Insights para sua Transformação Digital

5 mitos sobre a segurança da informação

Hoje falaremos 5 mitos sobre a segurança da informação.É impossível negar que, constantemente, os crimes cibernéticos ocorrem nas empresas, provocando prejuízos de ordem financeira e até mesmo o vazamento de informações confidenciais.

Por isso, é necessário entender os mitos que rodeiam a segurança da informação para saber como aplicar ações estratégicas e proteger o seu negócio.

Pensando nisso, vamos esclarecer no artigo de hoje 5 mitos sobre a segurança da informação nas empresas:

1. Minha tecnologia é muito antiga

Um grande mito. O que mais acontece no ambiente corporativo é que os computadores não são atualizados e apresentam lentidão e mau funcionamento. Isso ocorre porque as atualizações de programas e do sistema operacional são necessárias para a correção de erros e o aprimoramento do sistema.

Por não haver o hábito de manter seu sistema devidamente configurado e atualizado, o gestor acaba considerando a sua tecnologia obsoleta e lenta, o que nem sempre é verdadeiro.

Para corrigir esse problema, basta manter sistemas e equipamentos sempre com a atualização em dia. Isso diminui as vulnerabilidades e faz com que a segurança da informação na empresa seja muito mais eficaz.

2. A maioria dos ataques e ameaças virtuais é muito sofisticada

Pelo contrário, a maioria dos ataques e ameaças virtuais são simples e têm como porta de entrada o próprio descuido do usuário, que não se preocupa em fazer uma senha forte; mantém seu computador logado, mesmo após o uso; clica em links de e-mails de spam e são descuidados de forma geral, o que é um prato cheio para hackers.

Para evitar esse tipo de problema, nem sempre a empresa precisa investir em sistemas caros de proteção. Muitas vezes, a implantação de uma política interna e o treinamento dos funcionários é mais eficiente e custa muito menos.

3. Controles de rede não são úteis, já os ataques ocorrem no nível 7 das aplicações

Não. Se algum vendedor de aplicativos voltados para a segurança da informação disse isso, provavelmente foi para vender o seu próprio peixe. Mas isso é apenas mais um mito.

Um firewall ativo, por exemplo, consegue bloquear esse tipo de ataque sem maiores problemas, já que, por meio do gerenciamento e configuração do sistema, os ataques nível 7 são automaticamente barrados pelo sistema.

4. É preciso pagar caro para evitar ataques à segurança da informação na empresa

Felizmente, não. Algumas pequenas e médias empresas — PME’s — investem pesado em segurança para blindar seus sistemas contra ataques e vulnerabilidades.

Na prática, não é necessário gastar tanto dinheiro e recursos para proteger os dados e informações confidenciais. Basta ter um sistema de proteção adequado ao perfil do seu negócio e utilizá-lo corretamente.

A própria empresa que fornece o sistema para a segurança da informação aplica periodicamente atualizações e novos pacotes, a fim de diminuir as vulnerabilidades do sistema ao máximo.

5. Políticas de utilização da tecnologia corporativa não funcionam

Mito, a menos que o gestor não fiscalize as políticas de utilização da tecnologia impostas pela empresa.

Essas políticas são necessárias para que os colaboradores saibam como devem utilizar a internet e as tecnologias disponíveis, de forma responsável, o que diminui bastante a possibilidade de ataques e invasões por parte de criminosos virtuais e pessoas mal-intencionadas.

Além desses, existem vários outros mitos sobre a segurança da informação nas empresas, o que impede várias ações estratégicas e importantes serem tomadas. Nesse caso, o melhor caminho é sempre pesquisar a respeito do assunto, separando o que é verdadeiro do que não é, e utilizar a tecnologia a favor do seu negócio!

Gostou do nosso artigo de hoje? Já ouviu algum outro mito sobre a segurança da informação que não está nesta lista? Então deixe seu comentário!

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Sua empresa não tem antivírus? Saiba que riscos ela está correndo

Sua empresa não tem antivírus? Nos dias de hoje, algumas pessoas ainda se dão ao luxo de usar computadores pessoais sem antivírus, provavelmente por não manterem absolutamente nenhum arquivo importante na máquina. Por outro lado, quando falamos do mundo corporativo, é inimaginável pensar em um cenário em que ele não seja utilizado. Achou curioso? Pois saiba que vírus de computador pode não apenas causar uma severa perda de dados para a sua empresa, mas iniciar situações que podem acarretar muitos prejuízos para o seu negócio.

Leia Mais »