O mercado passa por constantes mudanças, consumidores ficam cada dia mais criteriosos. A tecnologia da informação já está presente em grande parte das companhias facilitando o trabalho dos empreendedores e do time de tecnologia. Para manter os dados seguros e garantir o funcionamento dos equipamentos, é preciso adotar um antivírus corporativo.
Diferentemente dos softwares que usamos em computadores pessoais, os antivírus corporativo devem ter algumas funções que assegurarão o melhor desempenho da sua estrutura de TI. No artigo de hoje, você aprenderá o que considerar na hora de escolher um antivírus ideal para seu cenário.
1. Proteção centralizada e unificada
A estrutura de tecnologia de uma empresa não costuma ser composta apenas por desktops. Além deles, os celulares, notebooks e tablets entraram de vez no meio corporativo através do fenômeno B.Y.O.D (traga o seu próprio dispositivo). Portanto, de nada adianta ter proteção apenas nos desktops e não se preocupar com os demais.
Na hora de escolher seu antivírus, prefira aqueles que oferecem segurança centralizada e unificada em rede. Isso quer dizer que todos os equipamentos eletrônicos utilizados na sua empresa estarão devidamente protegidos e gerenciados por um software centralizador.
2. Gerenciamento de atualizações e economia de internet
Os antivírus domésticos normalmente são atualizados pela internet. O fabricante emite um aviso na tela do usuário informando que as atualizações estão disponíveis para download em seu site, induzindo o usuário a clicar para manter-se protegido. Essa ação congestiona a banda de internet, quase sempre em horários inadequados.
Os antivírus corporativos, permitem criar pastas centralizadoras de atualizações na rede e que o administrador configure o programa para buscar as atualizações nesses locais. Assim, não é preciso que cada dispositivo faça o acesso direto no site do fabricante para encontrar novas versões. Dessa forma a ferramenta ajuda a economizar banda de internet, priorizando sua utilização no foco principal da empresa.
3. Proteção personalizada
Nos antivírus corporativos, é possível criar perfis personalizados de acordo com as necessidades do negócio. Dessa forma, você poderá configurar o seu antivírus de acordo com perfil de cada setor, obtendo mais performance.
As personalizações das varreduras poderão ser feitas com base no tipo do sistema operacional, no tempo de uso do equipamento e na melhor hora, não atrapalhando o usuário. Um notebook pode precisar de checagens mais frequentes do que um desktop, por exemplo. Tudo isso pode ser definido na criação dos perfis.
4. Suporte eficiente
Ao contratar seu antivírus corporativo, fique de olho na assistência oferecida. É preciso que a equipe do suporte esteja sempre altamente capacitada e certificada na solução, podendo resolver questões complexas e propor melhorias.
Procure por empresas que treinem a equipe interna de TI na solução adquirida, isso facilitará na hora de resolver pequenos inconvenientes. Existe empresas que oferecem serviços de monitoramento à distância, dessa forma a contratada garante o bom desempenho e funcionamento do seu antivírus e você ficará livre para focar em outras tarefas.
5. Visão completa
Um bom antivírus precisa de uma tela de gerenciamento centralizado, essa característica facilita a percepção da segurança em todos os dispositivos e lhe mostrará se estão adequadamente protegidos e atualizados.
Outras análises, como: qual computador teve mais infecções, quantas vezes seus equipamentos foram analisados com sucesso, e o dispositivo com maior capacidade de trazer problemas de segurança para sua rede. Essas e outras características te ajudarão a ter uma visão geral e se prevenir de novas ameaças e ataques de cibercriminosos.
No artigo de hoje você aprendeu como escolher um bom fornecedor e um antivírus para sua empresa. Tem mais alguma dica ou dúvida? Compartilhe tudo com a gente nos comentários, ficaremos felizes em poder lhe ajudar!
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