O e-commerce é um dos setores que mais tem se desenvolvido na era digital, com faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, apresentando alta de 12% em relação a 2017. Com a aproximação da Black Friday, um dos eventos mais rentáveis para o varejo, as lojas virtuais já se preparam para receber uma gama de novos consumidores (totalizando mais de 10 milhões em 2018) e para um faturamento 15% superior ao de 2018.
No Rio Grande do Sul, dois eventos sobre o tema acontecem.
Conferência E-commerce Brasil
A Conferência Ecommerce Brasil realiza em Porto Alegre sua 8ª edição, com as principais empresas locais e grandes nomes do varejo brasileiro.
O evento acontece nos dias 30 e 31 de outubro no BARRASHOPPINGSUL e reúne cerca de 1000 pessoas para networking, palestras e painéis, além de ter espaço para negócios, reunindo os maiores fornecedores de e-commerce do país todo.
Confira a programação do evento.
DIA 1 – 30 DE OUTUBRO
- 15h00 – Abertura do credenciamento
- 16h00 às 16h10 – PLENÁRIA
- Vivianne Vilela – Diretora Executiva, E-Commerce Brasil
- 16h10 às 16h40
- Planejamento & Gestão de uma loja online: um olho no peixe e outro no gato
- Rodrigo Maruxo – CEO, Maruxo Consultoria & Treinamentos
- Samuel Gonsales Samuel Gonsales – Diretor de Produtos, e-Millennium
- 16h40 às 17h10
- Panvel OMNI: os desafios de gerenciar a experiência do cliente em jornadas omnichannel
- Aline Vasquez – Head de Gestão da Experiência do Cliente, Panvel
- 17h10 às 18h20
- Happy Hour de Networking
- 18h20 às 19h00
- As principais tendências e mudanças no ambiente Mobile no Brasil
- Fernando Paiva – Editor Chefe de Conteúdo, Mobile Time
- 19h00 às 19h40
- Estratégias de Ads e Performance
- Fábio Celeri – Business Executive, Google
DIA 2 – 31 DE OUTUBRO
- 09h00 Abertura do credenciamento
- 09h50 às 10h00 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Vivianne Vilela – Diretora Executiva, E-Commerce Brasil
- Angelo Vicente – Founder e CEO, eCadeiras
- 09h50 às 10h00 – AUDITÓRIO PME
- Marcelo Vieira – Diretor de Operações, WebContinental
- Jean Makdissi – CEO, Intima Store
- 10h00 às 10h40 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Tendências de vendas para o varejo e o Fabricante.com
- Daniel Asp Souza – Gerente de Relacionamento com o Varejo, Nielsen Brasil
- 10h00 às 10h40 – AUDITÓRIO PME
- 10 lições aprendidas em 14 anos de e-commerce: uma operação que se tornou inviável
- Rodrigo Nakagaki – Consultor Sênior, Nakarod Consulting
- 10h40 às 11h20 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Os novos meios de pagamento instantâneos e seus desafios para o varejo
- Alan Chusid – Fundador & CEO, Spin Pay
- 10h40 às 11h20 – AUDITÓRIO PME
- Email Marketing & CRM: invista no que é seu para vender mais e melhor
- Augusto Rocha – Sales Partner, Pmweb
- 11h20 às 11h30
- Break
- 11h30 às 12h10 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- B2B sem frescuras: como fazer, como gerenciar, como vender melhor?
- Francis Eduardo Silva Fernandes – Gerente de E-Commerce e Desenvolvimento, Mazer Distribuidora
- 11h30 às 12h10 – AUDITÓRIO PME
- Desafios para uma PME criar e manter uma marca própria
- Leandro Marcato – Founder e CEO, Veromobili
- 12h10 às 14h00
- Intervalo para almoço
- 14h00 às 14h40 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Estratégias de SEO e UX com foco em conversão
- Eduardo Scussiato Tronco – Senior UX Designer, Cadastra
- Letícia Bernardino – Gerente de SEO, Cadastra
- 14h00 às 14h40 – AUDITÓRIO PME
- 12 passos para melhorar sua performance sem gastar um caminhão de dinheiro
- Denis Andrade – CEO, Mateada
- 14h40 às 15h20 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Gestão por KPI/s
- Ricardo Souza Pinho – Gerente de Operações, Arezzo & Co
- Angelo Vicente – Founder e CEO, eCadeiras
- Diego Calabria – Diretor de Compras e Novos Negócios, Grupo Infoar
- 14h40 às 15h20 – AUDITÓRIO PME
- Comércio local: oportunidades e desafios regionais
- Natália Rosales – Diretora, Metávila
- Thayná Candido – Founder e CEO, Chica Bolacha
- Mauro Tschiedel – Co-Founder e CEO, Usinainfo
- Bruno Benini – Founder e CEO, Elare
- 15h20 às 16h00
- Coffee Break & Networking
- 16h00 às 16h40 – AUDITÓRIO VENDAS & GESTÃO
- Transformação Digital no Grupo Arezzo & Co
- Alexandre Birman – CEO, Arezzo & Co
- 16h00 às 16h40 – AUDITÓRIO PME
- Gerando negócios com anúncios no Instagram e Facebook
- Vanessa Galera – Product Marketing Manager, Facebook
Tiny Day
