Insights para sua Transformação Digital

TI verde: soluções e consequências de uma gestão sustentável

Atualmente, uma das maiores preocupações dos gestores e também do público é em relação ao meio ambiente.
Afinal, se pequenas atitudes cotidianas realizadas em nossas casas são fundamentais para melhorar a situação da natureza, as empresas têm um papel ainda mais relevante no que diz respeito à sustentabilidade e à redução do impacto negativo no planeta.
Nesse sentido, a incorporação da preocupação com essas questões na Tecnologia da Informação recebeu o nome de TI verde, referindo-se a um setor que se importa com a forma com que suas ações atingem o meio ambiente. Isso, por sua vez, também tem grandes consequências para as empresas que adotam a TI verde.
Quer ficar por dentro? Então continue a leitura e saiba como e por que embarcar nessa!

Gerenciamento de energia

A forma com que você e sua equipe se relacionam com equipamentos eletroeletrônicos, algo que acontece o tempo todo dentro do setor de TI, precisa ser repensada se você quiser realmente desenvolver uma empresa mais sustentável.
Isso deve ser feito para além do objetivo de reduzir os custos com a energia elétrica. Portanto, a equipe de TI precisa tornar-se envolvida nessa questão, pois são eles quem implementarão tecnologias que demandem um uso menos intenso de energia — como a virtualização e equipamentos modernos que sejam mais econômicos.
Quando os servidores da empresa passam a ser virtuais, você torna-se capaz de “hospedar” máquinas diferentes em um mesmo equipamento. Com isso, conquista-se uma redução considerável no nível de energia gasto mensalmente.
Atualizar o hardware e o software da companhia é outra das medidas mais práticas e benéficas para reduzir o consumo de eletricidade e, como veremos a seguir, também as emissões de carbono.
O gerenciamento da energia também torna-se mais sustentável quando o time de TI desenvolve sistemas de monitoramento, data centers altamente eficientes e, até mesmo, redes inteligentes de energia elétrica.

Emissões de carbono

Diminuir suas emissões de carbono deve ser uma das maiores preocupações de qualquer empresa, já que ele causa um grande impacto no meio ambiente. Nesse sentido, é fundamental implementar regras quanto a isso para que toda a equipe — em especial a de TI.
Dessa maneira, a TI verde exigirá que o setor atue lado a lado com os demais departamentos da companhia, analisando seus processos e demandas cotidianas e, então, elaborando maneiras sustentáveis e mais eficientes para a rotina de trabalho.
Por meio de testes virtuais, o time de TI poderá verificar quais mudanças e equipamentos são capazes de reduzir as emissões de carbono e de quanto será essa diminuição. Ainda é preciso analisar como as alterações, visando diminuir o carbono, impactarão economicamente a organização.

Otimização da tecnologia

Além da redução do consumo de energia e das emissões de carbono, outro ponto fundamental para a TI verde é a otimização da tecnologia. Aproveitar todo o potencial representado pelas ferramentas e equipamentos disponíveis significa usá-las de maneira mais sustentável — diminuindo o impacto negativo no meio ambiente.
Para tanto, é preciso analisar todos os procedimentos e máquinas, não apenas na TI, mas na empresa como um todo. As perguntas que devem guiar essa avaliação são:

  • Quais resultados são conquistados pelo uso dessa máquina?
  • Como essa produtividade pode ser aprimorada?

Então, tome algumas medidas para otimizar a estrutura dentro dos preceitos da TI verde:

  • elimine redundâncias;
  • reavalie qualquer ponto que não demonstre uma eficiência energética dentro do esperado;
  • dê preferência para equipamentos ajustáveis quanto a seu espaço e ao seu uso de energia;
  • virtualize todos os servidores;
  • adquira apenas equipamentos com selos verdes, como o “Energy Star”;
  • doe ou recicle tudo o que for descartado.

Além de aprimorar estruturalmente a empresa, essas medidas também colaboram para o desenvolvimento de uma consciência ambiental coletiva entre as suas diferentes equipes. Dessa forma, a sustentabilidade se tornará uma preocupação sincera de todos, ajudando-o a implementar novas medidas sustentáveis e conquistar melhores resultados.
Pronto para implementar as soluções de TI verde na sua empresa? Quer mais dicas sobre como aprimorar a gestão? Então baixe agora mesmo nosso Guia definitivo para otimizar sua gestão de TI e mãos à obra!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: