Você sabe o que é PDCA? Essa é uma das ferramentas mais populares para quem deseja uma melhoria contínua de seus processos. E o sucesso não é por acaso, visto que ele simplifica totalmente a gestão empresarial.
Além disso, promove mudanças positivas no cotidiano do negócio e incentiva o planejamento estratégico. Também conhecido como Círculo de Deming ou Ciclo de Shewhart, é uma metodologia que vale a pena conhecer.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue neste artigo e saiba como essa ferramenta é eficaz para a sua gestão empresarial. Boa leitura!
Afinal, o que é PDCA?
PDCA é um mecanismo contínuo e interativo de administração e se baseia em 4 fases. Seu nome corresponde a uma sigla do inglês, que faz referência a essas 4 etapas da gestão:
- Plan: planejar;
- Do: fazer, executar
- Check: checar, mensurar, verificar;
- Act: agir.
Com foco na ideia de que nenhum processo é totalmente perfeito e de que a otimização é sempre possível, essa metodologia oferece várias condições. Ou seja, o PDCA disponibiliza otimizações que melhoram a gestão, sempre com foco na qualidade.
Sua meta não é alcançar a perfeição, mas se aproximar cada vez mais dela. O método utiliza o aprendizado de ações anteriores para aperfeiçoar as novas.
Sendo assim, negócios e profissionais que utilizam o PDCA estão em constante evolução, uma vez que o método se baseia em um ciclo de aperfeiçoamento.
Depois de planejar, executar, checar e agir, tanto empresa quanto demais envolvidos poderão planejar novamente. Mas esse novo objetivo será, então, com menos falhas e desperdícios, o que vai ampliar a competitividade do negócio.
Qual a serventia do ciclo PDCA?
Depois de saber o que é PDCA, é importante saber qual a função dessa metodologia. Dessa forma, sua atuação principal é na otimização da gestão de processos, o que culmina em um gerenciamento mais claro e eficaz.
Assim, tornar um processo mais eficiente se baseia em fazer de modo mais simples, rápido e com menor custo. Isso vai provocar um aumento da qualidade dos resultados.
Como implica em continuidade, o PDCA possibilita um controle maior sobre os diversos processos de trabalho existentes em um negócio.
Como aplicar o ciclo PDCA no negócio?
Como você já sabe o que é PDCA, essa sigla se traduz em 4 passos fundamentais. Geralmente, ele começa pelo planejamento, mas há a possibilidade de usar variações conforme o tipo de objetivo procurado.
Confira as etapas de como aplicar esse ciclo em sua empresa.
Planejamento
O “plan” foca na parte estratégica da organização. A meta aqui é levantar e analisar dados a fim de estabelecer objetivos e metas.
É interessante criar um plano/estratégia que solucione os problemas encontrados. Para isso, devemos desenvolver o planejamento com base nos valores e diretrizes políticas da companhia.
Após isso, faz-se a escolha do percurso para que os objetivos sejam conquistados. Além disso, há a definição dos métodos usados para conquistar isso.
Execução
Na fase “Do”, ou execução, é onde se coloca em prática, de maneira efetiva, a execução do plano de ação.
Essa é uma das etapas mais importantes após saber o que é PDCA. Ela deve ser acompanhada de perto. Dessa forma, as ações serão realizadas de acordo com o planejado.
É importante ressaltar e evidenciar os resultados, sejam bons ou ruins, de cada atividade finalizada. Isso possibilita um aprendizado necessário à equipe responsável durante o processo.
Verificação
No “Check”, ocorre a verificação daquilo que foi executado e dos resultados conquistados com o plano de ação. Podemos desenvolver essa etapa ao longo da execução do plano de ação, ou mesmo ao término do projeto.
Inclusive, é possível envolver pessoas ou grupos externos à equipe responsável pela resolução do problema.
Essa verificação se baseia em obter uma confirmação da implementação do planejamento. Nela também compara os resultados entre o antes e o depois e o alcance do objetivo proposto.
Caso os resultados conquistados na verificação não forem vantajosos, recomenda-se que se volte à fase do planejamento.
Ação
Como última fase, o “Act” possibilita a reflexão do percurso. Ou seja, você vai saber como será a divulgação dos resultados, como foi o aprendizado adquirido, além de finalizar eventuais problemas que possam existir.
Podemos dividir essa etapa em duas:
- Padronização: você padronizará aquilo que deu certo no seu plano de ação. Ela é feita a partir da criação ou revisão de documentos que detalham os processos. É fundamental comunicar qualquer alteração, pois sua equipe deve estar atenta a qualquer modificação;
- Conclusão: momento em que sua equipe faz uma reflexão de todos os resultados. É preciso documentar o que deu certo e o que não deu, além de identificar o que pode ser otimizado no processo.
Porque adotar o PDCA?
Agora que você já sabe o que é PDCA, é importante compreender o motivo de adotar essa ferramenta. Ela é considerada uma das mais simples e eficientes metodologias quando se fala em gerenciamento de qualidade.
Utilizando esse método de modo contínuo e preventivo, ele vai ajudar na identificação de possíveis melhorias nos processos.
Ademais, o PDCA evita tomadas de decisão impulsivas, prioriza a medição de dados e resultados fundamentais para uma boa e eficiente gestão.
Conclusão
Ao saber o que é PDCA e entender como é seu funcionamento é uma porta de entrada para aplicar essa metodologia em seu negócio. Com ele, você terá uma gestão mais eficaz, que preza pela qualidade e pelo desenvolvimento de suas operações com eficiência.
Isso porque, ao final do ciclo, analisa-se os resultados obtidos com a implementação do sistema. Você verá excelentes oportunidades com a otimização de cada processo na sua empresa.