Insights para sua Transformação Digital

A revolução 5G: muito além de redes móveis

No ano de 2019 a China anunciou o lançamento de sua rede 5G, a qual é considerada a maior do mundo. Três operadoras estatais de telefonia móvel passaram a ofertar seus serviços 5G para mais de 50 cidades chinesas, incluindo a capital Pequim e cidades como Xangai e Shenzhen. Com isso, mais de 10 milhões de pessoas residentes no país passam a ter acesso à uma rede muito mais rápida e que propicia mais qualidade no acesso a vídeos, jogos, aplicações de realidade virtual, chamadas de vídeo, entre muitos outros serviços.

Mas 10 milhões é só o começo. Segundo o Ericsson Mobility Report 2019 a rede 5G irá cobrir 65% da população global até o final de 2025 e será responsável por cerca de 45% do tráfego global de dados móveis durante este período.

Mais do que conexão móvel, o 5G é uma tendência revolucionária para 2020 que tem a capacidade de ampliar o uso de novas tecnologias, melhorar o dia a dia das pessoas e potencializar as atividades corporativas e industriais no contexto da era digital. 

Confira mais sobre essa revolução iniciada na área das telecomunicações na pesquisa da Cloom.

O que é 5G?

As redes 5G são a nova geração de conexão móvel à internet combina tecnologias de rede de ponta para oferecer velocidades mais rápidas e conexões mais velozes para dispositivos como smartphones, computadores, etc. Com a 5G, os dados transmitidos por conexões de banda sem fio podem chegar a até 20 Gbps com latência de 1 milissegundos ou menos. 

Isso é possível, pois os sinais do 5G são transmitidos através de muitas estações de células localizadas em locais como telhados de edifícios. As estações de célula são necessárias para a propagação do espectro de ondas milimétricas – que é o que garante altas velocidades para o 5G – uma vez que este só percorre distâncias curtas.

Como o 5G afeta o contexto da era digital?

As redes 5G possibilitam a criação de um ecossistema inteligente que pode se comunicar instantaneamente em ambientes multiplataforma, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias com novas interfaces de comunicação, as quais podem se utilizar de elementos como comandos por voz ou gestos, para promover a interação em tempo real entre usuários e os objetos conectados ao seu redor. 

Além disso, a rede 5G oferece um amplo leque de possibilidades em relação à comunicação e mobilidade, uma vez que as altas velocidades permitem, por exemplo, estabilizar as chamadas de vídeo, possibilitando que pessoas possam se comunicar mesmo estando em locais muito distantes. Isso facilitaria imensamente atividades como o aprendizado à distância ou o trabalho remoto em qualquer lugar do mundo. 

A rede 5G também fomentará o novo mercado da era digital, abrindo espaço para a criação de novos segmentos de negócios que se encaixam no modelo de sociedade cada vez mais conectada, que demanda novos produtos e tecnologias a todo o instante. Para além de telecomunicações e alta tecnologia, áreas como a saúde e transporte serão impactadas pela mudança do mercado promovida pelo 5G. A tecnologia 5G abrirá espaço para a democratização do acesso à serviços como educação e saúde, bem como possibilitará maior agilidade e menos burocracias para a prestação de serviços. 

Como o 5G pode ser aplicado?

Cadeia de Suprimentos

Para além de tecnologias como o Blockchain, a supply chain, cadeia de suprimentos, pode ser muito beneficiada com as facilidades da tecnologia 5G. As altas velocidades e a transmissão instantânea de dados promovidas por essa rede permite realizar um rastreamento  produtos ao longo da cadeia, através de sensores que possibilitam informações mais completas e em tempo real, ajudando a evitar perdas e reduzir custos e desperdícios. 

Veículos autônomos

O 5G permitirá a criação de veículos autônomos que se comunicam uns com os outros e com sinais de trânsito e outros equipamentos na estrada e compartilham entre si informações sobre condições da estrada, informações de desempenho, entre muitos outros dados. Alguns dos quais podem, por exemplo, evitar colisões e outros acidentes de trânsito, isso porque os veículos serão inteligentes e poderão aprender preventivamente imediatamente sobre como devem agir e como outros veículos próximos agem nessas situações. 

Infraestrutura pública

A tecnologia 5G possibilitará que cidades se tornem mais inteligentes operando de forma mais eficiente. Com a velocidade das trocas de dados da rede 5G, sensores inteligentes poderão ser instalados por empresas de serviços públicos que poderão monitorar possíveis problemas da infraestrutura pública os quais serão notificados aos departamentos de obras públicas para serem estudados e corrigidos.  

Área da Saúde

Telemedicina, cirurgia remota, fisioterapia através de Realidade Aumentada, entre muitas outras inovações desse calibre serão possíveis graças ao 5G. Monitoramento mais eficaz e em tempo real de pacientes também será uma realidade, através de sensores que se utilizarão da alta velocidade e baixa latência da rede 5G para transmitir as informações sobre pacientes aos médicos e enfermeiros. 

IoT

Uma das áreas que mais será impactada pela revolução 5G é a de Internet das Coisas. Atualmente para os sensores de IoT comunicarem-se entre si, e preciso gerar muitos dados e isso demanda muitos recursos, em especial no que tange a espaço de armazenamento e rede de dados. 

Com velocidades 5G e baixas latências a IoT poderá adotar dispositivos mMTC (comunicações maciças do tipo máquina) que são inteligentes e exigem muito menos recursos, uma vez que diversos sensores deste tipo se ligam a uma estação base única para processamento de dados, tornando a troca de informações entre sensores muito mais eficiente. Assim, a tecnologia 5G abre espaço para uma adoção massiva de IoT, que pode transformar todos os segmentos industriais e empresariais, tornando-os mais eficientes e ágeis e, em diversos casos, mais sustentáveis com a utilização de dispositivos de IoT dentro do setor agrícola, por exemplo, que pode promover redução do uso de água através de dispositivos inteligentes de IoT. 

Marketing

Um setor que será fortemente impactado pelo 5G, especialmente dentro do contexto corporativo é o setor de marketing. Isso porque as conexões com maior velocidade e estabilidade vão transformar as formas de interação com as mídias e de alcançar os clientes digitais. A rede 5G possibilitará a utilização de aplicações e ativações que exploram a realidade virtual e realidade aumentada, além de promover uma mudança no foco da publicidade digital, que se voltará ao mobile advertising. 

O que representa para as empresas? 

A nova era digital já impõe a necessidade de muitas mudanças na cultura organizacional e método de trabalho das empresas e a chegada do 5G demandará adaptações cada vez mais tecnológicas por parte das organizações. 

Quanto mais tecnologia estiver, mais digitais se tornarão os consumidores, portanto, com a rede 5G, muitos serviços e produtos deixarão de existir definitivamente ou não existirão mais na forma como são hoje, dessa forma estar inteirado ao mundo digital e em constante atualização e inovação é a chave para sobrevivência dos negócios.

No contexto da era digital, a economia guiada a dados ou, também chamada data driven, tende a ser muito beneficiada pelo 5G. Essa nova tecnologia possibilita a coleta, análise e utilização quase que instantaneamente de uma massiva quantidade de dados, os quais serão essenciais para a adaptação das empresas ao data driven e fornecerão poderosos insights para o desenvolvimento de produtos, serviços e até mesmo processos internos que buscam a melhor experiência dos clientes digitais. 

Porém, as novas oportunidades do 5G para as empresas demandarão também uma grande mudança na infraestrutura de armazenamento e processamento de dados, colocando as tecnologias de computação em nuvem e computação na borda como um investimento essencial para tirar proveito máximo da revolução 5G.  A segurança também se tornará uma preocupação imprescindível para as empresas com a rede 5G, pois quanto mais dados sensíveis de clientes há em uma organização, mais robusto e eficiente deve ser o aparato de segurança digital que respalda essas empresas. 

Ademais, a nova revolução da conexão móvel tornará o fluxo de informações mais rápido e conectado, tornando as empresas ágeis e eficientes e possibilitando  o trabalho remoto com os seus serviços em nuvem operando em estruturas serverless, ou seja, estruturas de cloud computing que não exigem a presença física de profissionais para ser funcional.

Conecte-se com a gente e se sintonize com as principais “Tendências para 2020”
Estamos disponíveis para contribuir com negócios que buscam crescimento rápido. Como podemos ajudar? Contate-nos.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: