Cada vez mais as pessoas estão mais conectadas, os aplicativos vêm ganhando bastante do nosso tempo, não é à toa que as linguagens de desenvolvimento mobile estão tão em alta.
Separamos aqui as 3 principais linguagens de desenvolvimento mobile que estão em alta e prometem continuar forte nos próximos meses.
Kotlin Android Studio
A Kotlin foi criada em 2011 pela JetBrains especialmente para o desenvolvimento de Androids. O objetivo principal era criar outras funcionalidades e cobrir alguns hiatos da linguagem Java.
O Kotlin é interoperável, apresenta uma linguagem funcional e pode ser utilizado em projetos Java, além de apresentar uma sintaxe concisa. Ele também é open source, multiparadigma e estáticamente tipado. Se você já entende de Java, terá poucas dificuldades para utilizar o Kotlin.
Swift iOS
Lançado pela Apple em 2014, tendo por objetivo descomplicar a programação de seus dispositivos, antes feita apenas pelo Objective-C, o Swift logo tornou-se o queridinho dos aplicativos iOS.
Assim como o Kotlin, o Swift é interativo e possui uma sintaxe concisa. Ele se integra a outras linguagens como Python, Rust e Ruby, além de possuir vários recursos.
O Swift conta com a compatibilidade entre os dispositivos da Apple, o que gera um aproveitamento ao máximo do seu hardware, dando a capacidade de não apenas aperfeiçoar as funcionalidades do seu aplicativo, mas também melhorar a experiência dos usuários.
Python
Criado entre os anos 80 e 90 por Guido Van Rossum, o Python tinha por objetivo otimizar a leitura de códigos e valorizar o esforço humano, porém seu uso expandiu, indo além da programação, sendo usado em áreas como exatas, engenharia e ciência de dados.
Por ser conciso e ágil, o Python começou a ser utilizado, também, para o desenvolvimento mobile. Apesar de simples, ele consegue criar estruturas de dados complexas, apresentando uma compatibilidade com a maioria dos sistemas operacionais.
Além de todas as características apresentadas, a linguagem ainda uma infinidade de frameworks de código aberto para utilizar no desenvolvimento de aplicativos móveis para Android, iOS e Windows Phone.
E, você? Qual é a sua opinião sobre essas linguagens? Aproveite e acrescente também à sua leitura Como incorporar tecnologias em seu processo de transformação digital?