Insights para sua Transformação Digital

RH 4.0 – O que é e o que você precisa saber sobre isso?

O surgimento de novas tecnologias vem modificando a forma como vivemos, esse movimento está sendo cada vez mais constante dentro das empresas.

Muitas tecnologias vêm auxiliando no processo de automatização do RH, o que por sua vez resulta em equipes mais enxutas e eficientes.

Estamos falando da transformação do RH tradicional para o RH 4.0. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é o RH 4.0?

O conceito do RH 4.0 está totalmente vinculado à chamada Indústria 4.0. A Indústria 4.0 mudou a forma como as empresas abordam a manufatura, reduzindo os recursos humanos por meio da automação.

O RH 4.0 trouxe essa revolução para a área de recursos humanos. Com ele temos uma automatização dos processos, focando as energias e atividades para questões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas, reduzindo ações manuais, burocráticas e repetitivas.

Os departamentos de RH estão sendo impulsionados tanto pela criação de novas ferramentas, quanto por demandas governamentais, que estão cada vez mais “empurrando” a tecnologia na rotina.

Quais as principais diferenças entre o RH tradicional e o RH 4.0?

A grande diferença entre o RH tradicional e o RH 4.0 está relacionado ao foco das atividades.

Enquanto o RH tradicional tinha como principal função atividades burocráticas e manuais, como pagamentos e controle de horas trabalhadas, o RH 4.0 está focado em abordagens que contribuam diretamente para os resultados estratégicos da empresa, como atração de novos talentos e melhorias do clima organizacional.

Essa nova estrutura está envolta em tecnologia, alinhado aos novos cenários do mercado de trabalho. É preciso compreender que hoje os profissionais tendem a receber mais ofertas de trabalho de outras empresas, por isso manter um ambiente mais atrativo dentro da empresa é fundamental.

Outro ponto de divergência entre o RH tradicional e o RH 4.0 é a chamada transformação digital. A maioria das empresas já estão adotando novas ferramentas, métodos e serviços online para todos os departamentos dentro da organização, e a área de recursos humanos não será um ponto fora da curva.

Automatização de processos manuais e otimização de tarefas estratégicas com certeza será o grande foco da maioria das empresas.

Como implementar o RH 4.0 na sua empresa?

Separamos aqui 4 itens fundamentais para que você possa implementar o RH 4.0 na sua empresa.

1 – Insira a gestão de pessoas na transformação digital

Assim como os outros departamentos da empresa, é importante que o RH faça parte da transformação digital da empresa.

Comece identificando quais processos são feitos de forma manual e podem ser automatizados, reduzindo tempo e custo. É essencial otimizar a estrutura com ferramentas e métodos tecnológicos.

2 – Adote ferramentas digitais para a operação do RH

O avanço da tecnologia digital reduziu os custos de investimentos em infraestrutura de TI. Praticamente tudo que o RH precisa, em termos tecnológicos, pode ser adquirido e utilizado de forma virtual, facilitando a implementação e manutenção.

3 – Crie a mentalidade 4.0 no RH

É de suma importância implementar a mentalidade 4.0 nos profissionais de RH, eles precisam estar alinhados a esse novo mundo, evitando assim a criação de uma barreira durante a implementação.

Palestras e o incentivo a cursos de atualização podem promover uma melhor participação dos colaboradores no processo. Quando eles entenderem a nova orientação da empresa, conseguiram se ajustar às novas metodologias.

4 – Procure ajuda especializada

É importante recorrer a profissionais durante esse período de implementação. O RH 4.0 exige determinados conhecimentos, desde técnicas até ferramentas, para que a transição ocorra da melhor forma possível.

Gostou da leitura? Aproveite e também leia O que é o Bitrix24 e como com ele ajudamos o seu negócio

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

O que a Google Cloud Platform pode lhe oferecer?

Aplicativos nativos da nuvem são o futuro do desenvolvimento de software, isso é fato. Plataformas como o Google G Suite integra-se ao GCP através de Kubernetes, containers e conceitos fundamentais de desenvolvimento moderno através de aplicações cloud native como o GAS.

Leia Mais »