A Tiny ERP realiza no dia 1º de novembro no Instituto Ling em Porto Alegre o Tiny Day, dia de práticas para o e-commerce. O evento conta com mais de 50 conteúdos em 3 salas simultâneas: Tiny Talks, Tiny Classes e Partners
Confira a programação do evento:
Tiny Talks
- O que a ONU e NY tem a ver com Integração, com Alessandro Silveira, CEO da Ideris;
- Sua empresa está pronta para a era do varejo digital?, com Núbia Mota, Diretora de Marketing e Novos Negócios do Magento;
- Os desafios das Lojas Físicas em um Varejo cada vez mais digital, com Leonardo Santos, CEO e Founder Indeva;
- Como formar e gerenciar equipes comerciais, com Thiago Concer, Líder do Movimento Orgulho de Ser Vendedor;
- A Jornada do empreendedor, do zero ao milhão, com Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática;
- Como uma loja virtual mudou a logística do e-commerce brasileiro, com Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio;
- Faturamento incrível sem lucro não adianta: o dia a dia para chegar a R$1M/mês, com Alejandro Vázquez, CCO e Cofundador da Nuvemshop;
- Manual para sobreviver na era digital, com Alfredo Soares, Sócio-diretor da VTEX;
- Os bastidores do e-commerce, com Rogério Tessari, CEO do Tiny ERP;
- As melhores práticas para o crescimento de uma loja virtual, com Diego de Mattos Mocchiati, Coordenador Inside Sales da Tray;
- Como estruturar seu negócio para trabalhar no e-commerce e nos marketplaces, com Leandro Ratz, Especialista em marketplaces e responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET;
- Inovação e varejo: os desafios do new retail, com Wesley Ribeiro, Sócio e Head de Inovação da An Lab.
Partners
- A evolução do varejo, a mudança do consumidor e o papel da tecnologia, com Gustavo Chapchap, CMO da JET e-business;
- Como Escalar suas vendas Online, com Gustavo Valle, Head da área de Ecossistema nas empresas Loja Integrada e Xtech Commerce;
- Frete sem neura: Logística a favor do seu negócio, com Stela Torres, Head de Parcerias do Melhor Envio.
- Boas Práticas Para Vender Online, com Jonathan Cardoso, CEO da Wavecommerce;
- A cultura de obsessão pelo cliente, com Raíssa Lopes Ninomiya, Key Account Manager de Marketplace Moda da Amazon;
- Jornada do cliente: entenda e aumente a conversão do seu e-commerce, com Luiz Natal, Head de Marketing Brasil na Nuvemshop;
- Problemas que a Tray pode resolver, com Diego de Mattos Mochiatti, Coordenador Comercial da Tray E-commerce;
- Utilizando o marketplace como acelerador de vendas, com Diego Calabria, Diretor de Compras e Novos Negócios da WebContinental;
- PDV integrado ao ERP: a solução eficaz na gestão da loja física, com Ana Gouveia, Gerente comercial da Devi Tecnologia;
- Como vender mais utilizando e-mail e Whatsapp Marketing, com Lincon Beraldo, da Mailbiz;
- Planeje sua Black Friday e não perca dinheiro, com Alexandre Sordi, CEO & Founder da Moovin Plataforma E-commerce;
- Como o força de vendas potencializa o seu negócio, com David de Souza, Gerente de Canais da Mercos;
- O que esperar da sua agência digital durante a Black Friday, com Matheus Motta, da Adtail;
- Venda mais com o Google Shopping, com Rafael Casagrande e Rodrigo Rossi do Tiny ERP;
- A evolução do ecossistema de marketplaces nos últimos anos, com Rodolfo Helmbrecht, da ANYMARKET;
Tiny Classes
- Ismael Cazer – Trabalhando com e-commerce Multi Canal
- Bruno Oltramari – Fluxo de pedidos automático com o OMS do Tiny
- Mariana Gobatto – Fluxo de pedidos, da separação até expedição
- Karine Cecagno – Evitando rupturas com o controle de estoque
- Felipe Miotto – Venda de produtos sob encomenda
- Rogério Tessari – Entenda quanto custa vender no e-commerce
- Estêvão Anderle – Como centralizar suas operações com o Multi Empresa
- Rafael Casagrande – Vendas rápidas com o PDV do Tiny
- Elisandra Sebben – Previsão das compras com base na cobertura de estoque
- Paola Munhoz – Simplifique a emissão de Notas Fiscais
- Marcos Grzeça – A importância da segurança dos dados
- Ismael Cazer – Organização financeira com o Tiny
- Rodrigo Poletto – Venda utilizando a formação de kits
- Diana Lorenzetti – Gerenciando as variações dos produtos
- Lucas Conci – Defina preços conforme o canal de venda
- Eric de Oliveira Mendonça – Conheça os preços de custo para formar os preços de venda
- Leonardo Pereira – Entenda o impacto de clientes e produtos na sua operação
Para além de pessoas preparadas, o e-commerce demanda uma infraestrutura capaz de lidar com tamanho número de acessos e transações financeiras. Entenda neste post qual o papel da nuvem para os e-commerces.