Insights para sua Transformação Digital

Entenda como o reconhecimento de voz pode aumentar sua produtividade

A tecnologia de reconhecimento de voz já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. A combinação da fala com os avanços tecnológicos possibilita que, atualmente, realizemos tarefas diárias usando simples comandos de voz.
Essas tarefas vão desde responder perguntas de segurança do banco por telefone e realizar pesquisas online, até solicitar ao assistente virtual do smartphone que defina um lembrete ou dite uma lista de tarefas para nossos dispositivos móveis. É muito provável que você, como gestor de TI, já tenha executado algumas dessas ações no seu dia a dia.
Mas você sabe como pode usar essa tecnologia para aumentar a sua produtividade? Neste post você vai conferir algumas dicas valiosas!

Como o reconhecimento de voz se relaciona com a produtividade?

As ferramentas de reconhecimento de voz e os assistentes virtuais definitivamente se tornaram coadjuvantes consideráveis no dia a dia das pessoas mais conectadas — um profissional 4.0 já sabe disso. Na verdade, esses gadgets podem ajudar você a fazer mais enquanto cuida de tarefas mais complexas.
Um recente estudo da Cisco, realizado com 2.270 executivos de 10 países diferentes, indicou que mais da metade dos entrevistados estão otimistas com essas tecnologias — 57% acreditam que os assistentes virtuais podem aumentar a produtividade no trabalho.
Veja, a seguir, algumas formas descomplicadas de utilizar essas ferramentas para aumentar a sua produtividade.

Escreva menos e fale mais com aplicativos prontos para ditado

Atualmente, é possível evitar o uso de caneta e papel para fazer aquelas anotações tão necessárias. Isso porque vários aplicativos podem reconhecer sua fala e permitir que você use o microfone do smartphone ou do notebook para que o software capture o que você quer deixar registrado. Essa aplicação é chamada de Speech Recognition System.
Se você tiver um smartphone Android, por exemplo, pode ativar o Google Assistente. Ele ainda permite que você escreva e-mails por meio da sua voz no aplicativo do Gmail. O mesmo pode ser feito com a Siri, da Apple.

Ative a Cortana para lembrá-lo de tarefas ou compromissos

Como muitas pessoas, você pode perder tempo quando se sobrecarregado ao tentar descobrir se esqueceu de realizar alguma tarefa importante.
Felizmente, se você for um usuário do Windows, a Cortana — a assistente ativada por voz da plataforma — facilita a configuração de lembretes assim que você pensar neles.

Use a função de tempo de viagem da Alexa para planejar seu caminho

Antes de pegar a estrada para ir àquela reunião indispensável com um cliente, considere a possibilidade de ativar a função de tempo de viagem da Alexa — a assistente virtual da Amazon — para estimar o tempo em trânsito. É só dizer o seu ponto de origem e destino, e a aplicação fornecerá informações que poderão ajudá-lo a planear o resto do seu dia ou durante o caminho.

Personalize sua agenda diária com o Assistente do Google

Você sabia que, configurando o Google Assistente e dizendo “Bom dia”, você pode obter um resumo do seu dia? É verdade, mas a configuração padrão fornece muitas informações que talvez você não precise ou queira.
É por isso que é uma boa ideia especificar o tipo de informação que ele deve fornecer. Existem cinco opções que o Google Assistente pode dizer:

  • detalhes sobre o seu trajeto;
  • a próxima reunião na sua agenda;
  • notícias a partir das suas fontes preferidas;
  • lembretes;
  • detalhes sobre o clima.

Deixe que os assistentes virtuais leiam seus e-mails

Por mais essencial que seja, a sua caixa de entrada pode, em poucos instantes, se tornar uma perda de tempo, já que é muito fácil nos perdermos enquanto navegamos pelas mensagens arquivadas ou aquelas que recebemos na noite anterior.
No entanto, se você tiver um produto da Apple com a Siri habilitada ou utilizar o Google Assistente, você pode executar uma tarefa prioritária enquanto um desses assistentes lê seus e-mails.
Em outras palavras, todas essas dicas são excelentes exemplos de como as ferramentas de reconhecimento de voz e os assistentes virtuais mais populares atualmente podem facilitar o dia a dia na sua atuação como gestor. Você já está preparado?
Quer dar um upgrade nos resultados da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos facilitar esse caminho!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: