Você acha que sua empresa está operando da forma mais otimizada que pode? Para um gerente ou diretor administrativo, é difícil responder essa pergunta afirmativamente. Sempre há o que melhorar — tanto em processos quanto em redução de custos — e, às vezes, é até complicado entender por onde começar.
O Business Process Improvement é uma forma eficiente de alcançar esse objetivo. Neste artigo, mostraremos como você pode aplicar a metodologia à sua empresa e continuar sua busca pela melhor operação possível!
O conceito de Business Process Improvement
O aprimoramento de processos corporativos não é um programa ou guia definido. Não basta seguir uma lista para encontrar as soluções mais adequadas à sua empresa.
O BPI é uma metodologia de aplicação de melhores práticas, tanto para enxugar a operação e aumentar a produtividade quanto reduzir custos, criando um negócio realmente otimizado e escalável.
Portanto, para um gerente administrativo começar a introduzir o Business Process Improvement, não se trata apenas de aplicar passos práticos para corrigir erros aparentes, mas de colocar em prática um planejamento de transformação que integre todos os setores em uma solução única de operação.
A forma de funcionamento dessa metodologia
Como você já deve estar imaginando, não existe um passo a passo definido para a introdução do BPI em um negócio. Ele se aplica mais como um conceito de gestão, uma metodologia para estratégias que visam sempre a otimização da sua empresa, baseada em 4 itens:
1. Reorganização operacional
A aplicação do BPI não existe sem planejamento. A principal mudança de estratégia deve ser uma reformulação drástica de operações e processos.
É preciso definir o que é realmente importante para o núcleo do seu negócio e quais processos podem ser extintos ou terceirizados para aumentar a produtividade e eficiência do seu time.
Inclusive, na parte de pessoal, essa metodologia é importante para criar formas de identificar as habilidades e os pontos fracos de todos os funcionários, aproveitando cada um da melhor forma, dentro das suas responsabilidades.
2. Alinhamento de processos
E, falando em processos, é comum que empresas cresçam sem o devido planejamento, o que resulta em setores e equipes de diferentes áreas com dificuldade em interagir e manter o mesmo ritmo.
A metodologia de BPI prioriza também o alinhamento de todos os processos, de acordo com sua importância e complexidade, para agilizar a operação como um todo.
3. Definição de foco
Outra parte essencial da estratégia corporativa é sempre olhar para o centro de uma empresa e focar no núcleo do seu negócio: quem somos e o que fazemos.
Além de economizar tempo e dinheiro com planos que desvirtuam o seu caminho, um dos objetivos do BPI é criar um padrão definido de ação para qualquer tipo de trabalho desenvolvido no futuro.
4. Redução de custos
E é claro que um pensamento em aprimoramento de negócios corporativos deve contemplar a redução de custos. A vantagem dessa estratégia unificada é que todos os itens acima contribuem para esse objetivo.
Uma empresa enxuta, focada e com processos alinhados ganha muito em produtividade e, consequentemente, gasta menos recursos.
A terceirização de TI como parte do BPI
Por último, criamos um tópico separado para a TI, devido à sua importância para a implementação efetiva de um Business Process Improvement.
Além de ser um setor vital para empresas atualmente, a TI é um dos grandes responsáveis por um ganho rápido e efetivo em operação e redução de custos.
A terceirização desses serviços — alinhada a uma estratégia bem direcionada de BPI — é o primeiro passo para permitir que a sua empresa cresça de forma sustentável, sem inchar processos e sobrecarregar seus funcionários.
Estratégia, foco, alinhamento e organização: esses são os itens que juntos criam uma metodologia operacional e tornam o Business Process Improvement uma forma eficaz de transformar a sua empresa.
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