a cultura e ajuda a solidificá-las entre os funcionários.
  • Oferece suporte à inovação. As universidades corporativas são um terreno fértil para novos pensamentos e ideias. Porque? Porque sua estrutura promove a discussão natural e a colaboração entre os alunos.
  • Fornece controle completo sobre como os usuários experimentam o conteúdo. Seus alunos têm estilos de aprendizagem diferentes – alguns aprendem melhor por meio de vídeos, enquanto outros preferem atualizações de micro aprendizagem enviadas para seus telefones. Como uma universidade corporativa não é terceirizada, você pode escolher os métodos de entrega de conteúdo mais adequados para seus alunos.

Principais fatores de sucesso

Por mais finalizado que esses objetivos possam parecer, o sucesso na gestão de uma universidade corporativa depende de seis fatores-chave: uma visão compartilhada, planejamento estratégico, marketing e comunicação e governança corporativa. 

Uma visão compartilhada para uma universidade corporativa

As universidades corporativas têm algo em comum com qualquer negócio empreendedor: elas começam com uma visão e a entregam por meio de uma implementação cuidadosa. Ou seja, não existe uma solução única para todos, da noite para o dia ou solução mágica para as organizações. 

Mas uma coisa é certa: antes de lançar qualquer coisa, é fundamental compartilhar a visão com os stakeholders corporativos, parceiros e clientes internos. Para que isso aconteça, é necessária uma liderança forte, a implementação de uma identidade clara e um conjunto de resultados bem definidos.

Marketing e comunicação

Uma universidade corporativa será apenas um dos muitos concorrentes que disputam recursos, talento e orçamento, portanto, não subestime a importância de elevar seu perfil e seus programas. 

O sucesso se envolverá em uma variedade de atividades de marketing que se comunicam efetivamente com sua base de clientes. Dependendo dos participantes potenciais em um programa de aprendizagem, uma série de atividades de marketing estão disponíveis.

Além dessas ferramentas e técnicas, um elemento importante de seu esforço de marketing estará moldando sua oferta, mesmo que você não deva concentrar sua atividade de marketing exclusivamente em programas de aprendizagem.

Governança corporativa

Se uma universidade corporativa for propriedade de apenas um departamento, existe a possibilidade de ela ser marginalizada. O perigo de que a universidade corporativa possa derivar para uma mentalidade ‘pequena’ estará minando sua relevância para o resto da organização. Para evitar tal tendência, você deve estabelecer um Comitê Diretivo cuja função seria supervisionar e desafiar regularmente o projeto. 

Como resultado, o alinhamento dos programas da universidade corporativa com as necessidades da organização irá garantir que suas atividades estão intimamente ligadas a transformações mais amplas dentro da organização.

Próximos Passos

As universidades corporativas de hoje não precisam se parecer com os programas enfadonhos de treinamento corporativo de ontem. Eles podem se concentrar no benefício individual da educação continuada, em vez de apenas nos interesses mais imediatos da empresa.

O modelo de universidade corporativa permite desenvolver um currículo que nutra o talento já existente em seus colaboradores. Este compromisso com o desenvolvimento de talentos e liderança separa as organizações convencionais das organizações que aprendem de alto nível.

A Introduce lançou sua plataforma de universidade corporativa, em parceria com a startup Umentor. Além disso,  plataforma conta com cursos já disponibilizados pela Umentor e cursos exclusivos elaborados pela Introduce. 

A plataforma possui testes de perfil para determinar as trilhas que melhor se encaixam com as necessidades de desenvolvimento do colaborador. 

 Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto? Contate-nos hoje e faça a sua consultoria!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: