Insights para sua Transformação Digital

Como a transformação digital impacta a TI e a segurança cibernética?

O aumento da presença digital e o surgimento de tecnologias cada vez mais modernas que atendam às necessidades de empresas e usuários gera um aumento significativo do número de dados e consequentemente, uma preocupação maior com a segurança cibernética.

O valor extraído por meio desses dados e as inúmeras vantagens de tecnologias cada vez mais modernas também acompanha uma série de riscos e vulnerabilidades que podem levar qualquer negócio ao fracasso em um piscar de olhos.

Além disso, é preciso levar em conta que, conforme a tecnologia aumenta, os ataques se tornam cada vez mais sofisticados, o que exige ainda mais sofisticação nas práticas de segurança.

Logo, para desfrutar plenamente das novas tecnologias e dos novos modelos de negócio, é preciso contar com uma boa gestão de TI e com estratégias e procedimentos robustos de segurança cibernética.

Dessa forma, a organização se prepara para enfrentar os riscos e as consequências dessas tecnologias no gerenciamento de TI. Neste artigo, entenda como a Transformação Digital pode impactar a TI e a Segurança da Informação.

As mudanças provocadas pelo advento da Transformação Digital

Com a Transformação Digital, mudamos nossa forma de realizar determinadas atividades e até mesmo de enxergar o mundo.

Nesse sentido, estamos vivenciando mudanças nas estruturas socioeconômicas, nos padrões de gerenciamento das organizações empresariais e governamentais, nas estratégias e cultura das empresas, no rompimento das barreiras culturais e geográficas, nas leis que estão sofrendo alterações, nos padrões de comportamentos sociais e assim por diante.

Tudo isso para que estejamos alinhados e em harmonia com o novo digital. Em paralelo, a pandemia do Covid-19, devido à necessidade de sobrevivência das empresas e de manutenção da saúde e bem-estar das pessoas, acelerou esse processo de mudança, que gerou uma verdadeira revolução tecnológica no mundo e nos mostra todos os dias que a tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais presente em todos os âmbitos da sociedade. A jornada está apenas começando.

Por essas razões, a Transformação Digital tem sido uma das principais tendências em inovação no contexto empresarial, de modo que já é impossível falar em crescimento de negócio sem mencionar a inclusão de estratégias que envolvam Big Data, Cloud Computing ou as inúmeras tecnologias que aprimoram os processos e otimizam os recursos. São ferramentas essenciais para facilitar o dia a dia dos negócios e se destacar na era digital.

O uso de Inteligência Artificial nas operações, técnicas de Machine Learning, automação de processos e uso intenso uso de dados tem sido úteis não apenas para atender às demandas gerais das organizações, mas também para aprimorar as ferramentas e processos de TI, área que necessita de um enfoque especial durante o processo de Transformação Digital.

Como a transformação Digital impacta a Segurança Cibernética?

Atualmente o cenário da relação homem e tecnologia reflete um crescente aumento do trabalho em contexto remoto, maior envolvimento de usuários nas redes, aumento de compras online, digitalização de processos nas empresas, migração para a nuvem, entre outros. Essas mudanças causadas pelo novo cenário digital trabalham com uma quantidade gigantesca de dados que, consequentemente, geram informações, que geram valor, que geram lucro.

Tudo isso exige uma nova postura no gerenciamento de TI e da segurança cibernética, que passam a ser aspectos fundamentais e decisivos nos resultados das empresas. Nesse sentido, a TI já não pode mais ser vista apenas como um setor da tecnologia dentro da empresa, mas como uma área estratégica que viabiliza e mantém os negócios, oferecendo soluções alinhadas ao crescimento da organização.

A segurança cibernética, por sua vez, serve para garantir que essas soluções sigam padrões rigorosos de segurança para prevenir e combater ataques virtuais, tais como violação, vazamento, perda ou sequestro de dados.

Esses padrões de segurança devem acompanhar as inovações e tecnologias, uma vez que as mudanças da Transformação Digital, embora impulsionem o crescimento das empresas, também impactam diretamente na segurança cibernética. As soluções de Cloud Computing são exemplos de ferramentas inovadoras que se mal administradas, podem comprometer a segurança digital da empresa.

São serviços terceirizados de disponibilização de Software (SAAS), Hardware (HAAS), Infraestrutura (IAAS), Plataforma (PAAS) e Segurança que aceleram o processo de Transformação Digital, mas também aumentam as vulnerabilidades, o que exige um fortalecimento das práticas de segurança e gerenciamento da TI.

O trabalho remoto também reflete uma preocupação para a cibersegurança, uma vez que os sistemas das empresas, agora funcionando na nuvem, são acessados diretamente pelos funcionários em suas casas, sem nenhum acompanhamento da equipe de segurança de TI, o que pode gerar várias corrupções (acidentais ou não) de dados.

Além disso, com a inclusão da prática BYOD (Bring Your Own Device), essa preocupação aumenta, já que o funcionário acessa os sistemas pelo seu próprio dispositivo, sendo impossível controlar o modo como gerencia as informações e as práticas de segurança.

Por isso, é importante investir em criptografias, senhas seguras, medidas de restrição de acesso e outras práticas de segurança que minimizem esses riscos. Também é preciso orientar os funcionários por meio de capacitações internas para aumentar o engajamento com as novas demandas digitais e a familiarização com as práticas de segurança.

A Transformação Digital deve estar alicerçada na Segurança da Informação 

A Transformação Digital traz grandes avanços para as empresas e a sociedade como um todo. Por outro lado, esses avanços também exigem mudanças no gerenciamento de TI e implementação de diretrizes rígidas de controle e segurança digitais. Assim, ter uma infraestrutura em nuvem é apenas uma das etapas para o ingresso no ambiente digital.

É preciso que os processos de tecnologia e segurança da informação estejam integrados ao todo organizacional, fazendo parte dos valores, cultura e estratégias da empresa. Dessa forma, é possível acompanhar o ritmo da revolução digital com mais segurança.

Na era digital, a segurança da informação é mais que uma escolha, é uma necessidade, pois é ela quem viabiliza e mantém o funcionamento do negócio no ambiente digital.

Gostou do que foi discutido aqui? Recomendamos a leitura do texto Como alinhar a cibersegurança com a transformação digital para complementar o assunto!

Estamos disponíveis em todos os canais para esclarecer suas dúvidas sobre Transformação Digital. Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: