Insights para sua Transformação Digital

Gerenciamento de Projetos de TI, por onde começar?

Projetos de TI são submetidos a uma série de fatores. Eles são capazes de alterar drasticamente os resultados de uma iniciativa, seja reduzindo os índices de produtividade ou mantendo times aderentes a prazos. E para impedir que cada um desses fatores afetem o sucesso de um projeto de TI, a empresa deve investir em estratégias de gestão modernas e eficazes.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja como o gerenciamento de projetos de TI afeta os resultados do negócio!

O que é o gerenciamento de projetos de TI?

O gerenciamento de projetos de TI é um conjunto de estratégias que dão ao negócio uma capacidade maior de gerenciar times durante a execução de um projeto interno. Elas permitem que todas as etapas sejam mais eficazes, do planejamento das etapas às métricas que serão utilizadas. Assim, as chances de o projeto dar certo são maximizadas.

A importância do gerenciamento de projetos de TI para o negócio

A criação de uma política de gerenciamento de projetos de TI permite que o negócio tenha uma grande capacidade de atingir as suas metas com projetos e iniciativas na área. A empresa adquire uma visão abrangente sobre todos os riscos que envolvem uma iniciativa, a maneira como os recursos serão utilizados para a aquisição de materiais e ferramentas.

É por meio das estratégias de gerenciamento de projetos de TI que a empresa consegue identificar a melhor maneira de executar cada uma das etapas de seu projeto. As metodologias utilizadas serão claras, assim como as obrigações de cada profissional e setor. Como consequência, os erros são evitados, facilitando a manutenção de toda a equipe dentro dos prazos definidos pelo planejamento.

Como o gerenciamento de projetos de TI pode ser estruturado

A política de gerenciamento de projetos de TI deve ser criada por meio de um processo estratégico, que envolva todos os setores e times envolvidos na iniciativa. Dessa forma, a empresa consegue garantir que todos os profissionais estarão prontos para atuar de forma colaborativa, buscando os resultados esperados pelo negócio.

Canais de comunicação devem ser criados para que a todos consigam solucionar problemas com o máximo de agilidade possível. Métricas podem ser definidas para avaliar a performance de todos os times junto com o uso de sistemas de monitoramento.

Ao mesmo tempo, a empresa deve escolher uma metodologia de trabalho adaptada para as necessidades, prazos e objetivos do projeto. Se existir a necessidade de executar processos com alta flexibilidade, uma metodologia ágil pode ser adotada. Por outro lado, caso a empresa precise de mais segurança durante cada etapa, metodologias tradicionais podem ser utilizadas.

Os riscos devem ser levantados para que a empresa consiga definir estratégias de mitigação de problemas antecipadamente. Além disso, regras de segurança devem ser criadas, evitando o vazamento de informações estratégicas para terceiros.

O gestor de TI deve utilizar o gerenciamento de projetos de TI para atuar de forma estratégica. Todas as atividades devem ser direcionadas de acordo com os objetivos do projeto e as necessidades do usuário. Dessa forma, todo time torna-se capaz de garantir o sucesso do projeto.

Quer saber como melhorar os seus projetos de TI e atingir os resultados esperados com o setor? Então assista à nossa Talk Introduce #27 “Como o gerenciamento de projetos contribui para a evolução dos negócios?” e a Talk Introduce #38 “Por que fazer Gestão de Projetos?”

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: