Insights para sua Transformação Digital

Glossário dos Profissionais de TI: quem cuida das informações corporativas

A tecnologia é volátil e se transforma mais a cada dia. Para muitos, uma vida fora do ambiente digital e com mobilidade reduzida é um cenário impensável e quase apocalíptico. Segundo estudos, 65% das crianças que estão entrando no ensino primário vão trabalhar em cargos completamente novos que ainda não existem.
Isso está acontecendo pois, com as novas tecnologias, as informações se propagam em um piscar de olhos e guiam nossas ações. As empresas percebendo isso têm se inserido cada vez mais na cultura data driven, o que as leva a buscar profissionais mais qualificados e integrados no meio digital. Ou seja, o setor de TI, tem se estabelecido sob o pilar de informação: TI é Tecnologia e Informação.
Para ficarmos conectados às tendências e buscarmos novas oportunidades, trazemos o Glossário dos Profissionais de TI. Confira!

A – Glossário de Profissionais de TI

Administrador de Dados – é responsável por desenvolver e administrar centralizadamente as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos. Incluindo nessa tarefa o desenvolvimento de planos para padronização, organização, proteção e utilização dos recursos.
Administrador de Rede – é o responsável por desenvolver e administrar soluções de servidores (como Windows) e redes de dados em ambiente Data Center, atuando também no atendimento a usuários e configuração da estrutura de rede.
Analista de BI (Business Intelligence) – é o profissional responsável por coletar, organizar, decodificar e transformar em informações os dados virtuais, que servirão para a tomada de decisões da empresa.
Analista de Infraestrutura – cabe a ele projetar redes de computadores e atuar na manutenção  dos serviços operacionais, banco de dados, processamento, etc. Também é responsável por cuidar da segurança dos dados, criar políticas de backup e atender a chamados para restabelecer o funcionamento adequado de infraestruturas de rede.
Analista de Negócios – é o profissional que faz a ponte entre as áreas de negócio e a área de TI, auxiliando na elaboração do planejamento estratégico e inovação nos produtos. São responsáveis por analisar dados, avaliar processos e operações e fornecer recomendações de boas práticas para que a empresa obtenha avanços nos resultados.
Analista de Processos –  trabalha na identificação, mapeamento, ajuste e gestão dos processos das organizações. É o principal responsável pela governança de TI das empresas, alinhando as ações do setor ao objetivo sistêmico do negócio. Também cabe a eles a automação de processos e a gestão de performance orientada a processos.
Analista de Segurança da Informação – é o responsável pela criação e gestão das políticas de segurança da empresa, atua no planejamento de projetos de segurança e analisa os riscos relacionados à informação gerenciada por sistemas e infraestrutura corporativa.
Analista de Sistemas – soluciona problemas dos clientes através de recursos de sistemas de hardware ou software. Também é responsável por documentar, avaliar, planejar, projetar e testar sistemas de informação que se adequem às necessidades do solicitante.
Analista de Suporte –  suas responsabilidades podem ser segmentadas em três áreas: atendimento ao usuário, identificação de problemas e suporte técnico. Realiza testes, autentica sistemas, corrige bugs, migra computadores e usuários, elabora padrões e soluções para ambientes informatizados. Além de implantar processos de infraestrutura, gerenciar o backup, a logística de equipamentos e o atendimento ao cliente na área técnica.
Arquiteto de Soluções –  é o profissional que domina conhecimentos sobre infraestrutura de redes, sistemas e segurança, além de ter habilidades de negócio e comunicação interpessoal, pois auxilia a equipe comercial na defesa de soluções adequadas para o negócio dos clientes. É responsável pelo desenho de softwares e pelas camadas que suportam as soluções, além de estar constantemente se atualizando sobre soluções novas no mercado, para auxiliar na escolha do melhor para os projetos de potenciais clientes.
Assistente de Mídias Sociais – é o profissional que trabalha com mídias sociais na parte de interação, geração e divulgação de conteúdo para as mesmas. Além disso, também atua na parte de análises de resultados, métricas e monitoramento, bem como na identificação de melhorias e oportunidades de crescimento dentro desses canais.
Atendente de Help Desk –  Atende a chamados e auxilia no suporte e configuração de sistemas operacionais e configurações de redes e hardwares.
Auditor de TI – é responsável por desenvolver um plano de implementação de governança de TI, definir e validar políticas de segurança da informação, além de examinar operações e processos das empresas, para certificar-se de que estão de acordo com os objetivos, orçamentos, regras e padrões da empresa. Interage com profissionais de outras áreas responsáveis pelo compliance.

B  – Glossário de Profissionais de TI

C – Glossário de Profissionais de TI

Cientista/Engenheiro de Dados – é uma função emergente no mercado, que ganhou destaque com a explosão da cultura data driven. Resumidamente, as funções desempenhadas por esses profissionais são: coleta e organização de dados para resolução de problemas, análise de raw data para identificação de tendências de produtos ou de comportamentos dos usuários para desenvolver soluções e a interpretação de algoritmos utilizados na internet. O levantamento e  interpretação desses dados ajudam na tomada de decisões e prospectar resultados.

D – Glossário de Profissionais de TI

Desenvolvedor Fullstack (backend e frontend) – é o desenvolvedor com a maior gama de conhecimentos, pois atua desde o servidor, banco de dados, ajustes, programação, estruturação de dados e implementação da solução (backend), até interface  e experiência do usuário (frontend).
Desenvolvedor Mobile – é quem desenvolve os aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis. Este profissional é responsável pela totalidade do projeto de desenvolvimento, analisando as atividades dos clientes, planejando os recursos do aplicativo, implantando ferramentas e recursos e configurando testes.
Desenvolvedor de Software – é responsável por codificar, testar e realizar manutenção de softwares. Também é de sua alçada a criação dos programas desde sua fase inicial até a conclusão do projeto.
Desenvolvedor Web – é o profissional que codifica e realiza manutenção de websites e outros sistemas online, tais como blogs, lojas virtuais, sites institucionais e etc.
Designer de Games –  cria e desenvolve jogos eletrônicos para dispositivos móveis, videogames e desktop. Além de jogos recreativos, também pode construir jogos com propostas institucionais ou educacionais.
Designer de produto – é o profissional responsável que desenvolve os produtos produzidos pelas indústrias. Sendo um profissional da green tech, preocupa-se com a utilização de processos e materiais não prejudiciais ao meio ambiente.

E – Glossário de Profissionais de TI

Engenheiros de Carros Elétricos – é um profissional que projeta e desenvolve carros elétricos. Este profissional faz parte do grupo de trabalhadores que atuam com a green tech, procurando criar soluções menos custosas e sustentáveis.
Engenheiro de Redes – também conhecido por engenheiro de telecomunicações, é responsável pelo bom funcionamento das redes e telecomunicações (tais como infraestrutura, protocolos, caos, etc.) da empresa, definindo uma estratégia de evolução da infraestrutura e arquitetando a mesma para garantir um bom funcionamento, segurança e atualização das redes. Por vezes, pode agrupar as funções de Engenheiro e Gestor de redes, sendo responsável também pela gestão da infraestrutura.
Especialista em Cloud –  é responsável pela análise de indicadores do ambiente computacional, evolução da infraestrutura e otimização de recursos, para garantir que as soluções em nuvem operem de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes. Embora sua rotina se assemelhe à dos demais profissionais de TI, o especialista em cloud foca sua visão estratégica em buscar inovações tecnológicas e em serviços como SaaS, PaaS e IaaS.

F – Glossário de Profissionais de TI

Fog Computing –  conceito de aplicacao

G – Glossário de Profissionais de TI

Gestor da Informação/Banco de dados –  é o profissional responsável por coletar, selecionar, avaliar, processar, armazenar e distribuir informações em bancos de dados. Ele atua na organização do fluxo de informações geradas na empresa, para que se possa fazer o melhor uso delas. Também é um dos profissionais encarregados de pesquisar dados estratégicos para orientar os planos de negócio ou promover inovações na área da tecnologia.
Gerente de E-commerce –  é responsável pela coordenação, gerenciamento e controle de projetos de e-commerce. É de sua alçada fazer relatórios e analisar indicadores como ROI, tempo de atendimento, conversões e desistências de compras, monitorar a concorrência, elaborar estratégias de SEO, definir e negociar com  fornecedores, acompanhar todo o processo de vendas e elaborar estratégias e campanhas online.
Gerente de Projetos – Atua no planejamento, execução, acompanhamento e gestão de projetos na área de TI. É quem realiza a distribuição de funções aos membros da equipe de TI, delimitando prazos e fixando orçamentos para os projetos. Também estão entre suas tarefas a identificação, documentação e solução de problemas, a realização do controle de qualidade do projeto e a verificação e avaliação do produto final.
Gerente de Projetos de ERP – desenvolve projetos de sistema de gestão empresarial – ERP, realizando mapeamento de processos, modelagem de dados, estudos e implementação de sistemas de acordo com as regras do negócio. Também atua com o treinamento de usuários do sistema e na resolução de problemas técnicos.  
Gerente de Sistemas –  é de sua alçada o gerenciamento de tudo que compete à área de sistemas da empresa. Assim sendo, é de sua responsabilidade: gerenciamento e execução de processos e controles internos exigidos para a gestão do sistema, gerenciar o controle de fornecedores de sistema, desenvolver e controlar normas que evitem problemas relacionados à aquisição não centralizada de recursos de informática, dar suporte a usuários e auxiliar no o gerenciamento de projetos.  
Gerente de Segurança da Informação – é o responsável pela gestão de todos os ativos de segurança da empresa, criação e gerenciamento de políticas de segurança da informação, além de criar e administrar métricas da área de operações de segurança.
Gerente de Suporte –  é responsável pelo gerenciamento das atividades de suporte técnico a clientes, gerenciamento da equipe de suporte, atendimento direto ao usuário, controle o desempenho de sistemas e soluções implantadas, gerenciamento do Help Desk da empresa, gerenciamento dos projetos do setor, qualificação da equipe e registro de relatórios de desempenho do time.
Gestor de TI – esse profissional atua na administração da infraestrutura dos locais informatizados, define as regras de utilização de sistemas, é o responsável por gerir a equipe de TI, garantindo que os prazos sejam cumpridos e que o time seja produtivo. Também é o responsável por controlar os serviços de sistemas operacionais e bancos de dados, elaborar projetos para otimizar o funcionamento do negócio e escolher os projetos de informática a serem implementados na corporação.

H – Glossário de Profissionais de TI

Hacker – é uma pessoa com extensivos conhecimentos de informática e programação, que se dedica a encontrar falhas em sistemas e redes computacionais — mas a adotamos para se referir àquilo que acreditamos que possa ser um “criminoso cibernético”, que invade seu e-mail, rouba suas senhas e até seu dinheiro no banco. Existem assim, para distinguir da reputação generalizada dos hackers também os ethical hacker nos quais a atuam em testes de penetração e 

I – Glossário de Profissionais de TI

Instrutor de TI –  é o profissional planeja e desenvolve situações de aprendizagem com foco na qualificação profissional na área de TI. É o responsável pela elaboração e avaliação de material pedagógico e pela sistematização de estudos e conhecimento na área de tecnologia.

J – Glossário de Profissionais de TI

L – Glossário de Profissionais de TI

M – Glossário de Profissionais de TI

N – Glossário de Profissionais de TI

O – Glossário de Profissionais de TI

P – Glossário de Profissionais de TI

Profissional DevOpsé o responsável por otimizar tanto a produtividade dos desenvolvedores quanto a confiabilidade das operações. Esse processo se inicia na etapa de idealização, passa pela fase do desenvolvimento e se estende até o feedback para garantir que o produto atende ao que o cliente necessita.

Q – Glossário de Profissionais de TI

R – Glossário de Profissionais de TI

S – Glossário de Profissionais de TI

Scrum Master – é um profissional-chave dentro da metodologia SCRUM, pois além de treinar a equipe para que se torne autogerenciável, também é o responsável por incentivá-la e por garantir que a metodologia seja seguida corretamente. Também é sua responsabilidade resolver problemas e eliminar interferências externas sobre o projeto, determinar os fluxos e horários de trabalho e atuar como uma ponte entre o Product Owner e a equipe de projetos, garantindo sempre a alta produtividade e os melhores resultados para o cliente.
Supervisor de Help Desk – é o responsável por supervisionar as equipes técnicas e monitorar a fila de chamados, as solicitações de usuários. Também deve fazer relatórios de qualidade e desempenho da equipe, bem como de qualidade do atendimento. Além disso, também cabe ao supervisor a verificação dos sistemas implantados, a supervisão do atendimento ao cliente, a elaboração e atualização dos manuais de treinamento e  capacitação da equipe.
Supervisor de Operação de TI –  é responsável por gerenciar as equipes técnicas de help desk e infraestrutura, revisar, desenvolver e implantar processos, gerir chamados e incidentes, criar indicadores de performances das equipes e desenvolver planos de melhoria com as equipes.
Supervisor de Tecnologia – é o profissional que supervisiona as atividades de suporte de rede, elabora projetos de desenvolvimento, implantação e integração de sistemas, administra o centro de processamento de dados da empresa, supervisiona se as políticas de segurança estão sendo cumpridas e supervisiona operações de segurança dos sistemas e dados digitais da empresa.

T – Glossário de Profissionais de TI

Técnico de Cabeamento –  é o profissional que realiza montagem de soluções de cabeamento e infraestrutura de rede, além de realizar a certificação de pontos com aparelhos de teste e cuidar da manutenção da infraestrutura.
Técnico de Hardware –  é o profissional que realiza a manutenção de todos os equipamentos de informática (hardware): dispositivos e periféricos, tais como, impressoras e computadores. Bem como efetua testes de qualidade dos mesmos e realiza reparos caso haja necessidade.
Técnico em reciclagem – embora não esteja ligado com a TI, está diretamente ligado à green tech. Pode trabalhar em instituições privadas ou públicas, empresas do setor terciário e empresas de beneficiamento de recicláveis. Realiza a reciclagem de materiais como plástico, metal, papéis, bem como gerencia o manejo de resíduos urbanos envolvendo as fases de triagem, enfardamento e armazenamento.

U – Glossário de Profissionais de TI

UI Designer – responsável por projetar a interface de usuário pensando em alinhá-la às estratégias da empresa, reconhecendo padrões de uso e desenhando as melhores formas de guiar o usuário, de forma intuitiva e clara pelo sistema que está utilizando. Sua função engloba desde o projeto visual até o desenvolvimento das plataformas a serem utilizadas pelo usuário.
UX Designer – é o profissional responsável por planejar e desenvolver a experiência e as interações entre o usuário e a marca, sejam elas no meio físico ou no meio digital. Também é sua missão identificar falhas, criar soluções e atualizar e aprimorar a experiência para garantir a satisfação do usuário.

V – Glossário de Profissionais de TI

W – Glossário de Profissionais de TI

Webdesigner – é responsável por projetar, desenhar e aprimorar sites, blogs, aplicativos e sistemas, bem como banners e layouts para os mesmos. Além da parte gráfica, também desenvolve a interface do usuário.

X – Glossário de Profissionais de TI

Y – Glossário de Profissionais de TI

Z – Glossário de Profissionais de TI

Se identificou? Acha que está faltando alguma profissão? Contribua com nosso glossário de profissões da TI nos comentários!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Serviços nuvem

5 Serviços Essenciais em Nuvem

A computação em nuvem conquistou o público de massas com as redes sociais, mas, ao mesmo tempo, já provou a que veio no meio empresarial. Trazemos aqui 5 Serviços Essenciais em Nuvem para você não perder tempo nem dinheiro. Em um espaço onde o foco é a produtividade, caiu como uma luva em serviços que podem ser compartilhados e, ao mesmo tempo, utilizados a partir de uma infinidade de dispositivos.

Leia Mais »