Na nova era digital, os dados são o novo petróleo. A todo o momento, consumidores produzem dados e deixam suas pegadas digitais por onde navegam. Entender esses dados para extrair informações concretas e precisas sobre seus clientes, seu mercado e sobre o cenário global.
Uma das formas de fazer isso é através de uma jornada orientada a dados, apoiada por tecnologias e ferramentas como BI, Analytics, Big Data e áreas como a Ciência dos Dados.
Na 14ª edição da Talk Introduce nosso CEO Esdras Moreira convida Douglas Scheibler, CEO & Founder da BIMachine, para falar sobre o tema “Implementando uma jornada orientada a dados” trazendo conhecimentos sobre BI, Analytics, Big Data, Cultura dos Dados, Ciência de Dados, Machine Learning e muito mais.
Acompanhe também a Talk Introduce #14 sobre Filosofia Lean
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Principais Insights
“Precisamos ter dados, precisamos ter fundamentos baseados em estatísticas.” – Esdras Moreira
“Antes era uma questão competitiva, precisávamos ter dados para sermos competitivos, para estar um passo à frente, para poder acertar uma medida da empresa. Hoje, além disso, é para podermos fazer a construção de uma rota de forma tão rápida quanto os cenários (atuais) exigem.” – Esdras Moreira
Data driven: cultura organizacional voltada para dados, colocando-os no centro de todo o planejamento estratégico e tomada de decisões.
“Hoje os dados não são o que falta. O que falta é a inteligência de juntar tudo isso e criar um estigma de negócio onde consigamos ter áreas de negócio mais próximas da equipe de tecnologia.” – Douglas Scheibler
“Empodere pessoas para criar conteúdo analítico.” – Gartner, 2019
“Todas as empresas serão de tecnologia, mas podem entregar o produto que até então fabricam.” – Esdras Moreira
“Se eu tiver menos recursos, eu preciso usar mais dados.” – Douglas Scheibler
“Um dos grandes problemas da informação é poder. Quem tem informação tem poder. […] O Analytics começa a quebrar isso.” – Douglas Scheibler
Como as organizações usam suas informações
Clássico
- Baixa visualização dos dados;
- Muitos reports e planilhas;
- Dados descentralizados;
- Gestão por “achismo”;
- 80% tabulando dados, 20% analisando
Orientado a dados
- Visualização diária e em tempo real;
- Recursos de ações automatizados;
- Dashboards, cockpits, gestão por exceção;
- Hipóteses validadas por dados;
- Base de dados centralizada e automatizada;
Orientado a dados + IA
- Modelos de Machine Learning para gerar cenários;
- Descobertas automatizadas;
- Humanização da entrega de informações;
- Dados cognitivos sendo gerados constantemente;
Evolução da maturidade – a partir dos dados
- Escalando dados: ter dados qualificados, que possam fazer sentido para o negócio
- Data Driven Culture: adaptar a cultura a ser orientada a dados, processo que acontece de forma progressiva.
- Transformação Digital
Iniciando uma Cultura Data-Driven
Como aplicar
- Sensibilização
- Automação
- Treinamento
- Compartilhamento