Insights para sua Transformação Digital

Como usar robôs para automatizar processos e aumentar a lucratividade dos negócios?

Em todas empresas existem dois fluxos que convivem simultaneamente, o fluxo de receita e de custo. Algumas atividades que geralmente fazem parte do fluxo de receita são prospecção e conversão. Enquanto isso, ao fluxo de custo são atribuídas atividades relacionadas à operação do negócio.

Então, a grande questão para a maioria das empresas é: Como trabalhar esses dois fluxos de tal maneira a maximizar a receita com menor custo possível? Observamos que muitas das empresas que têm seu crescimento exponencial estão adotando uma estratégia em comum e é sobre isso que iremos falar hoje.

Bora lá aprender sobre equipes híbridas e como usar essa estratégia para aumentar a lucratividade do seu negócio?

O que são equipes híbridas?

Essa estratégia nada mais é do que a adoção de equipes híbridas. Ou seja, as equipes híbridas são compostas por pessoas e robôs. Dessa forma, os robôs trabalham para reduzir os custos e as pessoas para trazer mais receitas à empresa.

É necessário trabalhar um processo de divisão de tarefas de tal maneira que as pessoas priorizem as atividades de relacionamento, fechamento de negócios e definição de estratégias no lugar de executarem rotinas repetitivas que consomem o seu tempo e energia.

Qual deve ser o primeiro passo para implementar equipes híbridas em seu negócio?

O primeiro ponto que observamos para estruturar uma equipe híbrida onde robôs e pessoas trabalham conjuntamente é realizar a divisão de tarefas de cada um. Ou seja, identificar na prática o que são tarefas puramente de robôs e de pessoas.

Pensando nesse sentido, será que ligações telefônicas são tarefas para robôs ou pessoas? Ao nosso ver, se trata de uma tarefa puramente humana! Justamente por ter um humano do outro lado da linha e que precisamos estar atentos para fechar um negócio, por exemplo.

Nesse caso, os robôs seriam úteis para automatizar a rotina daquele colaborador que está impedido de se dedicar a mais ligações porque está envolvido em outras tarefas repetitivas que poderiam ser facilmente executadas por um robô em menos tempo. Assim, o colaborador prioriza e foca no relacionamento com o cliente, enquanto o robô executa preenchimento de planilhas rotineiras.

Outro benefício de investir em equipes híbridas é que os robôs não ficam cansados. Eles trabalham na mesma velocidade e ritmo 24/7 e ainda liberam os colaboradores para que possam se dedicar a atividades de maior lucratividade para a empresa. Isso é o que as empresas de crescimento exponencial têm realizado e colhido os benefícios dessa estratégia ao utilizarem a tecnologia para reduzirem seus custos, enquanto os humanos trabalham estrategicamente.

Qual é a estrutura empresarial ideal para equipes híbridas?

A grande maioria das empresas possuem uma estrutura que chamamos de triangular. Ou seja, grande parte dos seus colaboradores estão trabalhando no operacional executando muitas atividades massivas e repetitivas na empresa.

Em seguida, representando uma menor fatia temos as pessoas que trabalham no tático. Normalmente, esses colaboradores não são bem abastecidas por informações do operacional devido a ausência de padrão e qualidade na inserção de dados. E por último, ainda temos as pessoas do estratégico que definem diretrizes e a direção que a empresa deve seguir.

Equipes Híbridas

 

Quando aplicamos o conceito de equipes híbridas a essa estrutura triangular, logo percebemos que com o auxílio dos robôs é possível diminuir as atividades do operacional. Liberando as pessoas que antes executavam esse serviço para uma posição mais tática e gerencial dentro da empresa.

Nesse ponto é normal que algumas pessoas questionem: Quer dizer então que os robôs vão tirar o emprego dessas pessoas? Ao nosso ver, isso dependerá de alguns outros cenários a considerar. A ideia do uso das equipes híbridas é que os robôs possam executar tarefas massivas e repetitivas com maior rapidez e assim o colaborador se dedicar a atividades lucrativas.

Mas, se o colaborador em questão não desenvolve outras habilidades além do que é realizado no operacional, é possível que essa pessoa tenha dificuldades em assumir outras posições mais gerenciais e táticas exclusivas dos humanos. Independente do que você realiza no momento, você sempre terá mais oportunidades profissionais quando vai além do que é proposto.

Qual será o seu próximo passo?

Em resumo, ao adotar equipes híbridas as empresas enxugam a sua base operacional com o auxílio dos robôs. Eles trabalharão em uma velocidade cada vez maior e gerando informações a serem analisadas pelos colaboradores. Assim, a empresa deixa de contratar colaboradores em um nível mais auxiliar para contratar em cargos mais elevados. 

Ao nosso ver, os números de emprego não vão deixar de existir, apenas serão transformados. Saindo do operacional para níveis mais gerenciais e os colaboradores precisam estar atentos a isso para cada vez mais se capacitarem e desempenharem novas funções.

Para o crescimento exponencial de um negócio é preciso ter uma base operacional automatizada e direcionar as pessoas para cada vez mais desenvolverem suas capacidades de pensar no desenvolvimento do negócio. Sabemos que esse é um grande desafio que pode ser encarado com a ajuda da tecnologia e processos automatizados.

Esse conteúdo faz parte de uma série de conteúdos desenvolvidos com base no Webinar É possível tornar a minha empresa lucrativa com robôs? realizado em parceria com o Diego Platini, CEO da Youfy. A Youfy é a nossa parceira em automação de robôs promoção da agilidade de processos.

Caso o assunto seja do seu interesse e você deseje saber mais informações, entre em contato com nosso time de especialistas que estão prontos para atender você!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: