Insights para sua Transformação Digital

WiFi 6: o futuro da rede wireless

O quanto a mudança de uma letra pode impactar na jornada das empresas pela era digital? Em se tratando de padrões de rede wireless a resposta é: muito! O novo padrão 802.11ax, também conhecido como WiFi 6 é uma das novidades da tecnologia que vai impulsionar a inovação nas empresas do mundo todo.

Continue a leitura e saiba mais sobre o WiFi 6.

O que é o WiFi 6

O WiFi 6 é o futuro das redes sem fio. Mais especificamente, é a do padrão 802.11ac para o padrão 802.11ax  que causará um impacto enorme nas tecnologias do futuro. 

O novo padrão de rede wireless, foi anunciado em outubro de 2018 e oficialmente reconhecido pela WiFi Alliance em 2019, e já está presente em cerca de 16% dos pontos de acesso vendidos para empresas no 2º trimestre de 2020, de acordo com dados da revista Inforchannel.

Quais são as novidades?

O WiFi 6 traz muitas novidades em comparação aos padrões anteriores, tendo uma capacidade muito maior e podendo oferecer uma melhor experiência aos usuários. 

O novo padrão possui um alto potencial de transferência de até 9,6GBps e uma capacidade até quatro vezes maior de suportar diversos dispositivos conectados simultaneamente em comparação aos padrões anteriores. 

Essa capacidade se deve à junção de duas tecnologias poderosas: Orthogonal Frequency-division Multiple Access (Ofdma) e Multiuser, Multiple-input, Multiple-output communication (MU-MiMo). O Ofdma possibilita que um mesmo pacote leve informações para mais de um destino, aumentando a cobertura da rede. Já o Mu-MiMo tem a função de ampliar a capacidade das redes e permitir o aumento do tráfego simultâneo na rede. 

Outra vantagem do WiFi 6 é o Target Wake Time, que permite a maior duração da bateria dos dispositivos conectados na rede ao identificar quando os mesmos estão “hibernando”.

Uma das novidades do WiFi 6 também é o novo protocolo de segurança WPA 3. Esse novo protocolo possui uma criptografia mais robusta, tem melhor aceitação para dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e ainda garante mais proteção para redes WiFi públicas. 

Como impulsiona novas tecnologias 

O WiFi 6 é revolucionário e vai transformar diversos setores da economia e impulsionar a adoção de tecnologias inovadoras dentro do ambiente corporativo.

Um dos grandes diferenciais do WiFi 6 é o fato de ser mais amigável à tecnologias como o VoIP, que permite que empresas montem um call center completo na nuvem. Além de proporcionar mais mobilidade para os colaboradores dentro da empresa e melhorar a qualidade de reuniões através de videochamadas, por exemplo.

Outra tecnologia que será impulsionada pelo WiFi 6 são as Realidades Aumentada e Virtual, que poderão ser utilizadas nas empresas com qualidade e segurança para promover uma melhor experiência aos clientes e colaboradores. Um exemplo disso é a utilização de RV para identificação de riscos operacionais, evitando assim acidentes de trabalho.

Em relação à IoT, o novo padrão de rede sem fio é o aliado perfeito. Por sua capacidade de suportar diversos dispositivos conectados e operantes ao mesmo tempo, as empresas poderão contar com cada vez mais inteligência em relação à coleta de dados através de dispositivos IoT, que contribuirão para melhorias nos mais diversos setores e acelerarão a inovação corporativa. Tudo isso de forma ágil e rápida, tal como é o ritmo da era digital. 

Além de tudo isso, o novo padrão de criptografia permitirá que a adoção dessas tecnologias seja feita de forma segura, com recursos específicos de criptografia mais avançados. Afinal, a segurança da informação deve ir desde o appliance de firewall, passando pelo WiFi, até o dispositivo do usuário final (a tão famosa Segurança Sincronizada)

Fonte: https://olhardigital.com.br/2019/02/22/noticias/wi-fi-6-o-que-e-e-como-funciona/

Dispositivos apropriados para o WiFi 6 já são vendidos pelo mundo todo e, também, por uma das gigantes de tecnologia: a Ubiquiti. Com mais de 10 milhões de dispositivos implantados em mais de 180 países, a Ubiquiti está transformando as redes de empresas mais produtivas e conectadas. E a Introduce é parceira dessa empresa com mais de 15 anos de experiência no mercado global.

Quer transformar seu negócio e dar mais um passo na jornada corporativa pela era digital com a Introduce! Fale com nossos especialistas e encontre a melhor solução wireless para sua empresa. Aguardamos seu contato.

Leia também: Por que preciso de um wireless corporativo?

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: