Insights para sua Transformação Digital

“Implementando uma jornada orientada a Dados” na TI – #15

Na nova era digital, os dados são o novo petróleo. A todo o momento, consumidores produzem dados e deixam suas pegadas digitais por onde navegam. Entender esses dados para extrair informações concretas e precisas sobre seus clientes, seu mercado e sobre o cenário global.

Uma das formas de fazer isso é através de uma jornada orientada a dados, apoiada por tecnologias e ferramentas como BI, Analytics, Big Data e áreas como a Ciência dos Dados.

Na 14ª edição da Talk Introduce nosso CEO Esdras Moreira convida Douglas Scheibler, CEO & Founder da BIMachine, para falar sobre o tema “Implementando uma jornada orientada a dados” trazendo conhecimentos sobre BI, Analytics, Big Data, Cultura dos Dados, Ciência de Dados, Machine Learning e muito mais.

Acompanhe também a Talk Introduce #14 sobre Filosofia Lean

Conecte-se com a gente e acompanhe as próximas edições da Talk Introduce

Principais Insights

“Precisamos ter dados, precisamos ter fundamentos baseados em estatísticas.” – Esdras Moreira

“Antes era uma questão competitiva, precisávamos ter dados para sermos competitivos, para estar um passo à frente, para poder acertar uma medida da empresa. Hoje, além disso, é para podermos fazer a construção de uma rota de forma tão rápida quanto os cenários (atuais) exigem.” – Esdras Moreira

Data driven: cultura organizacional voltada para dados, colocando-os no centro de todo o planejamento estratégico e tomada de decisões.

“Hoje os dados não são o que falta. O que falta é a inteligência de juntar tudo isso e criar um estigma de negócio onde consigamos ter áreas de negócio mais próximas da equipe de tecnologia.” – Douglas Scheibler

“Empodere pessoas para criar conteúdo analítico.” – Gartner, 2019

“Todas as empresas serão de tecnologia, mas podem entregar o produto que até então fabricam.” – Esdras Moreira

“Se eu tiver menos recursos, eu preciso usar mais dados.” – Douglas Scheibler

“Um dos grandes problemas da informação é poder. Quem tem informação tem poder. […] O Analytics começa a quebrar isso.” – Douglas Scheibler

Como as organizações usam suas informações

Clássico

  • Baixa visualização dos dados;
  • Muitos reports e planilhas;
  • Dados descentralizados;
  • Gestão por “achismo”;
  • 80% tabulando dados, 20% analisando

Orientado a dados

  • Visualização diária e em tempo real;
  • Recursos de ações automatizados;
  • Dashboards, cockpits, gestão por exceção;
  • Hipóteses validadas por dados;
  • Base de dados centralizada e automatizada;

Orientado a dados + IA

  • Modelos de Machine Learning para gerar cenários;
  • Descobertas automatizadas;
  • Humanização da entrega de informações;
  • Dados cognitivos sendo gerados constantemente;

Evolução da maturidade – a partir dos dados

  • Escalando dados: ter dados qualificados, que possam fazer sentido para o negócio
  • Data Driven Culture: adaptar a cultura a ser orientada a dados, processo que acontece de forma progressiva.
  • Transformação Digital

Iniciando uma Cultura Data-Driven

Como aplicar

  1. Sensibilização
  2. Automação
  3. Treinamento
  4. Compartilhamento

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: