Insights para sua Transformação Digital

BPO X BTO: Quais as diferenças?

Por conta da volatilidade do mercado comercial, as empresas estão à procura das melhores soluções para resolver seus problemas internos.

Para isso, atualmente, existem diversas estratégias disponíveis voltadas à melhoria dos processos internos e a otimização deles.

É o caso do BPO e do BTO, que são estratégias desenvolvidas para otimizar a gestão das empresas atuais.

Ambas estão ligadas à terceirização de setores, mas seus conceitos são distintos.

Quer saber diferenciar o conceito dessas estratégias?

Neste artigo, explicaremos a como diferenciá-los e também suas vantagens!

O que é BPO?

O BPO é uma sigla para Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócios, em tradução PT-BR).

Muito conhecido em empresas de grande porte.

Essa estratégia acontece quando a empresa terceiriza os processos internos que não estão totalmente ligados ao seu negócio principal.

Geralmente, as empresas contratam uma prestadora BPO para setores como a administração e os Recursos Humanos.

Dessa forma, uma empresa terceirizada será responsável por todos os processos internos de tal setor.

Contratando uma prestadora BPO, a empresa poderá manter o foco na atividade principal de sua empresa, ao invés de se preocupar com outros setores.

Em suma, o objetivo do BPO é fazer com que a empresa tire menos uma responsabilidade de seu colo e foque nos setores principais de seu ramo.

Vantagens do BPO

Embora a estratégia BPO seja muito conhecida em grandes empresas, a decisão de contratação desse serviço ainda deve ser estudada.

Isso porque, a contratação de uma prestadora BPO impacta diretamente o modelo de negócio, estrutura financeira e a cultura da empresa.

Sabendo disso, nós separamos os benefícios que um BPO oferece às empresas.

Sendo eles:

  • Otimização e Produtividade: Quando uma empresa contrata os serviços de uma prestadora BPO, ela terá mais otimização e produtividade em diversos setores de seu negócio.
  • Agilização de Processos: Uma prestadora BPO é qualificada e apta em processos internos, e um de seus maiores benefícios é a agilização de processos.
  • Custo Benefício: Dependendo da prestadora contratada, a empresa poderá gastar até menos com seus profissionais e ainda terá direito a uma equipe extremamente habilitada.

O que é BTO?

O BTO é uma sigla para Business Transformation Outsourcing (Terceirização de Transformação do Negócio, em tradução PT-BR).

Diferentemente do BPO, essa estratégia pensa muito além do que só uma terceirização.

Como já diz o nome, o BTO proporciona uma transformação robusta em um negócio. Ele procura soluções para problemas além do BPO.

O objetivo principal de uma prestadora BTO é remodelar e automatizar os processos internos de uma empresa, proporcionando uma eficiência operacional.

Portanto, ela oferece transformações em processos internos, soluções de transição empresarial e soluções de negócio.

Vantagens do BTO

Tanto o BTO quanto o BPO oferecem às empresas a possibilidade de focarem somente em setores que realmente necessitam atenção.

No entanto, as vantagens do BTO são diferentes do BPO, já que o mesmo consegue ir além da terceirização.

Oferecendo até mesmo vantagens de transformação digital.

Portanto, seus benefícios são:

  • Reestruturação do modelo de negócio: Uma prestadora BTO consegue realizar a reestruturação por completo de uma empresa, já que ela identifica os problemas internos detalhadamente.
  • Rentabilidade: Quando o assunto é rentabilidade, o BTO é a resposta, já que as prestadoras também são extremamente qualificadas em setores como contabilidade, departamento pessoal, recrutamento e outros.
  • Organização dos processos internos: Como o BPO, o BTO também consegue manter alinhado os processos internos, mas por fazerem uma análise mais profunda, eles conseguem ser mais eficazes.

Ambas estratégias são muito bem-vindas no mercado empresarial.

Embora tenham conceitos diferentes, elas dão o nome quando o assunto é terceirização.

Por que contratar serviços BTO?

Os serviços BTO poderão ser a chave do alavancamento de resultados da sua empresa, já que ele proporciona uma liberdade a mais para o negócio.

Uma das vantagens principais do BTO é a possibilidade de reduzir os investimentos, tanto em capital, infraestrutura e software quanto em treinamento.

Em outras palavras, é a possibilidade de reduzir os gastos de sua empresa. Dessa forma, você pode direcionar seu capital para outras atividades que necessitam atenção.

O BTO é essencial para empresas que possuem recursos, experiência e vontade de otimizar suas soluções tecnológicas e processos de negócio.

Visando se manterem gigantes no mercado.

Como BPO e BTO se diferenciam?

Embora os dois andem na mesma linha de raciocínio, existe uma grande diferença entre o BPO e o BTO.

Enquanto um foca em processos internos de RH, TI e Jurídico, o outro é mais direcionado para processos que geram receita à empresa.

Portanto, a escolha de cada um dependerá da necessidade da empresa e, também, do que as prestadoras desses serviços oferecem.

Existem prestadoras de BPO e BTO que oferecem diversos serviços para se tornarem referência no mercado.

Por exemplo, algumas prestadoras desses serviços acabam gerenciando até mesmo o setor de comunicação da empresa, oferecendo opções de newsletter para o contratante.

No entanto, isso dependerá da prestadora que a empresa escolher.

Cada uma possui seu diferencial, algumas até oferecem softwares de otimização de processos.

Por que terceirizar o BPO e BTO?

A terceirização de setores é muito benéfica aos negócios, principalmente, se sua empresa está em processo de crescimento.

Com os prestadores de BPO e BTO, você consegue focar nas atividades principais da sua empresa, tirando os processos internos da sua responsabilidade.

Com a terceirização BPO, uma empresa terá direito a uma otimização completa em setores como o RH e o administrativo.

Já com o BTO, a empresa pode ter uma reestruturação geral no modelo de negócio e, melhor ainda, uma redução de custos.

Conclusão

Ao decorrer do artigo, vimos que a terceirização de setores através do BPO e BTO podem ser muito benéficas a uma empresa.

Portanto, se você está à procura de tranquilidade e alavancagem de resultados, essas estratégias são essenciais para você.

No entanto, recomendamos que você analise a estrutura do seu negócio para poder escolher a melhor estratégia para o seu empreendimento.

Quer ter mais dicas para otimizar os processos internos da sua empresa?

Entre em contato com a gente e conheça mais nossas soluções em Outsourcing.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: