Insights para sua Transformação Digital

Case de Universidade Corporativa: Roni Chaves

“Criamos a nossa universidade corporativa: Performa Roni! Realmente atendeu 100% das nossas necessidades!” – Janete Carnino –

A Roni Chaves é uma empresa que completou 58 anos em 2021, reconhecida nacional e internacionalmente em seu segmento. Iniciou seus trabalhos em uma modesta casa de madeira e desde aquele momento, o crescimento já fazia parte dos planos e da história da empresa.

Hoje, possuem sua matriz em uma sede moderna de 6.200m2 localizada em Caxias do Sul e expandiram seus negócios para Canoas, Ijuí, Pelotas, Passo Fundo, Criciúma e Espírito Santo. O quadro de colaboradores cresceu, possuem atualmente quase 300 pessoas na equipe, distribuídas em todas as unidades.

Não para por aí, o crescimento da Roni não se restringe a estrutura física, regiões e número de colaboradores! O aprendizado e melhoramento contínuo também fazem parte da rotina da empresa.

A Introduce apoiou a Roni na implantação de uma Universidade Corporativa própria. Em conversa com Janete Carnino, Gestora de RH da Roni, para acompanhamento e follow-up do negócio, percebemos como a empresa evoluiu em seus processos de Gestão. Acompanhe abaixo, nos trechos destacados, quais foram as principais contribuições após aquisição da Universidade Corporativa na empresa:

Quais foram as principais mudanças percebidas imediatamente após a implantação da plataforma?

“Antes utilizávamos o sistema Sólides com o foco somente nos processos de recrutamento e seleção. A aquisição da plataforma, auxiliou no desenvolvimento do setor de RH, possibilitando um alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, o desenvolvimento de pessoas e os planos para mudanças a partir da gestão do conhecimento. Também possibilitou a integração de processos na gestão estratégica de pessoas com todas as unidades da empresa.”

Como está sendo sua experiência até o momento?

“Era a plataforma de gestão de RH que precisávamos, temos as três principais funções: recrutamento, desenvolvimento e gestão de pessoas com feedbacks e avaliações de desempenho. Agora tudo está integrado.”

Como a Roni organizou a inauguração da sua Universidade?

“Foi feito um lançamento oficial no mês de maio em um encontro dos gestores, com a estratégia de inicialmente começar os treinamentos pelos próprios gestores das áreas, para que eles pudessem se apropriar da plataforma.”

“Inicialmente eu assisti alguns vídeos para avaliar e selecionar a melhor opção de treinamento. Optei pelas aulas do Professor Cláudio Schneider, o qual julgo um perfil aderente de linguagem, com aprofundamento, didática e ensino. Foi proposta a realização da Trilha da liderança consciente, os nove módulos. Após 60 dias do lançamento aos gestores, promovemos um encontro, de forma presencial, onde os gestores debateram o conteúdo dos vídeos e deram seus feedbacks referente ao aprendizado adquirido nos módulos.”

“O próximo passo será fazer um novo lançamento no final de agosto para o grupo de líderes e analistas e em outubro, no dia do vendedor expandir os treinamentos para os vendedores. E, a partir de janeiro, a ideia é expandir para as demais áreas, abrangendo todos os colaboradores.”

Como você percebe o processo de Gestão com essa ferramenta?

“Hoje conseguimos ver todo desenvolvimento acontecendo. Certificados emitidos, horas de treinamento realizadas, cursos mais vistos, se foi por interesse próprio do colaborador ou indicação do seu supervisor. Criamos a nossa universidade, Performa Roni!”

“O Recrutamento está em pleno funcionamento, criamos o link de acesso ao portal no site da empresa no “trabalhe conosco” onde todo processo de seleção das unidades da empresa passa pela plataforma. Já estamos com mais de 700 currículos na base da Roni, e isso é muito bom, pois ficamos mais próximos na oferta das oportunidades. Temos a política de contratação alinhada à LGPD, e hoje, de forma 100% digital. Não aceitamos mais currículos físicos e estamos orientando as pessoas que chegam nas portarias com currículo físico para que acessem o portal digital.”

O que vocês mais gostaram na plataforma?

“Gostamos muito da plataforma pela possibilidade e facilidade de customização. Ajustamos vários detalhes, que ficam mais aderentes ao nosso formato de gestão. Criamos banners, textos, ajustamos algumas regras de negócio, melhoramos as avaliações de desempenho… Com certeza atendeu 100% as nossas necessidades!”

Em um mundo de transformações severas devido a rápida mudança dos modelos de negócio, do impulso da tecnologia, dos formatos de relacionamento e publicidade, investir em pessoas é sempre um bom negócio, pois estabelece uma cultura empresarial dinâmica, crescente, adaptável, forte e garante retorno em curto, médio e longo prazo.

A Introduce e a Umentor desejam a Roni Chaves uma jornada proveitosa, com muito cuidado, resultados e crescimento.

Registro do dia do lançamento da Universidade Corporativa Performa Roni.

Diretores Roni e Introduce

Diretores Roni e Introduce

Time de RH e Introduce

Time de RH e Introduce

Gestores Roni e Introduce

Gestores Roni e Introduce

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: