Com a Transformação Digital, as empresas precisam passar por várias mudanças para se reorganizar e avançar no novo digital. Isso implica uma mudança global na organização, envolvendo processos, cultura, valores e gerenciamento estratégico, que é um ponto essencial nesse processo de mudança.
Para atender às demandas atuais, o papel do CIO (Chief Information Office) também tem sofrido adaptações, pois é preciso um bom preparo técnico e visão de negócio para conduzir à organização em sua jornada digital.
Por essa razão, os CIOs têm se empenhado nas demandas de desempenho, na estrutura de segurança e na criação de estratégias coerentes com os recursos de dados e infraestrutura de TI. Tudo isso visando atender às necessidades dos clientes com tecnologia e inovação. Continue a leitura e conheça como o CIO digital pode atuar como um agente de transformação dentro das empresas.
O papel do CIO na Transformação Digital
O CIO é uma espécie de executivo responsável pela área de TI. Com a transformação Digital, as exigências para esse profissional têm mudado, para que se adaptem e ajude a adaptar o negócio ao novo digital, em que assuntos como Big Data, Inteligência Artificial, Cloud Computing, IoT e Segurança Cibernética, consideradas as tendências tecnológicas mais disruptivas, são pontos-chave para impulsionar a jornada de Transformação Digital, tendo o CIO como principal agente norteador.
O papel do CIO não é apenas manter o negócio funcionando. Seus papéis são variados: podem ser facilitadores, “tradutores” (de tecnologia e negócio), visionários, estrategistas, especialistas e entre outros. São os principais responsáveis pela liderança da Transformação Digital de uma organização, servindo como ponte de equilíbrio entre as metas de negócios e as tecnologias utilizadas.
Isso requer um plano estratégico holístico das expectativas das organizações diante das complexidades atuais, unindo técnica, pessoas e tecnologia. É o CIO quem trabalha na visão de negócio, nas estratégias, na liderança e nos processos. São verdadeiros agentes de mudança responsáveis por transformar tecnologia em resultados, aumentando a competitividade do negócio.
Principais habilidades do CIO Digital
Para construir devidamente as pontes necessárias entre tecnologia e negócios em um mundo cada vez mais conectado, um CIO moderno deve saber lidar com questões técnicas e com pessoas, unir as capacidades estratégicas e operacionais, as capacidades de liderança e desenvolvimento de pessoas e as de inovação e atendimento ao cliente.
Listamos as principais habilidades que acreditamos que todo o CIO deve ter.
Comunicação
É importante que tanto o CIO como toda a equipe de TI tenham uma comunicação clara, simplificando ideias complexas e evitando uma linguagem técnica. É preciso que o CIO detenha um forte senso de negócios e seja capaz de se comunicar com todas as camadas da empresa.
Inspiração e Colaboração
Um bom gerenciamento de pessoas não se dá por meio do controle ou imposição. A melhor persuasão é alcançada pela influência, inspiração e espírito colaborativo de um líder. Além disso, essas qualidades precisam se espalhar por todas as equipes, eliminando as barreiras entre funções, processos, normas e setores. Isso possibilita que todos trabalhem conjuntamente em prol de um objetivo comum. As diferenças também podem deixar de ser barreiras para se tornarem soluções.
Flexibilidade e Agilidade
Para lidar com as demandas e inovações atuais, é preciso ter flexibilidade para adotar novos modelos de negócios e para testar novas ideias e soluções, enxergando as situações a partir de várias perspectivas diferentes. Essa flexibilidade também inclui a capacidade de lidar com críticas construtivas e de receber feedbacks. As tomadas de decisões também precisam de agilidade para acompanhar a velocidade das demandas.
Compreensão das abordagens ágeis
Todo projeto precisa de um bom gerenciamento para que o fluxo dos processos garanta resultados otimizados e assertivos. As metodologias ágeis são ferramentas essenciais e já são naturalmente incorporadas nas organizações que estão avançando na Transformação Digital. Uma boa análise e planejamento para identificar as melhores e mais adequadas metodologias aos objetivos dos projetos e ao tipo de organização farão toda a diferença.
Inovação
Medo de tomar riscos ou inovar não deve fazer parte das habilidades de um CIO digital, pois os riscos fazem parte de todo crescimento e inovação, que vem com a abertura para o novo, amparada a uma boa visão de negócio e planejamento.
Capacidade técnica alinhada às tecnologias e avanços atuais
O CIO digital é a mente inovadora e criativa que atua nas tecnologias disruptivas que lideram a Transformação Digital. É importante ter envolvimento com os avanços em áreas como IoT, Inteligência Artificial e Big Data aplicadas aos negócios. Além da parte de tecnologia e negócios, é importante estar envolvido com as tendências atuais que exploram tecnologia e sociedade para conhecer melhor as necessidades do público.
Mentalidade de Aprendizagem
O CIO precisa ter uma mente voltada para o aprendizado e aprimoramento contínuos, ciente de que tudo que é bom pode ser melhorado. Isso quer dizer que não só o próprio negócio e suas operações devem estar em constante evolução, mas também a mente por trás do gerenciamento. Até mesmo nos fracassos é possível encontrar oportunidades e reflexões para melhorias. Essa mentalidade também deve fazer parte do espírito de toda a equipe.
Expectativas e Desafios
Na era digital, a tecnologia deixou de ser apenas um setor de suporte dentro da empresa para se tornar a ferramenta chave para a sobrevivência e crescimento dos negócios. O CIO tem um papel fundamental nesse processo, que é ajudar a acelerar a Transformação Digital conduzida a uma mudança que agrega valor à organização.
Os desafios fazem parte de qualquer evolução. Por isso, é preciso, sempre, compreender os riscos e as barreiras a serem enfrentadas durante o processo. Um bom preparo e planejamento, alinhados a uma visão de futuro e de abertura para o novo serão o diferencial de atuação.
Isso garante ao CIO realizar as conexões certas entre todos os pontos da organização, ter uma visão ampla de negócios e trabalhar para expandir os resultados da organização.
Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre Como modernizar sistemas legados para a Transformação Digital.