Insights para sua Transformação Digital

O que é Data Warehouse e quais seus benefícios?

O processo de digitalização do mercado trouxe grande benefício para os mais diversos tipos de empreendimentos. Principalmente na forma de lidar com o público. Trouxe também novas responsabilidades e equipamentos para lidar com isso, como o Data Warehouse.

Até porque esse processo de mudança no setor comercial está diretamente associado às novas tecnologias que se colocam presentes no mercado, resultando em mudanças para todos aqueles envolvidos em uma transação comercial, tanto ao público como às empresas.

Com a presença também de ferramentas que podem ser usadas para a ligação entre ambos os campos. No que é capaz de melhorar os índices de venda de um negócio, ao mesmo tempo que opera com a melhor experiência possível para o consumidor.

Tal como uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, que por meio dos canais digitais pode desenvolver uma nova e mais eficaz estratégia de comunicação, usando de plataformas virtuais para alcançar uma maior visibilidade diante do seu público-alvo.

Mais do que isso, é possível também oferecer novas formas de comércio para tais públicos, permitindo com que um cliente consiga fazer uma encomenda de produtos de limpeza para a sua rede de hotéis de forma frequente, diretamente do site de tal empresa.

Um processo de mudança das atividades comerciais que é cada vez mais comum, com os diferentes empreendimentos estando em busca de encontrar novas formas de se otimizar suas atividades comerciais, influenciando assim no seu número de vendas alcançadas.

Tudo faz parte de um processo nos quais os serviços de informatica se tornam cada vez mais necessários, de forma a acompanhar esse procedimento de mudança que se encontra hoje na sociedade como um todo, trazendo assim novas obrigações ao comércio.

Como na manutenção de plataformas que possam ser úteis para garantir essa interação digital entre o público e as empresas. Elas que lidarão com uma série importante de dados, tanto da empresa como dos clientes, sendo importante saber como gerenciá-las.

Nesse sentido, surge a relevância de compreender como funcionam os programas que lidam com o armazenamento e gestão de tais informações, para que o seu negócio encontre as melhores possibilidades para uma boa administração de tal empreendimento.

Data Warehouse: uma ferramenta de armazenagem

Sendo possível para uma companhia ter acesso a um número grande de informações, a partir do momento em que tal negócio passa a lidar com plataformas digitais, ela precisa saber então sobre como lidar corretamente com esse nível amplo e crescente de dados.

Até porque o cenário digital vem crescendo em uma frequência cada vez maior, acompanhando o número crescente de usuários que passam a se posicionar na internet, em busca de acessarem novos programas, diante das facilidades presentes na rede.

Sendo mais prático para uma empresa que trabalha com o ramo da exportação conseguir se comunicar com o seu público de clientes e usuários interessados. Seja apresentando os seus serviços ou com a contratação deles, como em uma encomenda internacional.

Um tipo de prática que vemos sendo facilitada através das plataformas digitais, o que acaba por aumentar o número de transações entre os mercados internacionais, diante da possibilidade de se comprar algo diretamente de uma loja na China, por exemplo.

E para uma transação de tamanha distância, mostra-se presente um alto número de informações, envolvendo diversos dados do clientes, sejam informações para a entrega ou até mesmo seus dados bancários, a serem utilizados em uma compra via cartão de crédito.

Um tipo de relação que faz necessário com que as empresas que buscam crescer sua relevância na internet saibam também a maneira correta de lidar com tantas informações, utilizando então de ferramentas e programas que possam ser úteis nesse tipo de gestão.

O que acaba por destacar softwares conhecidos como Data Warehouse, um termo que pode ser traduzido literalmente como um armazém de dados. Um estoque digital que pode ser útil para diversos mercados, como uma empresa de consultoria ambiental.

Auxiliando tal companhia a reunir em um só espaço um conjunto de informações que podem abranger o público de uma empresa, a relação dessa empresa com seus fornecedores e parceiros comerciais, entre outros tipos de conexão no mercado.

Com a função de um Data Warehouse sendo de reunir e administrar uma série de dados e sistemas digitais que podem ser necessários para que um negócio consiga lidar com suas estratégias por meio da internet, através de fatores como:

  • Planilhas;
  • Dados dos clientes;
  • Sistemas de automação de marketing;
  • Sistemas de transações comerciais;
  • Programas de gestão do cliente.

 

Entre outros tipos de dados e programas que podem ser importantes para a gestão de um negócio a partir das plataformas digitais. Fazendo do Data Warehouse um tipo de sistema complexo, capaz de reunir uma série de informações benéficas para um empreendimento.

Algo de grande utilidade para que um projeto de usina hidrelétrica consiga lidar melhor com os públicos e mercados com que se relaciona, traçando então melhores estratégias para criar uma relação com essas audiências, aumentando seu índice de dados recolhidos.

Trazendo uma importância em conhecer as facilidades trazidas por um Data Warehouse, assim como esse tipo de programa se relaciona e se diferencia de outros tipos de conceitos associados à ideia de se coletar e administrar informações relevantes para tal negócio.

Modelos similares ao Data Warehouse

Esse programa de armazenamento de dados lida com uma plataforma complexa de informações, permitindo então com que uma empresa consiga ter a melhor gestão possível para os seus negócios, através de uma análise sobre como tais informações se relacionam.

Fazendo assim com que o Data Warehouse tenha proximidade com o modelo de Banco de Dados. Um termo associado a qualquer tipo de programa que envolve um armazenamento de informações, porém sem a mesma complexidade conectada ao Warehouse.

A diferença entre os dois se dá justamente na forma com que essas informações podem ser úteis para a gestão de um negócio. Como uma clínica que realiza um laudo ergonômico, liberando os funcionários de uma empresa para o trabalho.

Enquanto um banco de dados lida com as informações referentes a esse paciente, um Data Warehouse trabalha com um objetivo mais claro, organizando tais dados em um sistema que aponte melhores oportunidades junto ao encontro de novos clientes para tal clínica.

Junto a isso existem também os Data Lakes, sendo um conceito similar ao Warehouse, porém com um número dados a serem manipulados e atualizados com uma menor frequência. Diferentemente, por exemplo, de uma grande loja com centenas de vendas diárias.

Com o conhecimento adequado acerca de tal conceito, é possível então saber como adotá-lo para o seu negócio, diante da importância que essa gestão de dados complexos pode representar para o sucesso de um empreendimento no mercado digital atual.

Principalmente em relação aos benefícios a serem conquistados.

Pontos benéficos do Data Warehouse ao seu negócio

Ao adotar tal tipo de programa na gestão do seu negócio, é possível ter acesso a um conjunto de dados que podem ser úteis para a sua administração, e como consequência disso alcançar uma série de vantagens para esse empreendimento, como:

Foco maior em vendas

A administração de um negócio atualmente depende muito do uso de aplicações digitais, para que seja possível alcançar melhores oportunidades no mercado. Nesse sentido, organizar seus dados com um foco em vendas, pode ajudar a melhor alcançá-los.

De forma similar com que um balão publicitário pode aumentar a visibilidade de um produto dentro de uma loja. O acesso fácil a certas informações pode ajudar a otimizar as atividades comerciais de um negócio.

Integração entre equipes

O sucesso de um empreendimento está também na prosperidade entres as suas mais variadas equipes, destacando-se também a integração entre elas, como o setor de marketing e vendas, que podem reunir suas informações a partir desse sistema.

Sistema de fácil acesso

Outro ponto positivo em digitalizar as informações da sua empresa é por causa da facilidade em acessar tais dados, com o programa de Data Warehouse se destacando por causa de sua plataforma intuitiva e de fácil acesso, independentemente da posição dos seus usuários.

Segurança

Por lidar com informações importantes para o público e para as empresas, é importante também garantir a proteção desses dados, algo mais fácil de ser conseguido, através de programas que lidam com diversos sistemas de segurança, garantindo tal proteção de dados.

Escalabilidade

Por fim, é possível destacar também o processo de escalabilidade trabalhado por esses sistemas, permitindo uma melhor gestão de dados na medida em que o volume de dados cresce, ao acompanhar a ampliação de uma empresa de filmagem com drone profissional.

Tendo um número de clientes, de dados, de responsabilidades, mas também de lucros a serem alcançados por tal empreendimento. Tudo ao adotar um sistema de Data Warehouse junto aos seus negócios, que por meio de tais benefícios alcança melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos:

Cloud Security

O que é Cloud Security?

A computação em nuvem é a entrega de serviços hospedados, incluindo software, hardware e armazenamento, pela internet. Os benefícios de implementação rápida, flexibilidade, custos iniciais

Leia Mais »