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Quando usar o outsourcing de TI ou desenvolver internamente?

Para gerenciar um negócio atualmente é preciso definir uma série de ações específicas de acordo com o que for mais positivo para uma companhia. Como na opção de outsourcing de serviço, na qual é possível contratar funções a serem terceirizadas pela companhia.

Um modelo cada vez mais comum de contrato, seguindo as oportunidades que possam ser mais favoráveis para a gestão de um negócio em específico de acordo com o seu setor de atuação, as características do seu público, além de outras diferenças em particular.

Pois para cada tipo de negócio existe um modelo próprio que pode ser mais positivo para tal empreendimento, sendo responsabilidade de quem o administra reconhecer quais são as práticas que podem ser mais úteis para a gestão dessa sua companhia.

Mesmo diante dessa variação que se apresenta no mercado, existe uma necessidade comum, que é contar com o auxílio de um suporte técnico em TI, uma ação que busca usar as ferramentas tecnológicas para otimizar as atividades de um empreendimento.

Acompanhando assim o crescimento cada vez maior do mercado digital, que em diferentes maneiras passa a trabalhar junto a outros modelos comerciais e permitindo com que, independente de qual seja o setor de um negócio, seja possível otimizar seus resultados.

Contando principalmente com o próprio apoio do público, que também vem adotando ações de cunho digital, existindo então um empenho entre as empresas de acompanharem esse processo através da adoção de práticas alinhadas ao uso dos serviços digitais.

Como uma empresa de segurança, que pode atualizar o seu sistema de alarme de segurança residencial a partir da implementação de serviços digitais, no qual os usuários podem controlar e acompanhar esse sistema através de um aplicativo otimizado.

Um cenário positivo tanto para as empresas como para o público. No entanto, essa relação acaba por fazer com que as companhias sejam cada vez mais dependentes desses serviços digitais, com o apoio de uma equipe de TI, que possa atuar com tal tipo de prática.

Mas na mesma medida em que é importante contar com o apoio desse tipo de profissional, é essencial também definir qual é o tipo de contratação dessa equipe, como funcionários próprios da empresa, ou por meio de um modelo de serviço de outsourcing.

E para considerar esse formato é importante primeiro conhecer como cada um desses modelos funciona, para então refletir sobre qual pode ser mais útil para os seus negócios.

Diferentes métodos de contratação de TI

O serviço de tecnologia da informação, popularmente citado como TI, trata-se de um conjunto de atividades que lidam principalmente com o manuseio de informações através da rede, chegando assim aos mais variados tipos de soluções presentes na internet.

E com a expansão do mercado digital, o setor de TI torna-se cada vez mais importante para o gerenciamento de um negócio, esteja ele presente diretamente na internet ou não. Até porque as soluções digitais se expandem para os mais variados tipos de serviços.

Pois até mesmo o setor fabril pode ser facilmente buscado através das plataformas digitais, com uma simples pesquisa por termos como “controlador de acesso empresas” podendo levar até o contato de companhias que lidam com esse tipo de equipamento.

E é diante dessa situação que todos os tipos de mercados se vêem na necessidade de contratar uma equipe própria, formada por profissionais capacitados para lidar com as ferramentas digitais, de forma a melhor administrar as atividades de uma companhia.

Isso em algo que possa ser essencial até mesmo para a forma com que essa empresa busca se relacionar com o seu público, acompanhando o comportamento dessa audiência atual, que cada vez mais se mostra confiante com as ferramentas digitais.

Existem dois modelos específicos em relação à contratação de uma equipe de TI, sendo eles:

Outsourcing de TI

O sistema de outsourcing funciona como uma terceirização de serviços no qual uma empresa pode contratar outra companhia que seja especializada em algum tipo de ofício que possa ser necessário para a sua atuação.

De forma similar com que se procura por mão de obra terceirizada limpeza, é possível também contratar por um serviço de TI em um sistema de terceirização, passando para esse time estabelecido um conjunto de responsabilidades, como:

  • Gestão de tecnologias;
  • Controle e manutenção de sistemas;
  • Quesitos de segurança digital;
  • Realização de testes nas plataformas.

