Insights para sua Transformação Digital

O que é virtualização e como ela pode transformar minha empresa?

Em computação, a virtualização é a criação de uma imitação de algo real no mundo virtual.
Podemos separar algo real como sendo alguma coisa concreta e com caraterísticas físicas, enquanto algo virtual pode ser associado com simulação. Esta simulação do ambiente real é criada a partir do uso de softwares.
Sendo assim, podemos concluir que virtualização nada mais é do que a simulação de um ambiente real a partir da criação de um ambiente virtual, certo? Este conceito reduz a dependência que existe muitas vezes entre os recursos computacionais.
Muito bem. Já vimos o que é virtualização, mas, afinal, quais as maneiras de se implementar esse conceito e como ele pode ajudar a transformar digitalmente sua empresa?
Confira o post e entenda!

Implementação da virtualização

Agora que você já sabe o que é virtualização, vamos te explicar em quais casos essa tecnologia pode ser aplicada.
Quando se fala em virtualização, é comum pensar na virtualização de sistemas operacionais. Esta também é uma opção, porém, vamos ver outras alternativas que podem ser interessantes para a sua empresa:

Virtualização de hardware

Esta implementação é a que citamos anteriormente. De modo geral, ela possui uma única máquina rodando diversos sistemas operacionais. O uso de programas específicos (Hyper-V, VMWare, Citrix Xen Server, por exemplo) é responsável por criar uma camada chamada “paravirtualização” (camada entre o hardware e o sistema operacional) permitindo que diferentes sistemas operacionais possam ser instalados.
Esse tipo de virtualização oferece duas vantagens: eliminar incompatibilidades entre aplicações e sistemas e também a criação de subservidores que poderão gerar economia de alocação de recursos.

Virtualização de aplicação

Aqui, serão virtualizadas as aplicações utilizadas pela empresa. O aplicativo virtualizado estará instalado em um local distinto da máquina do usuário, porém, poderá ser acessado normalmente.
Essa solução é buscada quando existe a incompatibilidade entre aplicativos. Entre essas discordâncias, podemos citar a necessidade de instalação de diferentes versões de uma biblioteca ou a demanda por várias versões de um mesmo aplicativo ao mesmo tempo, impossibilitando-o de ser instalado na mesma máquina.

Virtualização de storage

Neste caso, a ideia é virtualizar o espaço em disco da máquina(RAID), abstraindo o número de unidades de armazenamento de dados e reconhecendo todos os utilizados como sendo um só. Esse tipo de virtualização pode ser realizada via hardware ou software.
Sua principal vantagem é otimizar a performance e o espaço no armazenamento de informação. É claro que você já sabe da importância de dados bem organizados, não sabe?

Virtualização de rede

Consiste em realizar a divisão da camada física de uma rede em várias camadas lógicas que estarão isoladas entre si, conhecida como VLAN.
Com esta implementação, pode-se atribuir certas prioridades de tráfego dentro da própria rede. Priorizar redes de backup e sistemas críticos é um bom exemplo desse tipo de virtualização.

Benefícios da virtualização

Já vimos alguns dos tipos mais comuns de virtualização. Vamos agora listar alguns dos principais benefícios desse processo em algumas demandas:

  • amplia o número de plataformas acessíveis sem gastos adicionais;
  • reduz as vulnerabilidades de sistemas legados com máquinas virtuais;
  • cria ambientes perfeitos para testes de novas tecnologias;
  • diminui os gastos com alocação de recursos;
  • aumenta a produtividade.

Quando feita de forma correta, a virtualização oferece vantagens econômicas e ainda contribui para o desenvolvimento do negócio como um todo. Se você chegou até aqui, está na hora de refletir sobre esses processos e ver quais dessas implementações poderão ajudar a sua empresa a crescer.
Agora que você já sabe o que é virtualização, que tal entrar em contato conosco e receber orientações sobre as melhores maneiras de fazer isso?

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: