Insights para sua Transformação Digital

5 tendências de tecnologia de 2021 que vieram para ficar

Os últimos 24 meses foram repletos de avanços tecnológicos inesperados, à medida que o mundo inteiro mudava para atender às demandas de uma nova realidade. Mas essas tendências de tecnologia realmente vieram para ficar?

No artigo de hoje, conheça cinco das principais tendências de tecnologia de 2021 que os especialistas acreditam que provavelmente permanecerão por muitos anos.

Tecnologia 1 – Locais de trabalho remotos

Esta área cresceu rapidamente durante os últimos meses e provavelmente continuará crescendo em 2022.

O Zoom, que passou de uma startup em 2011 para se tornar público em 2019, se tornou um nome familiar durante o último ano. Outras grandes ferramentas corporativas existentes, como Microsoft Teams e Google Meet, também estão fornecendo sistemas de videoconferência de última geração, facilitando o trabalho remoto em todo o mundo.

Muitos novos empreendimentos estão surgindo no setor de trabalho remoto. As startups Bluescape, Eloops, Figma, Slab e Tandem forneceram plataformas de colaboração visual que permitem às equipes criar e compartilhar conteúdo, interagir, rastrear projetos, treinar funcionários, executar atividades virtuais de construção de equipes e muito mais.

Essas ferramentas também ajudam equipes distribuídas a controlar o aprendizado e a documentação compartilhados. Os usuários podem criar um escritório virtual que replica o trabalho em equipe pessoalmente, permitindo que os colegas se comuniquem e colaborem uns com os outros facilmente.

Tecnologia 2 – Escritórios virtuais

De acordo com a pesquisa global apresentada pelo relatório do IndustryLab explorando o escritório desmaterializado e as percepções sobre o local de trabalho futuro de 2030, metade dos entrevistados indicou que gostaria de uma presença virtual completa no trabalho de qualquer lugar.

Imagine espaços de trabalho digitais onde você pode acenar para seu colega do outro lado da sala, entregar um documento importante ou até mesmo compartilhar café e bolo sem sair de casa ou mesmo do seu local favorito.

Com muitos dos gigantes da tecnologia por aí, incluindo Twitter e Facebook, anunciando seus planos para arranjos de trabalho em casa mais permanentes, é  aceito que o futuro do trabalho é remoto e que “negócios como de costume” nunca mais serão como antes.

Tecnologia 3 – A revolução do 5G

Não há dúvida de que a demanda por internet de alta velocidade e uma mudança em direção a casas bem conectadas, cidades inteligentes e mobilidade autônoma impulsionaram o avanço da tecnologia de internet 5G-6G. Em 2021, veremos novas atualizações de infraestrutura e desenvolvimento de utilitários ou aplicativos, tanto de grandes corporações quanto de startups.

As redes 5G possibilitam a criação de um ecossistema inteligente que pode se comunicar instantaneamente em ambientes multiplataforma, possibilitando o desenvolvimento de tecnologias com novas interfaces de comunicação, as quais podem se utilizar de elementos como comandos por voz ou gestos, para promover a interação em tempo real entre usuários e os objetos conectados ao seu redor.

Além disso, a rede 5G oferece um amplo leque de possibilidades em relação à comunicação e mobilidade, uma vez que as altas velocidades permitem, por exemplo, estabilizar as chamadas de vídeo, possibilitando que pessoas possam se comunicar mesmo estando em locais muito distantes. Isso facilitaria imensamente atividades como o aprendizado à distância ou o trabalho remoto em qualquer lugar do mundo.

 

Tecnologia 4 – Conteúdo gerado por IA

Em 2022, esperamos ver uma enorme demanda e rápido crescimento da inteligência artificial (IA) e da tecnologia de automação industrial. Como a fabricação e as cadeias de suprimentos estão voltando à operação plena, a escassez de mão de obra se tornará um problema sério. A automação, com a ajuda da IA, da robótica e da internet das coisas, será uma solução alternativa importante para operar a manufatura.

Tecnologia 5: O uso de tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada aumenta (AR)

A realidade aumentada e a realidade virtual cresceram significativamente em 2021. Essas tendências de tecnologia imersivas agora fazem parte da vida cotidiana, do entretenimento aos negócios.

Os últimos meses levaram a adoção de tecnologia à medida que as empresas se voltaram para o modelo de trabalho remoto, com comunicação e colaboração estendendo-se para AR e VR.

As tecnologias imersivas das inovações AR e VR permitem uma fonte incrível de transformação em todos os setores. Avatares AR, navegação interna AR, assistência remota, integração de IA com AR e VR, mobilidade AR, nuvem AR, eventos esportivos virtuais, rastreamento ocular e reconhecimento de expressão facial terão grande tração em 2022.

Um grande exemplo dessa inovação foi a nova cara que o Meta (antigo Facebook) tem dado aos seus produtos, não se limitando apenas às redes sociais e sim em equipamentos poderosos de AR e VR.

A adoção de AR e VR será uma aceleração com o crescimento da rede 5G e a expansão da largura de banda da Internet.

Muitos de nossos novos comportamentos já fazem parte do “novo normal” e permanecerão assim, ajudando a impulsionar a transformação digital de  grandes inovações tecnológicas e de negócios.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre como planejar a transformação digital da sua empresa.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: