Insights para sua Transformação Digital

Entenda o que é e como funciona o certificado SSL

Você está sempre em busca de novas formas de proteger as informações da sua empresa e dos seus clientes? Que tal contar com o cadeado verde, que é obtido através de certificado SSL?

O certificado SSL, sigla para Secure Socket Layer, é uma tecnologia que garante segurança na troca de informações entre alguém que visita um sistema na internet e o servidor que o hospeda. Esse sistema pode ser um site ou uma loja virtual, por exemplo. O objetivo é impedir que informações confidenciais do usuário sejam roubadas ou manipuladas.

O que é uma certificação digital?

Certificação ou certificado digital é um arquivo que verifica e valida a identidade dos usuários da internet para garantir a troca segura de informações por meio de criptografia. Assim, os dados são protegidos contra roubo, sequestro e outros ataques. Os certificados podem ser de diversos tipos, variando de acordo com sua aplicação, e são emitidos por diferentes empresas e órgãos.

Como funciona o certificado SSL?

O certificado SSL impede que informações confidenciais dos usuários, como senhas dos cartões de crédito, sejam roubadas. Para isso, utiliza criptografia, um conjunto de regras que codifica uma informação de forma que apenas emissor e receptor saibam decifrá-la.

Dessa forma, se um site tem esse certificado, podemos ter certeza de que ele é um site seguro. As informações ali inseridas estão protegidas de ataques. É por isso que um site que realiza transações de compras por meio de cartão de crédito, por exemplo, precisa ter o certificado SSL obrigatoriamente.

Quando um site é certificado, além de proteger as informações dos clientes, ele ganha vantagem diante dos concorrentes por se mostrar confiável. Os usuários sabem que, ao depositar suas informações ali, elas não serão utilizadas de forma ilegal.

Os certificados SSL podem ser de diferentes tipos. Existe aquele que certifica um único domínio, outro que certifica mais de um, aqueles que podem ser feitos unicamente por meio da internet e outros que exigem envio de documentação da empresa.

Para saber se um site tem certificação, basta acessá-lo e verificar se um cadeado verde aparece no lado esquerdo da barra de endereços do navegador, em que tem escrito sua URL, como nesse exemplo.

Como comprar certificado SSL?

Se você tem um site, uma loja virtual ou qualquer outro sistema web e já percebeu a importância do certificado SSL para a segurança digital dos clientes e para destacar sua empresa diante dos concorrentes, deve estar se perguntando como consegui-lo, certo?

O primeiro passo é gerar o CSR (Certificate Signing Request) do seu site. Esse arquivo de texto é fornecido pelo servidor no qual ele está instalado e contém os dados necessários para gerar a certificação: URL, nome e setor da empresa, cidade, estado e país.

Feito isso, você já pode solicitar o certificado em uma empresa que forneça esse serviço. Existem muitas no mercado. Na hora da escolha, além de considerar preço, não se esqueça de verificar a reputação da empresa e se ela pode atender suas necessidades.

Para instalar o certificado é preciso seguir instruções que variam de acordo com o servidor no qual o site está instalado. Além disso, não se esqueça de incluir o selo da certificação no seu site para que os consumidores possam vê-lo.

Neste post você aprendeu o que é e como funciona o certificado SSL. Agora você sabe a importância de uma certificação digital para que a empresa possa proteger os dados de seus clientes na internet. Essa atitude, além de responsável, é uma forma de se destacar dos concorrentes, promovendo confiança no consumidor.

Sabe se os domínios da sua empresa já estão certificados? Faça um contato conosco agora mesmo que poderemos te ajudar.

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Como criar uma intranet corporativa com o Google Workspace

Diferentemente do início da jornada no mundo da tecnologia, hoje todas as empresas podem ter acesso à uma intranet segura e adaptável a suas necessidades. Mas afinal, como isso pode ser feito? Acompanhe conosco e descubra como otimizar a intranet da sua empresa com o Google Workspace, uma poderosa solução corporativa.

Leia Mais »