Insights para sua Transformação Digital

5 Responsabilidades do CTO em Startups

Startups que se desenvolvem e mudam com o tempo geralmente são bem-sucedidas. À medida que os negócios e a tecnologia mudam, também deve mudar o papel do diretor de tecnologia (CTO).

O papel dessa pessoa é amplo, pois essa pessoa realmente conduz todas as decisões executivas importantes em relação ao lado técnico. CTOs atuam de acordo com a visão da empresa, implementam uma estratégia e garantem que os recursos estejam disponíveis para atingir todas as metas de negócios exigidas.

Os CTOS devem estar atentos aos concorrentes e as últimas inovações. Sendo um membro da equipe executiva e impulsionando a estratégia de negócios, o diretor de tecnologia normalmente tem mais alguns papéis de responsabilidade. Neste post, iremos iniciar esse assunto.

Os principais tipos de CTOs

Existem muitas classificações de CTOs, mas a maioria delas não fornece uma explicação clara de quais responsabilidades a função de CTO envolve. Por exemplo, um artigo do Gartner destaca cinco personas do CTO e as explica muito bem.

Quanto mais simples, melhor! Portanto, decidimos seguir um caminho diferente e classificar os CTOs por seu foco principal dentro de uma startup. Um CTO pode se concentrar em:

Liderança Técnica

Esses CTOs são desenvolvedores qualificados com grande experiência em programação, design de arquitetura de software, configuração de infraestrutura baseada em nuvem e assim por diante. Eles próprios codificam bastante e verificam o código escrito por outros desenvolvedores da equipe.

Gestão Operacional

Nesse caso, um CTO é principalmente um gerente operacional responsável por supervisionar a equipe de engenharia. Como de costume, o CTO ainda é um desenvolvedor de nível A com profundo conhecimento de programação, mas as tarefas puramente relacionadas ao desenvolvimento ficam em segundo plano.

Em vez de codificar, esses CTOs moldam a estratégia de tecnologia e gerenciam os esforços de engenharia em suas organizações.

Quais habilidades/skills um CTO precisa dominar?

  • Flexibilidade: O futuro pode se desenrolar de maneira imprevisível, mesmo que um CTO tenha um plano sólido. O desenvolvimento de uma abordagem flexível para qualquer situação é uma das coisas que tornam um CTO eficaz.
  • Mover-se em direção aos objetivos de negócios: Qualquer CTO é um executor impecável com espírito empreendedor.
  • Pensar em inovação: As tecnologias evoluem constantemente, então os CTOs devem se sobressair na busca de melhores soluções e ver como a startup evoluirá no final.
  • Ousar novidades: Um CTO eficaz deve ser capaz de assumir a liderança e ver além das abordagens tradicionais.

Principais responsabilidades de um CTO em startups

Vamos destacar algumas das coisas pelas quais os CTOs de startups são responsáveis. Acompanhe!

Criação do Produto Mínimo Viável (MVP)

Construir a primeira iteração do produto de uma startup geralmente fica com o CTO. Em organizações globais, os CTOs estão geralmente de 2 a 3 níveis de gerenciamento longe da engenharia do dia-a-dia.

Eles devem saber tudo sobre as ferramentas e tecnologias relevantes disponíveis para preparar MVPs , sejam elas hardware, software, aplicativos da web ou soluções móveis.

Mesmo que haja um orçamento para contratar uma equipe, o CTO deve realizar backup para quaisquer funções que não possam ser preenchidas imediatamente.

Contratação de profissionais de startups

Outra responsabilidade essencial de um CTO é contratar engenheiros, equipe de TI e cientistas de dados. Atrair esses talentos é uma das coisas mais difíceis para uma startup de tecnologia.

Por exemplo, muitos desenvolvedores se esforçam para ser especializados, enquanto a maioria das startups exige generalistas.

É muito importante para os CTOs serem bons na contratação, treinamento, integração e substituição da equipe técnica da empresa.

Gerenciamento de produtos

O objetivo principal dos CTOs é tornar a visão do gerente não técnico uma realidade. No entanto, eles também precisam gerenciar o fluxo de trabalho para a equipe de engenharia.

Às vezes, as startups podem ter um CTO que atua como gerente de produto ou desempenha um papel ativo no planejamento do processo de planejamento do produto.

Cuidando da segurança da empresa

É uma boa prática quando o CTO de uma startup é o primeiro em toda a equipe a possuir a segurança, documentar os procedimentos de segurança, executar auditorias e treinar todos no básico.

Lidar com triagens de bugs

Na verdade, essa é a função de um profissional de atendimento ao cliente. No entanto, antes de uma startup contratá-lo, isso pode ser um outro trabalho para os CTOs. Eles classificam os bugs, replicam e documentam o comportamento e distribuem esses bugs para a equipe corrigir.

Hoje em dia, as startups contratam diretores de tecnologia para resolver desafios de tecnologia durante o ciclo de vida de desenvolvimento de software. O principal objetivo de um CTO é promover o alinhamento entre os objetivos de negócios com as soluções de tecnologia.

Não é um processo fácil encontrar e contratar tal pessoa. Encontrar o candidato certo pode levar meses, e você também deve ter em mente que é raro um CTO poder evoluir e assumir novas funções junto com o desenvolvimento de sua startup de tecnologia.

Gostou do nosso artigo de hoje? Leia também sobre CTO e Head de Engenharia, quais as diferenças entre essas funções?

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: