Insights para sua Transformação Digital

Razões para aderir a outsourcing de TI em sua empresa

Na demonstração de um negócio é comum que existam diversas estratégias a serem adotadas, por meio de práticas desenvolvidas para os mais diferentes tipos de negócios. Entre essas ações é possível destacar o serviço de outsourcing.

O verdadeiro desafio de um bom empreendedor é descobrir sobre qual estratégia pode ser a melhor para a sua empresa, já que cada técnica trabalha com um objetivo distinto, que pode trazer resultados melhores para um negócio em relação a outros modelos.

Sendo preciso então conhecer as particularidades do seu setor, assim como suas necessidades, para que seja possível implementar ações que conversem diretamente com tais questões, procedendo assim o alcance dos melhores resultados.

Acompanhando até mesmo às necessidades técnicas referentes a cada negócio, como um empresa de tecnologia, que precisa de um bom sistema de cabos elétricos, a garantir a alimentação de energia dos computadores a serem usados em tal companhia.

Sendo preciso tratar com fornecedores, técnicos especializados em serviços elétricos, de forma a tomar conta da manutenção de tais sistemas com frequência. Podendo ser profissionais contratados de forma direta ou por meio de uma empresa de terceirização.

Cabendo a cada companhia refletir sobre qual modelo pode ser o mais benéfico para a estrutura do seu negócio. Com a mesma coisa valendo para as suas estratégias de venda e comunicação, procurando manter a melhor relação possível junto ao seu público.

Como um negócio de gestão de condomínios, que utiliza do marketing para encontrar soluções adequadas, de forma a conquistar a atenção de possíveis clientes que demonstram interesses nesses serviços de administração de prédios residenciais.

Ao oferecer serviços como limpeza, portaria, segurança ou até mesmo administração financeira, para cuidar da gerência de um condomínio dentro de suas mais diferentes responsabilidades em relação aos moradores de tal conjunto habitacional.

E dentro dessas opções para o meio industrial, é importante citar como funciona o serviço de outsourcing, sendo ele uma estratégia de destaque a ser considerada dentro do processo de administração de um negócio.

Como funciona o modelo de outsourcing?

Apesar do nome ser visto como complicado, a estratégia de outsourcing na verdade se trata de algo até mesmo bastante referenciado dentro do mercado nacional, tratando-se do modelo de terceirização das atividades de trabalho, dentre as mais diversas opções.

Tratando-se de um sistema no qual uma companhia externaliza algumas das atividades necessárias para o funcionamento do seu negócio, muitas vezes ao envolver ações que não se posicionem como sendo o foco principal da sua empresa.

Como um escritório de assessoria ambiental, cujo foco dos seus gestores está mais voltado para o gerenciamento de profissionais e não de questões técnicas, como na precisão de contar com serviços de limpeza, mantendo o local apto para o trabalho.

Nesse caso, uma das soluções para se lidar com tal problema é a partir da terceirização de tais serviços. Recorrendo às ações oferecidas por uma companhia especializada no setor de limpeza, a trabalhar com profissionais de grande especialização na área.

Com a mesma coisa valendo para os seus parceiros comerciais, como fornecedores de materiais de limpeza, fazendo então com que essa terceirização de um serviço possa se destacar como a melhor opção para um negócio que não tenha experiência com tal área.

Entre as áreas comuns de serem terceirizadas em uma empresa, é possível destacar algumas como:

  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Alimentação;
  • Jardinagem;
  • Manutenção de eletrônicos.

Sendo possível assim cuidar do sistema de alarme de incêndio da sua companhia, mesmo que o seu escritório de viagens de fato não possua experiência com tal área técnica, apresentando-se como uma opção melhor terceirizar tal serviço.

A mesma coisa pode ser dita sobre os serviços de TI, diante da importância que o profissional de Tecnologia da Informação pode ter para uma companhia. Nesse cenário cada vez mais tecnológico no qual as empresas precisam se situar, para ter bons resultados.

Com o outsourcing de TI sendo uma opção a ser considerada dentro do processo de administração do seu negócio.

Terceirização de TI: veja como funciona

O modelo de outsourcing de TI não é muito diferente do formato de terceirização voltado a outras áreas, como as que foram citadas no decorrer do texto.

Com a existência de um sistema no qual uma empresa contrata por uma companhia especializada em serviços voltados ao setor de tecnologia, com seus profissionais oferecendo suas capacitações para qualquer empreendimento que opte pela contratação.

No caso do TI, existindo a oferta específica de serviços como:

  • Fornecimento de profissionais capacitados;
  • Gestão de projetos;
  • Desenvolvimento de ações tecnológicas e estratégicas;
  • Desenvolvimento de softwares e sistemas;
  • Manutenção da infraestrutura.

Existindo junto a tais ofertas dois modelos específicos aos quais uma clínica que fornece serviço de medicina do trabalho pode considerar em tal contratação. Sendo eles o BPO (Business Process Outsourcing) e o BTO (Business Transformation  Outsourcing).

O primeiro voltado a execução de processos importantes para um negócio, mas que não estejam diretamente voltados aos serviços e tal companhia, como uma loja de roupas e a manutenção do seu sistema de vendas.

Já o BTO lida com o processo de transformação total de um negócio, como essa mesma loja de roupas que passa agora a atuar especificamente no setor digital, mas que opta por terceirizar a contratação dos profissionais necessários para tal modernização.

E a escolha por uma empresa por terceirizar um serviço de TI está diretamente associada aos benefícios que podem ser alcançados diante desse modelo.

Razões para aderir ao outsourcing de TI

A escolha por terceirizar algum serviço dentro de sua empresa cresce como uma estratégia no mercado, muito por causa das vantagens que são conquistadas após a contratação desse serviço.

Entre tais benefícios sendo possível destacar o acesso a um trabalho de qualidade, garantindo a visibilidade desse negócio, por meio dos serviços a serem oferecidos, tudo por um melhor custo-benefício, em relação à contratação direta de tais profissionais.

Diante de uma companhia que depende dos serviços de tecnologia, mas que não encontra neles o foco das suas atividades. Como uma companhia que trabalha com a realização de análise do ar, a identificar os níveis de qualidade atmosférica de um local.

Além de tais benefícios, existem outras razões específicas para se optar por um modelo de terceirização de algum serviço, nesse caso com um destaque em especial para o serviço de TI, com os motivos para tais contratações sendo:

Acesso a profissionais de qualidade

Ao oferecer um serviço de outsourcing uma companhia se especializa em uma atividade específica, com o destaque dessa empresa no mercado existindo justamente por causa do seu nível de especialização.

Logo, a partir do momento que uma empresa opta por essa terceirização, ela passa a ter acesso aos melhores serviços disponíveis no mercado, garantindo segurança em tecnologia justamente para uma empresa que trabalha com assessoria em segurança do trabalho.

Serviços sob demanda

Em alguns casos pode ser que uma empresa precise apenas de um serviço de TI temporário, como ao realizar uma campanha promocional que depende de um alto número de profissionais para cuidar da gerência desses sistemas enquanto a campanha durar.

Nesse caso, a contratação de um serviço de outsourcing temporário, apenas para tal demanda específica.

Acesso aos novos recursos do mercado

Para que uma empresa seja vista como referência no seu setor, ela precisa estar sempre atenta às novas tecnologias, produtos e serviços que podem estar disponíveis em sua área. Valendo nesse caso para a companhia a oferecer os serviços de TI.

Logo, ao optar pelo outsourcing de tais serviços, uma empresa passa a ter acesso também às melhores ferramentas voltadas à área de TI, ao recorrer a uma companhia que seja vista como referência em relação aos serviços de tecnologia.

Trazendo tais renovações para junto de sua companhia, otimizando assim a execução das suas próprias atividades, de forma a garantir uma melhor recepção por parte do seu público.

E após a contratação do outsourcing voltado ao TI, seja como algo temporário ou por meio de um contrato duradouro, o próximo passo é observar os resultados que estão sendo alcançados, de forma a seguir apostando no que mostra bons resultados.

E na mesma medida é possível também repensar algumas ações a serem adotadas junto da sua companhia, caso os seus resultados, sejam de performance ou comerciais, estejam abaixo do esperado e precisem da adoção de novas táticas para otimizar seus índices.

De forma com que uma fábrica de climatizador evaporativo consiga aprimorar o seu número de vendas, tudo por meio de um bom controle das atividade internas dessa companhia, ao oferecer o melhor produto possível ao público.

Isso em uma relação que tem início nas dependências internas de uma empresa. Sendo então importante otimizar as atividades por dentro, para que os seus resultados externos sejam os melhores possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Mobilidade para PMEs

Parte do trabalho de quem está envolvido com a gestão empresarial de uma companhia, envolve a busca por processos que tornam o ambiente corporativo mais eficaz e moderno. Nos últimos anos, esse trabalho ganhou forças graças à tecnologia, que viabilizou rotinas mais flexíveis, convergentes e conectadas a rede.

Leia Mais »