Insights para sua Transformação Digital

Os 5 segredos para atrair e manter talentos em TI

Um dos maiores desafios de profissionais de recursos humanos é atrair e manter talentos em TI, área famosa pela alta rotatividade e particularidades do recrutamento. Mas existem boas práticas que podem dar conta do recado.
O importante é entender que a TI tem profissionais com um perfil diferente das demais áreas de uma empresa; é preciso respeitar essas peculiaridades.
Frente a isso, continue lendo e descubra 5 segredos para atrair e manter talentos em TI na sua empresa.

1. Seja flexível para atrair e manter talentos em TI

É verdade, muitas empresas torcem o nariz quando se fala em flexibilizar as coisas para os colaboradores, especialmente quando falamos em consultorias de TI, que precisam seguir as regras dos clientes onde estão alocados. Mas em um mercado dinâmico como o de tecnologia, é bom fazer algumas concessões em nome do bem-estar e da satisfação do time.
Um exemplo adotado por várias empresas é a sexta casual; prática em que o uniforme e as regras de vestimenta são dispensados no último dia útil da semana. Às vezes, é permitido usar bermudas — principalmente durante o verão.
Esse é o tipo de benefício que não exige investimento e tem um grande retorno em termos de satisfação do colaborador!

2. Seja claro quanto às expectativas sobre ele

Profissionais de TI não têm problemas quanto à pressão no trabalho e quanto às cobranças, pois elas são constantes nesse tipo de função. Mas é necessário ser transparente e colocar as cartas na mesa desde o começo. Seja claro e objetivo quanto ao que espera do profissional de TI, para que ele entenda o quão produtivo precisa ser.

3. Estimule-os com situações desafiadoras

Já ouviu falar em Hackathons? São uma espécie de maratona de hackers — encontros de programadores, com regras para resolver alguns desafios em um tempo limitado. É comum que, em um dia, surjam protótipos de soluções para problemas que demorariam meses em situações normais de trabalho.
Hackathons são exemplos de como os desafios são estimulantes para os profissionais de TI, que se mobilizam e se desdobram na iniciativa de encontrar soluções para problemas cada vez mais complexos no trabalho.
E é claro que os desafios nos levam ao próximo segredo para atrair e manter talentos de TI na sua empresa:

4. Reconheça e recompense bons profissionais

A mente dinâmica do profissional de TI sabe muito bem qual é o seu valor. Como todo profissional que se preza, ele gosta de ser reconhecido. Porém, quando falamos de uma classe que adora desafios, o reconhecimento e a recompensa financeira precisam fazer jus às conquistas, principalmente quando se fala de profissionais de gestão TI.
Ofereça bônus por desempenho, busque opções de remuneração progressiva que privilegiem a produtividade e performance. O pensamento lógico desse tipo de profissional está muito acostumado à relação de causa e efeito de tudo ao seu redor. Portanto, quanto maior a recompensa, melhor o desempenho.

5. Invista na capacitação profissional de seu time

Profissionais de tecnologia estão sempre estudando e se atualizando para acompanhar o seu mercado, que é extremamente frenético. Oferecer capacitação para os talentos de TI representa preocupação e investimento na sua melhoria constante, algo muito valorizado nessa área.
A capacitação pode abordar:

  • ferramentas de trabalho;
  • metodologias de desenvolvimento;
  • técnicas de gestão de tempo;
  • tudo mais o que agregar valor ao trabalho desses profissionais.

O investimento em capacitação dos profissionais de TI se paga rapidamente, pois a evolução desse tipo de colaborador acompanha a valorização do seu trabalho. O trabalhador mais capacitado é mais eficiente, tem melhor desempenho e ganha mais reconhecimento. Eis um cenário onde todos ganham!
Então o que achou do artigo 5 segredos para atrair e manter talentos em TI ? Agora que compartilhamos com você alguns segredos de como atrair e manter talentos em TI, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, mais dicas sobre administração e gestão de TI para a sua empresa. E até o próximo artigo exclusivo!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Glossário para você ficar bem na TI

Glossário de TI – Fique por dentro das palavras, termos, conceitos mais usados dentro da área de informática e tecnologia. Use esse material sempre que tiveres dúvida, consulte aqui, e tenha a resposta da sua dúvida.
Comente, sugira, colabore com a gente.

Leia Mais »