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O que é inbound marketing: descubra tudo sobre essa estratégia!

Você sabe o que é inbound marketing?

Trabalhar com marketing é pensar desde a hospedagem de cloud que o negócio precisa ter, afinal de contas, todo negócio precisa de um site. Até como atrair clientes de uma maneira eficaz e sem tantos custos.

Para isso, é importante se atentar às novas tendências de atividades, como entender o que é inbound marketing. 

Se a nossa maneira de viver mudou com o advento da internet e de todas as tecnologias que utilizamos, é claro que a nossa maneira de consumir seria afetada.

Pensando nisso, o inbound marketing foi construído. Quem procura saber o que é inbound marketing, precisa entender, sobretudo, que ele é completamente diferente do marketing tradicional de abordagem.

O inbound marketing proporciona uma experiência completamente diferente para o consumidor e dá maior sensação de controle para ele. Quer saber mais sobre o que é inbound marketing e como ele pode ajudar o seu negócio? Acompanhe o conteúdo!

O que é inbound marketing?

Quer criar novas oportunidades para o seu negócio? Entenda completamente o que é inbound marketing.

Ele é um conjunto de estratégias que visa atrair os consumidores pela mensagem, por meio da criação de conteúdo, sejam blog, redes sociais, site, o que for.

Os conteúdos precisam ser relevantes e mostrar o produto ou serviço que você tem de maneira sutil e bem elaborada. Não tem nada a ver com o marketing que aborda e logo indica uma possibilidade de compra.

O inbound marketing é uma experiência a mais que o consumidor precisa ter para chegar até a sua marca de maneira mais natural. Essa é uma estratégia importante que ajuda, inclusive, na retenção de clientes.

Inbound marketing e outbound marketing: entenda as diferenças

É possível definir o outbound marketing como a maneira tradicional de conseguir clientes. Ele pensa logo em uma abordagem direta que indique o consumo como uma resolução para a dor do consumidor.

No entanto, essa é uma prática já sem muita efetividade no mercado. Visto que, é muito mais fácil dizer não para abordagens diretas.

Quem procura entender o que é inbound marketing precisa perceber que essa é uma estratégia completamente diferente. Ela envolve o consumidor por meio da mensagem, fazendo com que ele não consiga se desvencilhar até que conclua o consumo.

Essa mensagem pode ser passada nas mais diversas plataformas, desde que seja objetivamente onde o público-alvo se encontre.

As etapas do inbound marketing

O inbound marketing visa não só atrair leads, é importante que eles tenham conversão. Para isso, a mensagem precisa ser muito bem estruturada e atrativa.

Existem diversas maneiras de fazer com que o consumidor esteja envolvido no que é dito. Uma delas é despertar os famosos gatilhos, por meio de textos bem elaborados com copywriting.

Existem cinco etapas essenciais para criar essa estratégia. São elas:

Atrair

Você precisa atrair seu público alvo para a sua página. Esse é o primeiro passo. Isso pode ser feito por meio de disparos de e-mail marketing, campanhas no Google, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede.

Converter

Depois que o seu potencial consumidor está dentro do ambiente que você deseja, ele precisa ficar envolvido pela mensagem. Entender que aquela é uma oportunidade única de ter uma experiência de consumo muito além do que ele imaginaria ter.

Relacionar

Alguns leads, no entanto, não vão ser qualificados. Mas nem por isso, eles precisam ser descartados. É na etapa de relacionamento que algum vínculo precisa ser criado, como o estabelecimento de troca de dados. 

Tendo o contato do consumidor, fica mais fácil fazer com que ele retorne para a sua jornada de compra.

Vender

Quando o consumidor está envolvido pela mensagem, seja por meio do relacionamento ou diretamente no site de compras, é hora de concluir a jornada dele.

Indicar como comprar e realizar a experiência é fundamental. Para isso, tenha uma LP intuitiva e indicativa.

Analisar

Por fim, analise toda a jornada dos leads prospectados e como é possível sempre aprimorar a mensagem passada. Essa é uma etapa fundamental para entender o que é inbound marketing.

Não é só a venda em si que é pensada, todos os caminhos assim como a experiência do usuário também entram na conta.

O que é inbound marketing: saiba os benefícios

Saber o que é inbound marketing e como utilizá-lo traz muitos benefícios para o seu negócio, tais como:

Alcance de público certo

A mensagem sempre vai ter um foco específico em um grupo de consumidores importantes para a marca. Ela vai atrair leads qualificados em maior número. 

É um processo que evita leads perdidos. Um trabalho focado e eficiente.

Relação próxima com o público

Criar relacionamento é um dos pontos altos do inbound marketing, que faz dele uma abordagem diferente para a venda de serviços e produtos.

A mensagem cria uma proximidade entre o público-alvo e a marca, estabelecendo vínculos que retornam como compras e fidelização de clientes.

Aumento de visibilidade da marca

O marketing de atração é feito para a venda, mas traz como benefício também o aumento da visibilidade da marca. Quando a mensagem é focada é mais fácil fazer com que seja percebida por quem tem interesses em comum.

É, inclusive, uma maneira de fazer com que grandes plataformas entreguem o conteúdo criado.

Ciclo de venda mais curto

Quem procura saber o que é inbound marketing precisa entender que não é mais preciso abordagens insistentes para ter vendas. Com uma mensagem que envolve o público, o ciclo de venda fica mais curto.

É mais simples fazer com que o cliente retorne para o seu carrinho de compras e termine a sua jornada com êxito porque ele se sente confortável e tem a vontade despertada.

Facilidade na mensuração de resultados

O processo de inbound marketing envolve construção de CRM, utilização de plataformas e muitos outros recursos que facilitam a mensuração de resultados.

Estes que são fundamentais para dar continuidade nessa estratégia e devem ser coletados e analisados com periodicidade.

Conclusão

Todo novo negócio deve se perguntar o que é inbound marketing para poder crescer e se estabelecer no mercado. Esse é o novo jeito de vender e veio para ficar. 

Todo segmento de mercado pode ganhar com esse conjunto de estratégias. Basta ter uma análise profunda dos potenciais leads e direcionar conteúdos bem elaborados para eles.

Não deixe para depois a aplicação do inbound marketing no seu negócio!

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