Insights para sua Transformação Digital

Sua empresa precisa de uma consultoria de TI?

Um dos grandes desafios das corporações modernas é identificar os gargalos em seus processos e as necessidades corretas de investimento para a solução de problemas. Também é fato que a infraestrutura de TI, incluindo os softwares utilizados ou ainda aqueles que precisam ser construídos, representam um ponto de grande atenção.

A realidade é que muitas empresas não estão preparadas, por diversos motivos, para prover as soluções de TI necessárias ao seu crescimento e à sua organização interna. Nesse momento, pensar em uma consultoria de TI externa pode ser a melhor solução. Portanto, hoje vamos lhe ajudar a responder se sua empresa precisa de uma consultoria de TI.

Sua empresa possui uma equipe de TI interna?

Se a sua empresa já possui uma equipe de TI interna, ótimo! Você já deu o primeiro passo. Mas, na maioria das vezes, as empresas, por falta de visão ou mesmo por falta de capital, preferem não investir em um setor específico para cuidar das demandas de TI internas. Dependendo do porte da sua organização, ter pelo menos um profissional de TI responsável é primordial.

Por que contratar uma consultoria externa?

Equipe de TI interna nem sempre é sinal de solução. Sabemos que a tecnologia evolui a uma velocidade assustadora. É claro que acompanhar é praticamente impossível, mas manter a sua equipe de TI interna atualizada não é fácil e geralmente custa caro. Além disso, as demandas do dia a dia já ocupam todo o tempo dos profissionais internos e implementar novas soluções demandam tempo, esforço, expertise e conhecimento.

Nesse contexto, uma consultoria externa é a melhor alternativa. Os consultores são profissionais antenados, que vivenciam experiências positivas e negativas em mais de uma empresa, que precisam estar em constante evolução e treinamento e que estão mais aptos a mudanças e animados a encarar os desafios que as novas tecnologias apresentam.

Outro fator positivo é a redução de custos. Por ter um tempo determinado, a consultoria pode sair mais em conta do que contratar e manter um profissional especializado para resolver um problema esporádico.

Por que um consultor se tenho uma equipe interna de TI?

É importante entender que a consultoria externa vem para somar e, não, subtrair. É natural pensar na consultoria como uma concorrência, mas a consultoria não faz o profissional interno desnecessário. O consultor precisa das informações que a equipe interna já conhece. Precisa conhecer os sistemas legados, as dificuldades encontradas, a infraestrutura atual. Sem isso, é impossível dimensionar a evolução.

É importante criar essa visão na equipe interna, para que, junto com os consultores, possam promover, no menor tempo possível, as soluções de que a empresa precisa. Além disso, o tempo de consultoria é um tempo de aprendizado. Sua equipe deve sugar conhecimento ao máximo e garantir que tudo fique bem documentado.

A consultoria em TI tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, fruto de gestores maduros e de visão. Antes de contratar, avalie as necessidades, conheça bem as referências do fornecedor e seu portfólio de serviços, defina bem o escopo de ações e tire todo o proveito que uma atividade consultiva pode trazer para a sua organização.

E então? Descobriu se Sua empresa precisa de uma consultoria de TI?

Visite nossas redes sociais e saiba mais sobre nossas soluções em consultoria.

[thrive_leads id=’312′]

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Minha empresa precisa terceirizar a TI? Veja 5 Sinais

E então, a minha empresa deve terceirizar a TI ou criar um departamento próprio? Imagine o cenário: a sua empresa, que depende de soluções de TI para executar as rotinas diárias, começa a perder desempenho em todas as pontas. Profissionais não conseguem trabalhar normalmente por excesso de falhas de software, ocasionando problemas na entrega de produtos aos parceiros comerciais.

Leia Mais »