Insights para sua Transformação Digital

O poder da Mobilidade

A mobilidade é essencial para as empresas no contexto da nova economia digital.
Trabalhar remotamente, realizar reuniões com colaboradores e clientes  independentemente de sua localização geográfica e acessar os documentos da empresa a partir de dispositivos móveis com acesso à internet é uma revolução, especialmente na atual situação que estamos enfrentando globalmente.

Em virtude da atual situação mundial muitas empresas têm mandado seus colaboradores trabalharem em home office. Essa movimentação é possível graças às novas tecnologias como a nuvem, VoIP, entre outras que permitem a realização de videoconferências e o acesso aos documentos da empresa de qualquer lugar. 

Entenda como as empresas estão utilizando a mobilidade e praticidade da tecnologia para a continuidade nos negócios atualmente. 

O papel da tecnologia para a mobilidade

Na era digital, ter a capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet de forma segura não apenas torna os processos mais colaborativos, eficientes e menos custosos, mas também se mostra um grande aliado em momentos de crise.

A tecnologia de computação em nuvem (SaaS, PaaS e IaaS) possibilita que essa movimentação aconteça, pois permite que os funcionários acessem, com segurança e em conformidade com as leis de proteção de dados, todos os documentos, aplicativos e servidores necessários para realizar seu trabalho em qualquer dispositivo desde que tenham acesso à internet e estejam logados no domínio da empresa.

Soluções de cloud computing como o G Suite, Microsoft Teams, Office 365, AWS, Google Cloud Platform e, soluções de VoIP como a Bria são as principais em cloud computing no mercado quando se fala em mobilidade, colaboração e segurança.

A atual situação também motivou muitas empresas provedoras desses serviços a agirem em prol da saúde. Veja o que elas estão fazendo para apoiar empresas de todo o mundo:

Funcionalidades premium do Hangouts Meet disponíveis para todos os usuários do G Suite

A Google anunciou no dia 03/03/2020 a disponibilização de funções premium do Hangouts Meet gratuitamente para todos os usuários do G Suite e G Suite for Education ao redor do mundo. A medida foi tomada após o fechamento de diversas escolas em países como Hong Kong e Vietnã, que motivou alunos a utilizarem o Hangouts Meet para continuarem a participar das aulas, mesmo estando em casa. 

As ferramentas liberadas pela Google sem custo adicional aos usuários fazem parte das versões Enterprise do G Suite e G Suite for Education e estarão disponíveis até dia 01/07/2020.

As novas possibilidades para os usuários são:

  • Reuniões com até 250 participantes por chamada
  • Transmissão ao vivo para até 100.000 pessoas em um domínio 
  • Gravação de reuniões e possibilidade de salvá-las no Google Drive

Fontes:
Google
9 to 5 Google
Tudo Celular
Europa Press
ZDNet

CounterPath oferece soluções Bria gratuitamente por 60 dias

A empresa CounterPath, empresa que fornece soluções corporativas em VoIP anunciou recentemente que oferecerá suas soluções de Sala de Reunião Virtual a todos os usuários da Bria Solo, Bria Solo Free e Bria por um período de 60 dias para ajudar empresas a manter a continuidade dos negócios com seus colaboradores trabalhando de casa. 

As funcionalidades disponíveis para os usuários são:

  • Conferências ilimitadas de vídeo e áudio de Bria-a-Bria em HD;
  • Recursos de hospedagem para até 200 participantes das conferências;
  • Compartilhamento de tela integrado com os participantes
  • Mensagens instantâneas para usuários do Bria Teams na sala de reuniões virtual;
  • Acesso para participantes web-based para ingressar na reunião em qualquer dispositivo com web browser. 

Além disso, o CounterPath também adicionou mais de 80 números de telefone de discagem global para conectar participantes que não possuem acesso a um navegador web, ou que não possuem o Bria. Para as empresas que não possuem uma plataforma Bria, é possível realizar um trial do Bria Teams com as funcionalidades de Sala de Reunião Virtual. 

Fontes:
Telecompaper
Street Insider

Cisco libera recursos na versão gratuita do Webex 

Segundo a Cisco, o tráfego no backbone que conecta os usuários Webex chineses a seus locais de trabalho ao redor do mundo aumentou 22 vezes desde o início do surto de COVID-19, além de um aumento de 4 a 5 vezes no número de usuários localizados no Japão, Cingapura e Coreia do Sul e um aumento de 7 vezes nas inscrições gratuitas nos países afetados. 

A partir disso, a Cisco passa a oferecer novos recursos na versão gratuita da Webex em todos os países quem que ela está disponível. São os recursos:

  • Uso ilimitado
  • Suporte para até 100 participantes
  • Discagem gratuita (além dos recursos de VoIP)

A empresa também está oferecendo licenças gratuitas de 90 dias para empresas ainda não clientes da Webex e expandindo o uso e recursos de empresas que já são clientes, sem nenhum custo adicional. 

Fontes:
Cisco Webex
ZDNet

Cloudflare desenvolve hub que reúne serviços para funcionários trabalhando remotamente 

A Cloudflare, empresa de cibersegurança, lançou hub público que lista serviços gratuitos para trabalhadores em home office. A iniciativa foi ao ar no dia 09/03/2020 e reúne em um só lugar os serviços de escritório e recursos que estão disponíveis gratuitamente. Até agora além da Cloudflare, Google, Box, Microsoft, Cisco e GoToMeeting estão apoiando o projeto e disponibilizando os produtos no hub.

Fontes:
Canaltech
Business Insider
Open for Business Hub 

Como ficam os eventos mundiais?

Além do trabalho remoto, muitas empresas estão cancelando ou adiando eventos que reúnem muitas pessoas em um único espaço e substituindo-os por webinars, a fim de evitar a disseminação do COVID.

Entre os eventos cancelados e adiados estão: 

  • South by Southwest (SXSW) – cancelado
  • F8 – cancelado
  • 14ª edição do Mobile World Congress (MWC) – cancelado
  • Game Developers Conference – cancelado
  • Adobe Summit 2020 – evento físico cancelado, será realizado online
  • Google News Initiative Summit – cancelado
  • Google I/O – cancelado
  • Cisco Live Melbourne – cancelado
  • E3 2020 – cancelado
  • Imex Frankfurt – cancelado
  • 20ª edição da Cúpula Global do WTTC – adiado
  • Google Cloud Next – evento físico cancelado, será realizado online

A mobilidade é o elemento fundamental que permite que os colaboradores de empresas ao redor do mundo possam trabalhar remotamente de forma a garantir a continuidade da empresa mesmo em grandes momentos de crise.

Invista na continuidade do negócio com a Introduce! Converse com nossos especialistas e encontre a melhor solução corporativa para mobilidade, produtividade e colaboração. 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: