Insights para sua Transformação Digital

Quanto as empresas tem investido em Tecnologia da Informação (TI)?

A nova era digital exige cada vez mais adaptação por parte das empresas, indústrias, entidades burocráticas e governamentais, que devem buscar estar sintonizados não apenas com as tecnologias, mas com os novos cidadãos e consumidores digitais através dos investimentos. 

Para isso, é necessário que haja o devido investimento em infraestrutura, segurança e capital humano no setor que lidera a adequação digital das empresas: o setor de TI.

Segundo o Vice-Presidente da IDC América Latina, Ricardo Villate, o Brasil deverá investir R$ 20 bilhões em Tecnologia da Informação e R$ 17,2 bilhões em serviços de Telecomunicações no ano de 2020. 

http://www.assespro-rs.org.br/mercado-de-tic-deve-crescer-49-no-brasil-em-2020-segundo-a-idc-brasil/

E sua empresa, como planeja investir no setor de TI para 2022?

Por que investir em TI?

O setor de TI, embora tenha ganhado muito espaço dentro das empresas nos últimos tempos, ainda é colocado como um setor de apoio ao negócio, recebendo menos investimento e poder de decisão.

De acordo com estudo realizado pela  Fundação Getúlio Vargas, empresas brasileiras de médio e grande porte gastam, aproximadamente, 7,7% do faturamento líquido em tecnologia. O número ainda é pequeno mas já denota um avanço em relação aos três anos passados em que se manteve estagnado na casa dos 7,6%

Esse cenário de estagnação e lento crescimento de investimentos, no entanto, pode ser perigoso, pois conforme pesquisa realizada pela Harvey Nash e KPMG com 3.645 CIOs e líderes de tecnologia ao redor do globo, empresas que não envolvem a TI na tomada de decisões relevantes à empresa têm 41% menos probabilidade de serem consideradas eficazes na construção de confiança com seus clientes e 12% maior chance de terem sido alvo de ataques cibernéticos de grandes proporções entre 2017 e 2019, e esses números aumentam em 2020 e 2021.

Ou seja, a falta de investimentos adequados em TI, além de afetar a reputação da empresa perante os clientes, também pode acarretar em perdas de recursos em caso de vazamentos de dados ou falhas em sua segurança digital, colocando a empresa no risco iminente de também ser punida segundo as legislações de proteção de dados GDPR e LGPD.

Em termos de crescimento, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cada 1% de aumento na proporção dos investimentos em tecnologia, o lucro das empresas em um período de dois anos aumenta em 7%.

Além disso, com tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada emergindo nos mais diversos setores dentro da organização – cerca de 70% das organizações experimentarão tecnologias imersivas até 2022, conforme o Gartner – e sendo cada vez mais adotadas e amadas pelos consumidores digitais – o Gartner estima que até 2020 cerca de 100 milhões de consumidores farão compras em ambientes de RA  – os investimentos na área que coordena e possibilita a utilização delas são imprescindíveis. 

O planejamento nas empresas deve ser sempre o primeiro passo

Entendendo a importância de se investir na área de TI, também é preciso analisar e planejar seus investimentos para evitar a perda de recursos ao empregá-los erroneamente em operações e processos que não solucionam problemas existentes. 

O Planejamento Estratégico em TI é uma forma de alinhar as abordagens da governança de TI (liderança, estruturas organizacionais e os processos que garantem a TI como forma de sustentar e melhorar a estratégia da organização) e os objetivos do negócio. Assim, as áreas da empresa colaboram entre si buscando vantagens competitivas, redução de custos e otimização de processos utilizando recursos computacionais, prezando sempre pela melhor alocação dos investimentos para que isso aconteça.

Em suma, empresas que investem em tecnologia têm maiores chances de se sobressair e engajar seus clientes no contexto da nova era digital, além de serem menos propensas a falhas de segurança que podem comprometer recursos e a imagem da empresa.

Venha investir em TI com a gente! A Introduce possui 7 anos de expertise em segurança digital e planejamento estratégico de TI  e trabalha com soluções de parceiros globais para fazer o seu negócio crescer. Contate nossos especialistas e faça o planejamento dos seus investimentos de TI para 2020. 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: