Insights para sua Transformação Digital

A computação em névoa na IoT (Internet das Coisas)

Atualmente, contamos com operações computacionais que já não são totalmente dependentes de bancos de dados centralizados ou armazenados em nuvem, mas podem ser realizadas a partir do próprio sensor do aparelho.

Estamos falando da IoT (Internet das Coisas), uma revolução digital que vem transformando nossa maneira de lidar com a tecnologia e de interagir com o mundo. É por meio dela que prevemos um futuro onde a tecnologia estará cada vez mais acessível e presente nas tarefas do cotidiano, sempre pronta para conectar pessoas, objetos e dispositivos em todos os lugares. Embora já estejamos desfrutando dessas vantagens, a jornada está apenas começando.

Há ainda alguns obstáculos para o seu pleno desenvolvimento, como a computação em nuvem (Cloud Computing), por exemplo, que trabalha com uma largura de banda limitada, com recursos que funcionam sob demanda, o que dificulta o processamento total das informações.

Por essa razão, a Computação em Névoa (Fog Computing) é a mais indicada para lidar com a tecnologia IoT, já que pode processar e armazenar os dados próximos dos dispositivos que os originaram, com um tempo de resposta mais curto e, em seguida, sincronizar com uma nuvem central.

Continue a leitura do artigo e entenda o que é a computação em névoa e como ela pode ser útil para a IoT.

O que é Computação em Névoa?

A Computação em Névoa é uma arquitetura computacional descentralizada, que distribui dados, processamento e armazenamento de aplicações em um local mais apropriado entre a fonte geradora de dados e a nuvem, fazendo uma espécie de interconexão entre esses dois ambientes.

A definição literal do termo refere-se a uma nuvem “mais próxima do solo”. Uma abstração disso seria uma camada de névoa abaixo da nuvem, perto do local onde os dados são criados (“no solo”), conectando-os ao destino de armazenamento, que pode ser um data center ou a nuvem.

Isso faz com que a Névoa seja um modelo de computação mais próximo do usuário final e com maior alcance geográfico, pela fácil conexão com os dispositivos (smatphones, tablets e sensores). Como o processamento ocorre mais próximo aos dispositivos onde os dados são gerados e coletados, a velocidade de resposta é maior e o tráfego com a nuvem central diminui.

O funcionamento da computação em névoa é mais eficiente para cargas de trabalho que exigem tempo de resposta mais rápido (baixa latência) e pouca capacidade de processamento. Para as cargas de trabalho de alta latência e alta capacidade de processamento, a Computação em Nuvem é a mais indicada.

Contribuição para a Internet das Coisas

O avanço da IoT aumentou significativamente o volume de dados que são gerados no ambiente digital, o que gerou também alguns obstáculos para o seu devido funcionamento e avanço, já que todos os dados são transportados para a nuvem, congestionando o transporte dos dados. Isso faz com que o tempo de resposta para os processamentos aumente e não consiga atender devidamente as demandas da IoT.

Por essa razão, a Computação em Névoa surge como uma solução que diminui a quantidade de dados transportados para a nuvem, aumentando o poder de comunicação entre nuvem e dispositivo, com maior velocidade de resposta, processamento e armazenamento de informações.

Esse funcionamento se dá pelos Gateways da Computação em Névoa, que realizam operações no ambiente de borda, ou seja, na camada mais extrema da rede. É nessa comunicação entre os dispositivos e sensores que são processadas todas as tarefas de conexão.

Em síntese, a razão pela qual a Computação em Névoa é ideal para a IoT se dá pelo seguinte:

  • Redução do tráfego para a nuvem: Já que o processamento é feito nas extremidades do ambiente, operando com menor latência e menos congestionamento de dados.
  • Segurança: A computação em nuvem trabalha com um percurso curto de transporte de dados e com um sistema complexo de nós e criptografias, que filtram os dados antes de seu envio para a nuvem central.
  • Baixa latência: Isso aumenta o poder de processamento de informações em tempo real.
  • Rapidez: Por localizar-se mais próximo do usuário final, fornece uma comunicação mais rápida entre os dispositivos e a nuvem.
  • Maior resistência a falhas: Devido ao alto poder de processamento, à rápida análise dos dados e a segurança.
  • Redução de custos: Devido à redução de dados enviados para a nuvem, já que as plataformas em nuvem cobram pelo tipo de serviço e quantidade de dados processados.

A Computação em Névoa ao seu alcance

Com a crescente necessidade de se utilizar a tecnologia para solucionar problemas do cotidiano e integrar dispositivos com o uso da internet, a tendência é de que a IoT cresça ainda mais, tornando o uso da tecnologia tão natural quanto respirar.

A computação em névoa é uma excelente aliada da IoT, trabalhando para ajudar empresas a avançarem rumo à Transformação Digital e usuários a desfrutarem de maiores facilidades na vida cotidiana.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre IAAS, PAAS, SAAS: conheça os modelos fundamentais de Cloud Computing

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: