Insights para sua Transformação Digital

5 formas para aproveitar a criatividade na transformação digital

60% por cento dos CEOs classificaram a criatividade como a habilidade de liderança mais importante a ser desenvolvida nos próximos cinco anos, de acordo com pesquisa da IBM. Faz sentido. Para se manter à frente da multidão, para permanecer ágil e inspirar os outros a se esforçarem, você tem que pensar como um artista, você tem que ser criativo.

A coisa mais importante a perceber sobre a criatividade é que você não precisa ser um gênio criativo para ser um líder criativo. Você só precisa ser flexível, ágil e capaz de mudar seu pensamento.

Todos nós conhecemos pessoas que estão presas em seus caminhos, que fazem as coisas de uma certa maneira porque sempre as fizeram dessa maneira. Essa é uma receita para o fracasso no mundo digital de hoje, que exige que nos adaptamos e mudamos constantemente.

Por que devemos trazer mais criatividade para a transformação digital? A criatividade nos inspira a pensar fora da caixa, crucial para iniciativas de transformação digital que exigem mudança cultural, incluindo mudanças em suposições antigas e a adoção de novas maneiras de pensar.

Como líderes, a criatividade é uma habilidade que queremos inspirar nos outros – bem como nutrir em nós mesmos. Se você está procurando trazer um pouco de criatividade para sua iniciativa de transformação digital, continue a leitura e descubra 5 formas de fazer isso a seguir.

Adapte sua maneira de pensar

Nosso mundo e nossas vidas estão mudando rapidamente e precisamos ser capazes de nos adaptar. A visão de que “é assim que sempre fizemos as coisas” está se tornando cada vez mais obsoleta.

Todos nós já ouvimos o termo “o novo normal” e, gostemos ou não, isso está nos forçando a adotar um estilo de pensamento mais divergente. É fundamental encontrar novas maneiras de fazer as coisas, em vez de simplesmente recorrer a experiências e soluções anteriores.

Expanda seu pensamento reservando tempo para aprender

Um dos maiores desafios é como garantir que o pensamento criativo seja parte integrante do planejamento e desenvolvimento do seu programa.

A criatividade é alimentada por conhecimento e experiência. Portanto, é importante reservar um tempo para aprender, seja por meio de pesquisas, lendo a última publicação comercial, ouvindo um podcast, participando de um evento (virtual) ou fazendo networking com colegas.

É muito fácil descartar isso como uma distração e pensar “Não tenho tempo para isso” porque você não pode ver uma saída imediata. Mas reservar um tempo para expandir seus horizontes fará maravilhas para o seu pensamento criativo.

Desenvolva um processo criativo adequado ao trabalho remoto

A pandemia serviu como um lembrete de que a criatividade não acontece por acidente, é necessário haver um processo para o pensamento criativo coletivo. No início da crise, graças a várias ferramentas de colaboração, nossa equipe conseguiu fazer a transição rapidamente para trabalhar em casa.

No entanto, a única coisa com a qual lutamos inicialmente foi como continuar inovando. Estávamos acostumados a ficar juntos na mesma sala, trocando ideias uns com os outros, e brainstorms via videochamada simplesmente não tinham o mesmo impacto.

No entanto, aplicando algumas técnicas simples, como lousas interativas e prototipagem por meio de demos em plataformas de vídeo, conseguimos restaurar nossa energia criativa.

Experimente mais

Para superar a pandemia, as empresas tiveram que pensar fora da caixa, seja olhando para fontes de receita alternativas ou adaptando seu modelo de negócios existente.

As empresas provaram sua capacidade de tomar decisões, diversificar com rapidez e ser inovadoras. Na verdade, de acordo com um relatório da BeTheBusiness, durante o bloqueio, as pequenas empresas no Reino Unido alcançaram três anos de inovação em apenas três meses. As empresas viram que podem tomar decisões sem todos os fatos e que às vezes “agora imperfeito” é melhor do que a perfeição que chega tarde demais.

Os programas de transformação digital podem aprender muito com essa disposição de experimentar, experimentar coisas novas e gerar mudanças nos negócios rapidamente. Seu objetivo deve ser criar, iterar, falhar rapidamente, descartar qualquer inovação que não esteja certa e seguir em frente, o que está muito alinhado com a metodologia ágil de gerenciamento de projetos.

Limitar suas opções e concentrar seus esforços nas ideias que dão mais frutos é uma forma produtiva de abordar a criatividade e a inovação.

Mantenha o foco no resultado

A menos que você mantenha um senso de direção e propósito, a criatividade pode se tornar uma jornada interminável de descobertas que, em última análise, não dá em nada.

Criatividade não significa teorizar sem parar com a cabeça nas nuvens; deve sempre estar ligada a um propósito e um resultado. Afinal, o sucesso é medido pelo que é entregue e se é pontual.

Isso significa pensar na entrega do programa a partir de uma abordagem em cascata mais tradicional, que estabeleça objetivos de longo prazo para alcançar resultados e metas, enquanto abre espaço para a criatividade dentro do processo. Essencialmente, trata-se de combinar o quê com o como.

Portanto, mantenha o foco em uma escala de tempo, mas forneça um escopo dentro do plano para que seu pessoal criativo trabalhe com seus clientes e realmente os entenda e como eles operam.

Gostou do conteúdo? Acrescente também a sua leitura o texto Transformação Digital: muito além da tecnologia.

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