Insights para sua Transformação Digital

O que é TI Verde e como aplicar?

A responsabilidade ambiental está emergindo como um tópico importante para organizações corporativas de TI e seus fornecedores de tecnologia. Com o aumento da pressão do mercado para “se tornar ecológico” e por causa de seu papel central para a empresa, a TI geralmente recebe o papel de facilitador para reunir todos os departamentos com um plano de sustentabilidade unificado.

 

 

A alta administração pode solicitar que a TI lance tecnologias inovadoras para facilitar as mudanças no comportamento organizacional. A nova tendência emergente no setor de TI que pode ajudar uma organização a começar de forma ambientalmente responsável, tanto para cumprir suas obrigações legais e morais, mas também para valorizar a marca e melhorar a imagem corporativa.

 

 

Continue a leitura a seguir e conheça o que é TI Verde, quais os benefícios dessa abordagem e como aplicar ao seu negócio.

 

 

O que é TI Verde?

 

 

O termo TI verde significa nada mais do que o uso da tecnologia da informação de uma maneira que preserva os recursos e protege o meio ambiente. Os objetivos principais incluem a redução do consumo de energia e das emissões de poluentes na fabricação, uso e descarte de produtos.

 

 

A TI verde, ou computação verde, é fabricar, usar e descartar PCs, servidores, periféricos e outros hardwares de maneira ecologicamente correta. As práticas de TI verde giram em torno da redução do consumo de energia e do descarte de equipamentos de maneira responsável.

 

 

Não só a implementação de medidas de TI verde impacta positivamente no meio ambiente, mas também oferece às empresas um potencial significativo de redução de custos.

 

 

Qual a relação da computação em nuvem com a TI verde?

 

 

computação em nuvem (fornecimento de infraestrutura de TI pela Internet) desempenha um papel importante na TI verde. Acima de tudo, permite a substituição de data centers mal utilizados por ambientes de servidor altamente otimizados. Além de reduzir os custos de energia, também minimiza o tempo necessário para manter os sistemas proprietários de uma empresa.

 

 

Outro fator é que os usuários podem selecionar precisamente o desempenho de que precisam. Os recursos podem, portanto, ser ativados e desativados para atender aos requisitos atuais.

 

 

Os usuários pagam apenas pelo que realmente consomem, reduzindo os custos de capacidade inativa de servidores. Outro fator é que esse tipo de infraestrutura costuma ser mais eficiente em termos de energia, pois são mantidos como instalações de última geração.

 

 

Além disso, não é necessário ativar todos os servidores continuamente, pois os usuários compartilham componentes técnicos. Ferramentas de colaboração baseadas em nuvem, como Office 365, Google Drive ou Dropbox, permitem que os colegas trabalhem com eficiência, onde quer que estejam, enquanto as empresas economizam em hardware de alto desempenho e alto consumo de energia.

 

 

Quatro etapas para uma solução de computação verde de sucesso

 

 

A TI verde ou computação verde envolve uma gama de serviços e tecnologias com base nas melhores práticas para reduzir o uso de energia. Para isso, recomendamos um plano abrangente de quatro etapas no desenvolvimento de operações de tecnologia da informação com baixo consumo de energia, econômicas e ambientalmente responsáveis.

 

 

Avaliação

 

 

É difícil gerenciar o que não pode ser medido, principalmente quando se trata de eficiência energética. É importante para uma empresa coletar informações precisas e detalhadas sobre sua eficiência energética como um primeiro passo para identificar áreas para melhorias potenciais e para identificar os sistemas existentes prontos para a aposentadoria.

 

 

Construção

 

 

Depois de identificar as necessidades e requisitos da solução e revisar as avaliações de eficiência energética, a segunda etapa inclui o planejamento e o projeto da nova solução, incluindo a construção ou preparação de instalações para substituições, migrações ou atualizações.

 

 

A implementação de melhores práticas, tecnologias inovadoras e experiência em soluções resultará em operações aprimoradas e, ao mesmo tempo, reduzirá custos.

 

 

Virtualização

 

 

virtualização pode produzir o impacto mais rápido e maior sobre a eficiência energética em um centro de tecnologia da informação. A consolidação de uma infraestrutura de TI pode aumentar a utilização e reduzir os custos anuais de energia.

 

 

Reduzir o número de servidores e dispositivos de armazenamento por meio de estratégias de virtualização pode criar um data center mais enxuto sem sacrificar o desempenho.

 

 

Menos complexidade, custo reduzido, melhor utilização e gerenciamento aprimorado são benefícios da virtualização de servidor, armazenamento e desktop, e ajudam a alcançar a computação verde.

 

 

Gerenciamento

 

 

O consumo de energia do data center é gerenciado por meio de software de gerenciamento de virtualização e provisionamento, fornecendo alertas de energia importantes, bem como medições de tendência, limite e calor. Esse tipo de software pode reduzir o consumo de energia em 80% ao ano.

 

 

O valor comercial da TI verde

 

 

A economia de custos é um dos principais motivos pelos quais a TI verde tem impulso. Gastos reduzidos com equipamento e energia, papel e tinta, incentivos fiscais e outros incentivos financeiros tornam a TI verde uma maneira prática de as empresas economizarem.

 

 

As regulamentações ambientais criadas para lidar com as mudanças climáticas forçam as empresas a serem ecologicamente corretas. Consequentemente, existem novas oportunidades econômicas.

 

 

O fornecimento e a manutenção de equipamentos com eficiência energética e o desenvolvimento de tecnologia verde são apenas algumas das maneiras pelas quais as empresas podem aumentar a receita e impulsionar o crescimento do emprego em uma economia de baixo carbono.

 

 

Investir em TI verde e falar sobre isso às pessoas é uma publicidade positiva. As pesquisas indicam que as pessoas acreditam que o aquecimento global é uma ameaça real e que algo precisa ser feito para combater as mudanças climáticas. As empresas que demonstram iniciativa nesta área mostram que são receptivas aos investidores, clientes e consumidores.

 

 

Em resumo, a TI verde permite que as empresas atendam às demandas de negócios por soluções econômicas, energeticamente eficientes, flexíveis, seguras e estáveis, ao mesmo tempo em que são ambientalmente responsáveis.

 

 

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite e acrescente a sua leitura Por que Cloud Computing deve estar na pauta da sua empresa hoje? e aprofunde-se no mundo da Transformação Digital.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: