Insights para sua Transformação Digital

Sua empresa não tem antivírus? Saiba que riscos ela está correndo

Nos dias de hoje, algumas pessoas ainda se dão ao luxo de usar computadores pessoais sem antivírus, provavelmente por não manterem absolutamente nenhum arquivo importante na máquina. Por outro lado, quando falamos do mundo corporativo, é inimaginável pensar em um cenário em que ele não seja utilizado.

Achou curioso? Pois saiba que vírus de computador pode não apenas causar uma severa perda de dados para a sua empresa, mas iniciar situações que podem acarretar muitos prejuízos para o seu negócio.

Se a sua empresa não tem antivírus, saiba que ela pode estar correndo sérios riscos.

Cuidado com crackers

Estamos falando aqui de indivíduos que vivem procurando falhas de segurança ou aberturas em sistemas para causar estragos aos mais desavisados. Quando não há um antivírus como barreira, eles conseguem atuar com facilidade, podendo gerar uma série de prejuízos para uma empresa.

Imagine não apenas dados sigilosos, mas também dados confidenciais de clientes sendo expostos para todo o mundo. Uma situação como essa pode muito bem acarretar o fim de um negócio, e tudo poderia ser evitado com um pouco mais de atenção nas defesas da empresa.

O número de malwares na internet só aumenta

Malwares são programas maliciosos facilmente encontrados em e-mails e sites infectados. São capazes de uma infinidade de coisas, mas são mais utilizados para roubar informações dos computadores em que se instalam.

Como todo o dia surgem novos malwares, a importância do antivírus se faz ainda mais presente, pois assim que são localizados, são criadas novas vacinas e esses programas maliciosos se tornam inúteis contra computadores protegidos.

Por isso a atualização do antivírus é tão importante, já que a cada nova versão ele se torna cada vez mais eficiente contra as pragas da rede.

Informações corporativas podem ser roubadas

Quando um vírus ou malware atinge um único computador de uma empresa, ele é capaz de se espalhar para os demais com muita facilidade, já que estão todos conectados. Em casos extremos, a máquina de um funcionário pode simplesmente parar por problemas de software relacionados a programas maliciosos. Uma máquina parada representa tempo de trabalho perdido.

Você consegue imaginar uma situação em que esse problema atinja todos os computadores da sua empresa? Estamos falando da possibilidade real da perda de dados sensíveis e de paralisação total.

Arquivos maliciosos escondidos

Mesmo aquela pessoa que é cuidadosa quando abre e-mails precisa utilizar um antivírus. Arquivos maliciosos não são encontrados apenas quando se usa a internet, mas também em dispositivos como pendrives, smartphones, tablets, HDs externos e demais aparelhos eletrônicos.

Lembrando que esses dispositivos também carregam dados importantes como documentos, fotos pessoais e dados bancários. O uso de um antivírus protege não apenas os seus dados, mas todas as máquinas em que seus dispositivos são conectados.

Antivírus: invista em software de segurança de qualidade

Como pode ver, é indiscutível a necessidade de utilizar um programa de antivírus na sua empresa, e não apenas lá, mas também em suas máquinas pessoais e dispositivos móveis. Vale reforçar que existem soluções com foco corporativo que garantem mais eficiência para o seu negócio do que programas com perfil mais pessoal. Dito isso, não deixe de procurar um bom antivírus e evite preocupações e dores de cabeça no futuro.

A sua empresa possui alguma proteção contra pragas virtuais? Não deixe de nos contar utilizando os comentários abaixo.

Veja um evento onde comunicamos sobre o cenário de segurança em Santa Cruz.

[thrive_leads id=’312′]

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: