Insights para sua Transformação Digital

3 linguagens de desenvolvimento mobile que estão em alta

Cada vez mais as pessoas estão mais conectadas, os aplicativos vêm ganhando bastante do nosso tempo, não é à toa que as linguagens de desenvolvimento mobile estão tão em alta.

Separamos aqui as 3 principais linguagens de desenvolvimento mobile que estão em alta e prometem continuar forte nos próximos meses.

Kotlin Android Studio

A Kotlin foi criada em 2011 pela JetBrains especialmente para o desenvolvimento de Androids. O objetivo principal era criar outras funcionalidades e cobrir alguns hiatos da linguagem Java.

O Kotlin é interoperável, apresenta uma linguagem funcional e pode ser utilizado em projetos Java, além de apresentar uma sintaxe concisa. Ele também é open source, multiparadigma e estáticamente tipado. Se você já entende de Java, terá poucas dificuldades para utilizar o Kotlin.

Swift iOS

Lançado pela Apple em 2014, tendo por objetivo descomplicar a programação de seus dispositivos, antes feita apenas pelo Objective-C, o Swift logo tornou-se o queridinho dos aplicativos iOS.

Assim como o Kotlin, o Swift é interativo e possui uma sintaxe concisa. Ele se integra a outras linguagens como Python, Rust e Ruby, além de possuir vários recursos.

O Swift conta com a compatibilidade entre os dispositivos da Apple, o que gera um aproveitamento ao máximo do seu hardware, dando a capacidade de não apenas aperfeiçoar as funcionalidades do seu aplicativo, mas também melhorar a experiência dos usuários.

Python

Criado entre os anos 80 e 90 por Guido Van Rossum, o Python tinha por objetivo otimizar a leitura de códigos e valorizar o esforço humano, porém seu uso expandiu, indo além da programação, sendo usado em áreas como exatas, engenharia e ciência de dados.

Por ser conciso e ágil, o Python começou a ser utilizado, também, para o desenvolvimento mobile. Apesar de simples, ele consegue criar estruturas de dados complexas, apresentando uma compatibilidade com a maioria dos sistemas operacionais.

Além de todas as características apresentadas, a linguagem ainda uma infinidade de frameworks de código aberto para utilizar no desenvolvimento de aplicativos móveis para Android, iOS e Windows Phone.

E, você? Qual é a sua opinião sobre essas linguagens? Aproveite e acrescente também à sua leitura Como incorporar tecnologias em seu processo de transformação digital?

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: