Insights para sua Transformação Digital

CTO e Head de Engenharia, quais as diferenças entre essas funções?

No mundo acelerado da tecnologia, as funções de Head de Engenharia e CTO são frequentemente usadas de forma alternada, sugerindo que as funções que executam são semelhantes. No entanto, existem diferenças sutis entre cada uma dessas funções e as habilidades que cada um precisa adotar.

Essas diferenças não são claras em uma empresa que está apenas começando. Normalmente, as pequenas empresas têm apenas uma dessas funções, geralmente um CTO que é o guru técnico nº 1 e que também pode ser um membro fundador.

Eventualmente, à medida que a empresa cresce muito, o CTO com suas responsabilidades como contratação, dimensionamento do produto, retenção e entrega é frequentemente pressionado a apoiar sua equipe. É quando a chegada de Head de Engenharia se torna útil.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais sobre quem é o executivo CTO e quais os problemas que podem ser resolvidos por ele. Além disso, abordaremos também o papel do Head de Engenharia, entendendo a sua área de atuação e visualizando as diferenças perante o CTO.

Quais são as responsabilidades de um CTO?

Abaixo, listamos algumas das principais funções e responsabilidades mais típicas de um CTO.

Seleção de plataforma e design técnico

Você pode se surpreender, mas o CTO estará envolvido (direta ou indiretamente) em todos os projetos técnicos. O CTO é responsável por manter o foco estratégico do projeto e por transformar um conceito em realidade.

Em pequenas startups, o Fundador pode executar a função de CTO e em grandes empresas, o CTO gerencia várias equipes de desenvolvimento, incluindo aquelas que atendem às necessidades corporativas de tecnologia.

O CTO pode ser chamado de gerente de produto com o objetivo principal de gerenciar uma equipe de tecnologia e tomar decisões de tecnologia críticas de negócios, como planejamento de design de tecnologia, layout de arquitetura de produto e seleção de plataforma de desenvolvimento.

Problemas de MVP e DevOps

Um MVP (Produto Mínimo Viável) é um produto com apenas os recursos essenciais criados para verificar as hipóteses de marketing e analisar o feedback real do usuário.

Há uma grande diferença entre as funções e responsabilidades do CTO em uma pequena empresa e uma grande corporação em relação ao desenvolvimento de MVP.

Enquanto o CTO de uma empresa multinacional está em níveis de gerenciamento distantes da engenharia diária, o CTO de uma pequena empresa precisa lidar com tarefas de tecnologia relativas à primeira iteração do produto.

O backup do processo técnico também recai sobre o CTO, mesmo que ele tenha um orçamento enorme e possa contratar membros da equipe para executar tarefas relacionadas ao MVP.

Busca de engenheiros e gerenciamento de crescimento de equipe

As responsabilidades iniciais do CTO incluem a contratação de especialistas em TI, cientistas de dados e engenheiros. Em 2022, acredita-se que a tarefa ficará mais difícil para as startups, pois o mercado de trabalho está cada vez mais apertado, à medida que as empresas digitais continuam crescendo e demandando mais funcionários.

Os especialistas em tecnologia preferem se especializar em áreas de nicho, enquanto as startups precisam de soldados universais.

Cibersegurança

O que o CTO faz além de gerenciar o departamento de tecnologia? A segurança cibernética é mais uma questão pela qual são responsáveis. As lacunas de segurança podem ocorrer em bancos de dados corporativos, dentro de sites ou outras ferramentas digitais que a equipe usa.

Os produtos que estão em desenvolvimento pela empresa também podem exigir algoritmos de segurança para manter os dados do usuário privados e criptografados.

O CTO é responsável pelo desenvolvimento de procedimentos de segurança, desenvolvimento de algoritmos, realização de auditorias de emergência e muito mais. Outros engenheiros devem trabalhar de acordo com as regras de segurança estabelecidas pelo CTO.

Quais as responsabilidades de um Head de Engenharia?

Abaixo, listamos algumas das principais funções e responsabilidades mais típicas de um Head de Engenharia.

Supervisão/Liderança

O líder de engenharia desempenha uma função de liderança no departamento de engenharia, onde busca excelência em todas as disciplinas de engenharia, incluindo processamento de dados, garantia de qualidade, desenvolvimento de aplicativos, análise, aprendizado de máquina, algoritmos e armazenamento de dados.

Nesta posição, o líder de engenharia gerencia as atividades diárias das equipes de engenharia, bem como a gestão e execução de projetos de desenvolvimento de software em relação aos compromissos de entrega e planos de projeto.

Além disso, ele também é responsável pela gestão do pessoal, recursos e mentoria do departamento, e pela manutenção de um departamento de engenharia de primeira classe.

Estratégia

Nesta qualidade, o líder de engenharia desenvolve planos estratégicos no que diz respeito ao desenvolvimento técnico de software e estabelece a visão técnica do negócio que norteia todas as vertentes do desenvolvimento tecnológico.

Ele também supervisiona a implantação estratégica dos recursos departamentais, levando à alocação ideal de recursos e ao desenvolvimento tranquilo e bem-sucedido de softwares.

Assim, nesta capacidade, é responsável pelo ciclo de vida de desenvolvimento geral do sistema.

Conhecimento

O líder de engenharia se mantém atualizado com as tecnologias de ponta e as melhores práticas do setor. Ele absorve tecnologia relevante e adequada com base nos benefícios projetados para os departamentos de desenvolvimento de engenharia.

Por que esses papéis geram confusão?

Apesar dessas duas tarefas terem responsabilidades diferentes, elas envolvem muitas atividades do mesmo tipo. Um CTO tem a responsabilidade única de colocar a tecnologia dentro das organizações que não são de engenharia e de representar o ponto de vista da tecnologia junto aos investidores ou ao conselho.

Eles ajudam a todos a dar um passo para frente e olhar para o panorama geral com a tecnologia em mente, enquanto um líder de engenharia ajuda os contribuintes e líderes individuais a se concentrarem nas tarefas em andamento e aumentam a entrega contínua.

Para que uma empresa tenha sucesso, é fundamental que o CTO e o líder de engenharia trabalhem juntos como as engrenagens de uma roda, complementando o trabalho um do outro.

As diferenças funcionais existem apenas quando a empresa atinge um tamanho razoável, quando fica difícil para uma única pessoa lidar com tudo, caso contrário, os dois são apenas “frutos colhidos da mesma árvore”.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre qual a diferença entre um SOC e SIEM.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: