Insights para sua Transformação Digital

Como a IoT (Internet das Coisas) contribui com os negócios

A IoT (Internet das Coisas) trabalha a partir de três palavras-chave: automação, conectividade e velocidade. Consiste na intercomunicação entre vários sistemas por meio de uma conexão sem fio (Wi-fi), processando e transmitindo dados que geram soluções digitais.

Atualmente, é comum, nos ambientes domésticos, a interconexão entre vários dispositivos de uma casa, como geladeira, caixas de som, luzes, sensores e entre outros.

Além disso, serviços como assistentes virtuais e aparelhos inteligentes já são funcionalidades intrínsecas do nosso cotidiano. Existem as chamadas cidades inteligentes espalhadas pelo mundo, que visam melhorar a vida dos moradores por meio da tecnologia, com soluções em diversas áreas, como de transporte, energia e coleta de resíduos, por exemplo.

Isso tudo está revolucionando o nosso modo de viver no mundo. Para os usuários finais, ter todos os seus dispositivos conectados e de fácil acesso significa mais praticidade, conforto para o dia a dia, entretenimento e lazer, bem como melhores experiências na solução de problemas.

Mas as aplicações da IoT não param por aí. Tanto usuários como empresas podem se beneficiar das aplicações dessa tecnologia em várias áreas. Entenda como a IoT pode ser uma grande aliada para impulsionar os negócios, independentemente do setor ou natureza de atuação.

A aplicação da IoT no mundo dos negócios

Para as empresas, a implementação da IoT é praticamente uma nova revolução industrial com altíssimas estimativas de mercado. A previsão de crescimento é de 26%, até 2026, cerca de um US $ 1,32 trilhão. Sua aplicação aos negócios abrange desde os processos operacionais ao nível estratégico da organização.

Isso porque a interconexão de vários dispositivos à internet aumenta significativamente a produtividade e reduz as possíveis falhas. O relacionamento com o cliente, um dos pontos essenciais para os negócios atualmente, também é aperfeiçoado, já que a experiência do usuário está inserida nas ações estratégicas das empresas.

No cotidiano de uma empresa, as máquinas inteligentes podem ser muito úteis para acelerar e automatizar os processos, reduzir as falhas e impulsionar as oportunidades de negócios. Além disso, os dados que são gerados a partir das operações com IoT, auxiliam o sistema de gestão das organizações.

Já os dados gerados a partir da experiência do cliente, como no uso de aplicativos ou redes sociais, podem ajudar a empresa a aumentar o engajamento com o público e a oferecer um atendimento mais personalizado, sabendo exatamente do que o cliente precisa e, portanto, oferecer produtos e/ou serviços que atendam essas necessidades.

Benefícios da IoT nos negócios

Não são poucas as vantagens que a implementação da IoT pode trazer para as organizações. Desde o gerenciamento de operações e gestão estratégica até a experiência do usuário, os benefícios que impulsionam os negócios são os seguintes:

Aumento da produtividade

Com a automatização dos processos, as tarefas rotineiras e repetitivas podem ficar sob responsabilidade das máquinas. Isso otimiza os recursos humanos, já que a equipe conta com mais tempo para se dedicar às tarefas intelectuais e criativas.

Redução e otimização de custos

As operações ocorrem de forma mais inteligente e otimizada. A correção de falhas é realizada mais rapidamente, o que reduz os custos de reparo. Com a automatização das máquinas, também é possível produzir mais com menos recursos (de tempo, de dinheiro e de pessoas).

Maior segurança

Adição de camadas de segurança da rede para proteção de dados comerciais e da privacidade dos clientes. Os sistemas IoT aumentam os sinais de alerta e notificam sobre os possíveis ataques cibernéticos, adotando medidas de prevenção ou correção automaticamente.

Análise em tempo real

Possibilita a detecção e resolução de problemas de forma assertiva e rápida. Os recursos IoT pode auxiliar na visão de todo da organização em tempo real, o que aumenta a eficiência e eficácia das operações, reduzindo o tempo de análise de problemas e de tomada de decisões.

Marketing, engajamento e experiência do usuário

Com o uso de tecnologias avançadas e inovadoras, como Big Data e Inteligência Artificial, a organização conta com um grande volume de dados ao seu dispor, contendo inúmeras informações sobre seus clientes, as quais podem ser utilizadas para aumentar o engajamento, tornando-o mais interessado nos produtos e serviços, melhorar a experiência do usuário e fazer uma abordagem de marketing direcionada.

Tudo isso porque, através do uso que os clientes fazem das tecnologias, como aplicativos, por exemplo, é possível identificar suas reais necessidades e investir em estratégias adequadas para atendê-las. Isso aumenta a satisfação do cliente e, consequentemente, os resultados dos negócios.

Expansão das oportunidades de negócio

Com o aumento da produtividade, a empresa pode se permitir a desafios e ampliar suas opções de produtos e serviços, já que é capaz de realizar mais com menos. Isso aumenta a competitividade da organização e a sua popularidade, tornando-a mais atraente para investidores, parceiros e clientes.

O futuro com a IoT

É inegável a impressionante atuação da IoT na era atual. A tendência é de que, com a crescente difusão e necessidade dessa tecnologia, os avanços aumentem e se tornem ainda mais promissores em um futuro próximo. Isso porque, quanto mais conectividade de dispositivos, mais amplas serão as situações de aplicação, e as melhorias de implementação também continuarão a aumentar.

Entretanto, é importante estar ciente de que, para desfrutar plenamente dos benefícios da IoT, é preciso muito trabalho e planejamento, contando com uma boa gestão e profissionais capacitados, principalmente na área de  TI, para transformar tecnologia em  soluções eficazes no mundo real.

Gostou do que foi discutido por aqui? Leia também sobre as 7 formas de modernizar sistemas legados e entenda como aperfeiçoar seus sistemas e direcionar o trabalho para o uso da IoT em seus negócios.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: