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O que é PDCA? Conheça a metodologia que vai otimizar sua gestão

Você sabe o que é PDCA? Essa é uma das ferramentas mais populares para quem deseja uma melhoria contínua de seus processos. E o sucesso não é por acaso, visto que ele simplifica totalmente a gestão empresarial.

Além disso, promove mudanças positivas no cotidiano do negócio e incentiva o planejamento estratégico. Também conhecido como Círculo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é uma metodologia que vale a pena conhecer.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue neste artigo e saiba como essa ferramenta é eficaz para a sua gestão empresarial. Boa leitura!

Afinal, o que é PDCA?

PDCA é um mecanismo contínuo e interativo de administração e se baseia em 4 fases. Seu nome corresponde a uma sigla do inglês, que faz referência a essas 4 etapas da gestão:

  • Plan: planejar;
  • Do: fazer, executar
  • Check: checar, mensurar, verificar;
  • Act: agir.

Com foco na ideia de que nenhum processo é totalmente perfeito e de que a otimização é sempre possível, essa metodologia oferece várias condições. Ou seja, o PDCA disponibiliza otimizações que melhoram a gestão, sempre com foco na qualidade.

Sua meta não é alcançar a perfeição, mas se aproximar cada vez mais dela. O método utiliza o aprendizado de ações anteriores para aperfeiçoar as novas.

Sendo assim, negócios e profissionais que utilizam o PDCA estão em constante evolução, uma vez que o método se baseia em um ciclo de aperfeiçoamento.

Depois de planejar, executar, checar e agir, tanto empresa quanto demais envolvidos poderão planejar novamente. Mas esse novo objetivo será, então, com menos falhas e desperdícios, o que vai ampliar a competitividade do negócio.

Qual a serventia do ciclo PDCA?

Depois de saber o que é PDCA, é importante saber qual a função dessa metodologia. Dessa forma, sua atuação principal é na otimização da gestão de processos, o que culmina em um gerenciamento mais claro e eficaz.

Assim, tornar um processo mais eficiente se baseia em fazer de modo mais simples, rápido e com menor custo. Isso vai provocar um aumento da qualidade dos resultados.

Como implica em continuidade, o PDCA possibilita um controle maior sobre os diversos processos de trabalho existentes em um negócio.

Como aplicar o ciclo PDCA no negócio?

Como você já sabe o que é PDCA, essa sigla se traduz em 4 passos fundamentais. Geralmente, ele começa pelo planejamento, mas há a possibilidade de usar variações conforme o tipo de objetivo procurado.

Confira as etapas de como aplicar esse ciclo em sua empresa.

Planejamento

O “plan” foca na parte estratégica da organização. A meta aqui é levantar e analisar dados a fim de estabelecer objetivos e metas.

É interessante criar um plano/estratégia que solucione os problemas encontrados. Para isso, devemos desenvolver o planejamento com base nos valores e diretrizes políticas da companhia.

Após isso, faz-se a escolha do percurso para que os objetivos sejam conquistados. Além disso, há a definição dos métodos usados para conquistar isso.

Execução

Na fase “Do”, ou execução, é onde se coloca em prática, de maneira efetiva, a execução do plano de ação.

Essa é uma das etapas mais importantes após saber o que é PDCA. Ela deve ser acompanhada de perto. Dessa forma, as ações serão realizadas de acordo com o planejado.

É importante ressaltar e evidenciar os resultados, sejam bons ou ruins, de cada atividade finalizada. Isso possibilita um aprendizado necessário à equipe responsável durante o processo.

Verificação

No “Check”, ocorre a verificação daquilo que foi executado e dos resultados conquistados com o plano de ação. Podemos desenvolver essa etapa ao longo da execução do plano de ação, ou mesmo ao término do projeto.

Inclusive, é possível envolver pessoas ou grupos externos à equipe responsável pela resolução do problema.

Essa verificação se baseia em obter uma confirmação da implementação do planejamento. Nela também compara os resultados entre o antes e o depois e o alcance do objetivo proposto.

Caso os resultados conquistados na verificação não forem vantajosos, recomenda-se que se volte à fase do planejamento.

Ação

Como última fase, o “Act” possibilita a reflexão do percurso. Ou seja, você vai saber como será a divulgação dos resultados, como foi o aprendizado adquirido, além de finalizar eventuais problemas que possam existir.

Podemos dividir essa etapa em duas:

  • Padronização: você padronizará aquilo que deu certo no seu plano de ação. Ela é feita a partir da criação ou revisão de documentos que detalham os processos. É fundamental comunicar qualquer alteração, pois sua equipe deve estar atenta a qualquer modificação;
  • Conclusão: momento em que sua equipe faz uma reflexão de todos os resultados. É preciso documentar o que deu certo e o que não deu, além de identificar o que pode ser otimizado no processo.

Porque adotar o PDCA?

Agora que você já sabe o que é PDCA, é importante compreender o motivo de adotar essa ferramenta. Ela é considerada uma das mais simples e eficientes metodologias quando se fala em gerenciamento de qualidade.

Utilizando esse método de modo contínuo e preventivo, ele vai ajudar na identificação de possíveis melhorias nos processos.

Ademais, o PDCA evita tomadas de decisão impulsivas, prioriza a medição de dados e resultados fundamentais para uma boa e eficiente gestão.

Conclusão

Ao saber o que é PDCA e entender como é seu funcionamento é uma porta de entrada para aplicar essa metodologia em seu negócio. Com ele, você terá uma gestão mais eficaz, que preza pela qualidade e pelo desenvolvimento de suas operações com eficiência.

Isso porque, ao final do ciclo, analisa-se os resultados obtidos com a implementação do sistema. Você verá excelentes oportunidades com a otimização de cada processo na sua empresa.

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