Insights para sua Transformação Digital

Trabalho Remoto em 8 dicas práticas

Embora o home office seja a opção mais viável em virtude de toda a tecnologia que temos disponíveis e que não se concentra apenas na esfera corporativa, estabelecer um escritório em casa requer preparo.

Trabalhar fora do ambiente corporativo envolve muito mais do que usar roupas confortáveis e estar conectado a uma rede WiFi. Também requer Cultura de Colaboração voltada para a segurança da informação.

Há muito tempo falamos sobre a importância para a continuidade dos negócios de possuir estratégias de home office priorizando as políticas de segurança, em especial em momentos de crise.

Para contribuir com essa aliança em prol do assunto, separamos 8 dicas práticas para estabelecer home office com segurança e praticidade.

1. Utilize ferramentas de colaboração online

É incrível fazer sessões de co-criação e gerar ideias em grupo. O trabalho colaborativo é muito interessante e são dessas comissões que nascem grandes soluções. 

Levando isso para o ambiente corporativo online, é imprescindível ter tudo anotado/documentado fixamente para consultas, para a colaboração de outras pessoas e, principalmente, para dar continuidade ao que foi desenvolvido. Isso é válido também para revisões de textos, trabalhos visuais e as demais outras atividades.

2. Está tudo no ar, mesmo

Você pode acessar os arquivos e sistemas da empresa no ar! Quer dizer, na nuvem! Com as soluções de Drives de Equipe do Google Workspace e SharePoint do Office 365, os colaboradores podem acessar os arquivos e sistemas da empresa a partir de qualquer dispositivo permitido com segurança e, de bônus, em conformidade com as legislações de proteção de dados

3. Leve a central telefônica do escritório para casa 

No dia a dia do escritório, é inevitável a utilização de linhas telefônicas fixas para falar com clientes, fornecedores, ou mesmo com outras filiais da empresa. 

Com as soluções de VoIP, é possível montar toda a central telefônica na nuvem permitindo que os colaboradores utilizem-na a partir do computador, tablet ou smartphone desde que estejam conectados à uma rede wireless e logados no domínio da empresa. 

Na Introduce, utilizamos a solução VoIP que grava as ligações para viabilizar o trabalho home office. 

4. Fale com a equipe de onde estiver

A comunicação é imprescindível para o bom funcionamento de qualquer negócio. Pelo fato de que as pessoas estão privadas de realizar reuniões presenciais, a comunicação deve ser ainda mais assertiva e registrada. Os colaboradores podem se comunicar entre si por chats, vídeo chamadas, e-mails e mais dentro de domínios controlados através de soluções Google Meet do Workspace e o Microsoft Teams do Office 365.

5. Faça acompanhamentos (checkpoints) frequentes

Alinhamentos frequentes são necessários para compreender em como e o que está acontecendo no andamento do projeto. Entender as responsabilidades de cada um e, principalmente, quais as causas que têm impedido o prosseguimento das tarefas é essencial para o desempenho de uma equipe conectada. Avaliações como essas economizam tempo e trazem eficácia a todas as situações mais complexas. 

6. Esteja protegido contra qualquer vírus 

Os hackers estão a todo o momento buscando na mobilização dos escritórios em casa uma brecha para espalhar vírus cibernéticos, tal como o Cryptolocker contaminar os arquivos e sistemas da empresa.

Por isso, é indispensável que os colaboradores possuam soluções Endpoint. Especialmente se este for integrado ao Firewall da empresa, tal como nas soluções fornecidas pela Sophos, VPN e DLP disponível a partir da versão Business do Google Workspace e proteção para a rede wireless.

7. Dividindo para conquistar! 

A existência de muitas pessoas em um projeto traz muita complexidade na comunicação interna e externa à equipe. Uma ótima estratégia para amenizar essa situação é quebrar um grupo grande em subgrupos, mantendo poucas pessoas trabalhando de perto e altamente alinhadas conforme as tarefas estabelecidas.

Conforme o projeto vai evoluindo, o progresso vai sendo disponibilizado às outras equipes em forma de updates. Dessa maneira, a agilidade é garantida e objetivada na tomada de decisões.

8. Controle acessos

É necessário que todos tenham acesso aos sistemas e arquivos da empresa, mas nem todos precisam ter acesso a TUDO. Além disso, é importante que os colaboradores estejam alinhados às políticas de segurança da empresa, para as quais o negócio pode contar com um parceiro especializado em sua elaboração.

A Introduce é especialista em soluções de tecnologia voltadas para a segurança digital e atua há mais de 6 anos no mercado com a elaboração e implementação de políticas de segurança da informação.

Conte conosco para o crescimento dos negócios com segurança.

Sua empresa adota alguma dessas soluções para o trabalho remoto? Compartilhe com a gente!

Leve seu negócio a um novo nível com a Introduce e potencialize seus processos operacionais com segurança e melhor aproveitamento de recursos. Contate nossos especialistas e aproveite o melhor das soluções para a sua organiza!

Home Office em 5 dicas de práticas corporativas. Assista o vídeo sobre Trabalho Remoto.

 

Home Office em 5 dicas de práticas corporativas. Assista o vídeo sobre Trabalho Remoto.

Programe-se para estar conectado conosco a partir 19h em nossos canais no
YoutubeFacebook e Instagram e traga seus questionamentos, insights para colaborar com esse crescimento.

 

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: