Na hora de investir em uma loja virtual ou pensar em como ganhar dinheiro na Internet com um site, ou como atrair clientes para o meu site já sabemos que esse site deve ser responsivo, intuitivo e de fácil navegação. No entanto, de nada adianta ter um site perfeito se os clientes não o conhecem.
Um site hoje em dia é um dos principais canais de comunicação entre uma empresa e os seus clientes. Isso porque diante de qualquer dúvida ou curiosidade, as pessoas efetuam pesquisas na Internet.
No entanto, diante de uma enorme quantidade de informação que as pessoas encontram na Internet, nem sempre elas vão preferir o seu site. O ideal é que você desperte o interesse real e assim atrair os seus clientes.
Entendendo o funil do Marketing Digital
Atualmente, em se tratando de Internet e atração de clientes para um site, muito se fala em Marketing Digital. Nesse aspecto, se entende por Marketing Digital um conjunto de estratégias de marketing voltadas para a Internet.
Tais estratégias contam com o objetivo de atrair mais consumidores, estreitar um elo de comunicação com eles e por fim consolidar a venda como o público-alvo da empresa.
Quando o assunto é a atração de clientes para o seu site, vale dizer que é possível comparar essa atração como um funil. Sendo assim, na entrada do funil estão os visitantes, que ao serem atraídos são convertidos em clientes.
É possível contar com vários métodos que atraem as pessoas para o seu site, bem como o seu site deve conter elementos que transformem esses visitantes em clientes assíduos.
Nesse contexto, a utilização de estratégias de atração, bem como compreender perfeitamente o caminho do cliente até aos produtos ou serviços que ele deseja adquirir é essencial para que o seu site seja mais conhecido.
Por isso, o processo de atração consiste em:
O topo do funil – TOFU
Nessa fase, as pessoas ainda estão pesquisando as características do produto ou do serviço que elas querem e necessitam. Ou seja, elas estão em busca de informação e de soluções.
O meio do funil – MOFU
Nessa etapa, os visitantes são transformados nos chamados “leads”, também conhecidos como clientes em potencial. Eles já sabem o que necessitam e chegaram até ao seu site. Sendo assim, o objetivo então é transformá-los em clientes por meio de ações e estratégias bem específicas.
O fundo do funil – BOFU
Após um processo de atração bem sucedido, o visitante foi convertido em um cliente. Para reforçar ainda mais essa relação e consolidar a relação com o cliente, deve ser mantido um processo constante de comunicação.
Como atrair clientes para o meu site?
Para conseguir atrair as pessoas para o seu site e mais tarde transformá-las em clientes é preciso contar com abordagens devidamente planejadas e estruturadas. Nesse aspecto, é importante realizar as seguintes ações:
Conhecer e manter o foco no público-alvo
O processo de atração de clientes para o seu site inicia nesse procedimento básico de entender quem é e o que quer o seu público consumidor. Sem isso, você correrá o risco de efetuar estratégias a esmo, desperdiçando energia sem atrair ninguém.
Se hoje em dia milhares de pessoas no mundo acessam a Internet diariamente, é preciso utilizar os seus esforços de atração para focar no público que realmente possui uma relação com os serviços ou os produtos que o seu site oferece.
Esse processo de focar em um público específico é a segmentação que tantas empresas prezam tanto. Ao segmentar o público é possível conhecer com objetividade para quem direcionar as suas estratégias de atração.
Utilizar as técnicas de SEO
As famosas técnicas de Otimização dos Mecanismos de Busca, como são chamadas as técnicas de SEO, são fundamentais para que as pessoas na Internet se aproximem do seu site.
De uma forma geral, essas técnicas consistem em procedimentos básicos, mas que são de grande importância para que o seu site não seja apenas mais um espalhado pela web.
As técnicas mais conhecidas de SEO consistem basicamente no uso adequado de palavras-chaves na hora de redigir um texto em seu site, a escolha de títulos apropriados, bem como o uso correto de imagens.
Diante de tais ações, o seu site tem maior probabilidade de se manter bem posicionado nos primeiros lugares das páginas de busca. Isso é fundamental para que as pessoas cheguem até ele.
Saiba utilizar as redes sociais
A Internet chegou a um estágio em que o predomínio das redes sociais é cada vez mais evidente. Hoje em dia existem redes sociais dos mais variados tipos, propostas e destinadas para os mais variados tipos de público.
Nesse caso, entender qual é a rede social mais utilizada pelo seu público-alvo é uma boa forma de saber onde divulgar melhor o seu site para, dessa maneira, atrair os clientes de maneira mais focada e planejada.
Cada rede social conta com um estilo e uma dinâmica própria, por isso é válido conhecer maneiras de como proceder bem em cada uma dela para atrair o seu público.
Sendo assim, existem maneiras de divulgar promoções, por exemplo, no Twitter. Há também possibilidades de criar uma página no Facebook e compartilhar conteúdos relevantes acerca dos seus produtos.
Além disso, essas redes sociais servem também como um importante elemento de interatividade, pois os clientes podem usá-las para expor as suas dúvidas, efetuar críticas e também sugestões.
Use também outras mídias
O envio de um e-mail personalizado para quem visitou o seu site é uma abordagem que apresenta bastante utilidade hoje em dia, pois assim você tem condições de se comunicar de maneira mais direta com o seu cliente.
Também é importante lembrar da utilização de outros canais relevantes, tais como a produção de vídeos no Youtube. A união de áudio e imagem que tal ferramenta oferece faz muito sucesso atualmente.
Conclusão
Se os clientes são a razão para a sua empresa existir, mostre para eles que você é uma das razões para eles estarem na Internet. Torne o seu site atrativo e saiba como chegar até eles.
E então, gostou do post? Conhece algum amigo que tem um site e não sabe o porquê o número de visualizações não aumenta? Que tal compartilhar esse texto com ele?
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