Pontos que exigem o controle de profissionais capacitados com uma formação específica na área de tecnologia de informação. E para esse modelo de TI terceirizado existem três modelos específicos, sendo eles o offshore, onshore e nearshore.

No offshore é possível contratar o serviço de profissionais que se encontrem em outros países, algo executável diante da atualização dos canais digitais, que permitem a realização de um trabalho de forma remota, algo considerável para multinacionais.

Já para quem prefere atuar com profissionais próximos, o onshore é o modelo ideal, ou até mesmo o nearshore, que opera também com países diferentes, porém lidando com mercados próximos, de fusos horários e culturas similares.

Por outro lado, pode ser que uma empresa de alimentos saudáveis queira de fato modernizar os seus métodos de atuação, dependendo então da presença mais próxima de profissionais de TI, sendo válido contratá-lo de forma direta.

Equipe interna de TI

A opção de contratar diretamente uma equipe de profissionais de TI pode ser considerada principalmente por negócios de vertente digital, tal como uma plataforma virtual de vendas, de conteúdos via streaming ou de ensino à distância.

Nesses casos é importante ter contar com o auxílio de uma empresa de consultoria recrutamento e seleção, que pode ser útil no processo de escolha de profissionais de TI que sejam capazes de otimizar os serviços de uma companhia.

Ambas as opções de contratação podem ser adequadas para uma empresa, tudo a depender do setor de atuação de uma companhia, ou até mesmo por um momento pelo qual essa companhia está passando.

E para escolher sobre qual modelo pode ser mais adequado aos seus negócios, é importante analisar algumas características específicas em relação a gestão de uma empresa, junto aos seus objetivos em relação à administração desse empreendimento.

outsourcing de TI

Quando escolher pelo outsourcing de TI?

Para definir se o serviço de outsourcing de serviços digital pode ser útil à sua empresa, é preciso analisar uma série de contextos de forma a definir por qual sistema de contratação de TI pode ser o mais adequado para o seu setor de serviços.

Entre os pontos a serem observados estão:

Finanças da empresa

Investir na contratação e treinamento de uma equipe de TI pode ser uma atividade de grandes custos para uma empresa, sendo importante analisar o custo-benefício dessas atitudes, junto a uma consultoria contábil fiscal e trabalhista para uma análise profunda.

Um custo a ser considerado, principalmente quando se trata de uma empresa que atua diretamente com os serviços digitais.

Atenção ao foco da companhia

Todos os negócios dependem hoje dos serviços digitais, mas não são todos que lidam diretamente com esse tipo de mercado, algo que deve ser considerado ao se procurar ou não por um serviço de outsourcing.

Pois ao mesmo tempo que essa opção pode ser indicada para uma loja de roupas, que busca apenas um apoio para cuidar dos seus canais digitais de venda, um fornecedor de softwares eletrônicos necessita de um maior suporte nesse quesito digital.

Então é mais indicado treinar uma equipe própria de profissionais de TI.

Desenvolvimento veloz

Um dos grandes benefícios de se contratar um serviço de terceirização de TI é contar com um auxílio profissional de maior desenvolvimento por se tratar do contrato com companhias especializadas com o acesso a novas soluções digitais.

Algo mais trabalhoso em relação à manutenção de uma equipe própria, exigindo recursos e custos maiores ao invés de lidar com profissionais especializados nesse tipo de mercado, a contar com o auxílio, por exemplo, do processo de automação das atividades.

Assim como é possível encontrar em relação aos serviços de call center, que hoje podem contar com bots e outros programas digitais, que exigem o manuseio de uma equipe capaz de lidar com tais aplicações.

Apresentação de algo exclusivo

Por outro lado, certas companhias podem querer apresentar algo único aos seus clientes, como um programa desenvolvido justamente para lidar com os seus produtos digitais. Nesses casos, o mais adequado é contar com uma equipe contratada.

Podendo assim ter o auxílio de profissionais focados em otimizar as atividades de uma empresa, por se tratar do seu contratante direto, no que costuma aumentar o empenho e a confiança de um time em relação à sua companhia de trabalho.

Todos esses são pontos a serem considerados para que seja definido se o sistema de outsourcing de TI pode ser o mais adequado para os seus negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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