Insights para sua Transformação Digital

O que é a tecnologia GPON?

Com o avanço da era digital, as informações se propagam de maneira expressivamente rápida, uma massiva quantidade de dados são gerados ao mesmo tempo provindos de diversos dispositivos, diversos deles sendo dispositivos IoT, que muitas vezes concentrados no mesmo local. 

A nova dinamicidade digital, no entanto, também demanda uma conexão rápida, capaz de oferecer aos usuários o acesso a todas as possibilidades da nova era na velocidade em que elas acontecem. Nesse sentido, muitas tecnologias estão surgindo e evoluindo. Uma delas é a GPON, tecnologia de fibra óptica que traz maior conectividade, velocidade e uma grande economia aos seus usuários.

Conheça mais sobre esta revolucionária tecnologia. 

O que é a GPON?

A tecnologia de cabeamento estruturado GPON ou Rede Óptica Passiva Gigabit é a evolução da tecnologia PON (Rede Óptica Passiva) que existe desde 1990, a qual também é uma evolução da arquitetura de rede FTTH (fiber -to-the-home) que se baseia na recepção de sinais ópticos (sinais de luz) e independe de fontes de externas de energia elétrica  para funcionar. 

A GPON é uma rede óptica que trabalha com um tráfego acima de 1Gbps (Gigabit por segundo) sendo uma tecnologia capaz de oferecer uma infraestrutura de rede de velocidade mais alta, com maior durabilidade e menos custos.  A GPON também é uma rede escalável e permite que uma única fibra desempenhe as funções de várias fibras dando aos usuários a capacidade de manter uma quantidade maior de serviços funcionando em uma única rede de dados de fibra óptica. 

Dessa forma, a GPON é considerada uma rede de fibra óptica capaz de ser personalizada e que oferece também – além de uma alta capacidade de transmitir grandes quantidades de dados com mais velocidade – alta disponibilidade para serviços baseados em IP. 

Como funciona?

Para entender como a tecnologia GPON funciona é necessário conhecer os componentes que fazem parte do processo. São eles:

  • OLT – Terminal de Linha Óptica: gerencia o sistema dá a interface à rede. Este terminal pode ser descentralizado ou estar em uma central de serviços operando em uma interface PON. É responsável por transmitir os sinais ópticos através da ODN.
  • ODN – Rede de distribuição óptica: parte da rede que fica entre a OLT e a ONT e as conecta. É composta pelas fibras ópticas e pelos passivos ópticos. 
  • ONU – Unidade de rede óptica e ONT – Terminal de linha óptica: receptores do sinal óptico e responsáveis por convertê-lo em um sinal elétrico que pode ser transmitido para um equipamento Ethernet (tecnologia que conecta redes com fio locais e permite a comunicação entre dispositivos através de um protocolo específico).
    • ONT: nomenclatura que esta parte da rede recebe quando a recepção e conversão dos sinais ópticos é feita através de um modem, geralmente usada para um local menor e com poucos usuários.
    • ONU: nomenclatura que esta parte da rede recebe quando a recepção e conversão dos sinais ópticos é feita no meio da rede, normalmente acontece em locais maiores, tal como prédios em que diversos apartamentos ou escritórios utilizam rede de fibra óptica. 

A tecnologia GPON funciona através da transmissão de sinais ópticos. Para isso, os OLT convertem sinais em luz, os quais são transportados de forma muito rápida e por consideráveis distâncias através de uma fibra óptica. A partir daí, os sinais passam por splitters, que são componentes passivos da rede óptica responsáveis por distribuir o sinal óptico de uma única fibra para diversas outras. Ao chegarem no ONT ou ONU, os sinais ópticos são convertidos em conexões Ethernet e assim podem fornecer os dados aos usuários finais da GPON. 

A estrutura das redes GPON é padronizada e normatizada pelo órgão ITU (International Telecommunication Union) o qual é responsável por descrever o funcionamento da GPON contemplando inclusive especificidades da rede. As recomendações  para a GPON fazem parte da seção “Transmission systems and media, digital systems and networks” (sistemas de transmissão e mídia, sistemas digitais e redes) indo do G.984.1 ao G.984.5.

Quais os benefícios?

Esta inovadora tecnologia apresenta muitos benefícios em termos operacionais e financeiros para as empresas que a adotam. Entre os principais benefícios da tecnologia GPON, podemos destacar:

  • Velocidade para navegação na Internet: graças à taxa assimétrica de transmissão da GPON, a velocidade desta tecnologia para acesso à Internet é maior na direção de maior tráfego com cerca de 2,5Gbps para downstream e 1,25 Gbps para upstream.
  • Alcance de transmissão: ao contrário de outras tecnologia de rede que utilizam cabos de cobre, os quais possuem alcance de transmissão de até 100 metros, a tecnologia GPON utiliza a fibra monomodo que permite a transmissão de dados em distâncias de até 20 quilômetros. 
  • Eficiência: a tecnologia GPON pode atingir até 93% de eficiência de transmissão com alta confiabilidade de sinal e com capacidade de operar diversos serviços  tal como voz, dados, câmeras de vigilância, streaming de vídeos, etc, com diferentes protocolos. 
  • Redução de custos: a tecnologia GPON demanda menos componentes para funcionar e seus requisitos de temperatura operacional são flexíveis, portanto os gastos com eletricidade diminuem com o uso da GPON. Além disso, a infraestrutura da GPON tem maior vida útil, possibilitando uma economia maior a longo prazo, pois demanda pouca manutenção ou troca de componentes. 

A tecnologia GPON possibilita que os usuários desfrutem de uma conexão em alta velocidade e longo alcance para navegar na web e respaldar os mais diversos serviços tal com baixo custo de manutenção e grande economia a longo prazo. 

É uma tecnologia que acompanha as evoluções da era digital e pode se tornar um grande pilar para inovações como IoT, automações com uso de bots (tal como RPA e chatbots), realidade virtual e aumentada, entre outros que demandam alta conectividade e cujo uso tem aumentado cada vez mais.

Acompanhe mais novidades da era digital em nossa Talk Introduce #22 sobre A Era da Experiência!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: