Insights para sua Transformação Digital

Introduce realiza 1ª edição do TI com o tema Home Office

Com a atual situação que estamos enfrentado, muitas empresas estão adotando a opção de trabalhar de casa.
Entretanto montar um escritório em casa demanda muito planejamento e organização, pois cada setor de atuação do negócio tem suas necessidades particulares e nem todas as equipes podem trabalhar de casa.
Tendo isso como base, a Introduce realiza a 1ª edição do Talk Introduce com nossos diretores Esdras, Brayan e Mauricio, que vão esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento do home office e como elaborar esta estratégia.

Principais insights

“É preciso entender o que é o home office e qual é o modelo de operação da empresa para entender quais são as equipes que vão para o home office.” – Esdras Moreira

“Existem diversas tecnologias que vão apoiar o home office, mas quando falamos em pessoas, processos e tecnologias, entendemos que a melhor estratégia para estruturar um home office é começar pelas pessoas, pelo time.” – Mauricio Gimenes

Times:

  • A mudança começa com as pessoas;
  • Empodere seu time para que possam se comunicar com clientes, cuidar de canais de comunicação e tomar decisões remotamente;
  • Deixe clara a estratégia que o negócio atribuirá ao momento do home office;

“Por que começa pelas pessoas? Porque os softwares, sistemas, a forma estrutural da empresa é fixa, não tem emoção. Ou seja, o que será mais necessário trabalhar é com pessoas e por causa da emoção que o atual momento afeta, ou, que a mudança afeta.” – Esdras Moreira

“Quando se fala em estratégia, é preciso deixar muito claro para o time, para as empresas e para os negócios: quando começa e quando termina, quais são os aspectos importantes que as equipes precisam entender sobre esse momento e deixar claros os processos, as expectativas com o trabalho home office e entregar as ferramentas e recursos necessários.” – Mauricio Gimenes

Recursos:

  • Home Office não é apenas WiFi;
  • Pense na extensão do seu trabalho em sua casa;

“Quando começou a ascensão do marketing digital e dos produtos digitais, uma cultura foi criada, a cultura do ‘Nômade Digital’ que é a pessoa que possui um negócio digital e trabalha de qualquer lugar.” – Brayan Poloni

“É preciso ter um espaço adequado, com boa iluminação, bem arejado, que deixe o colaborador confortável. É preciso ter uma cadeira ergonomicamente correta. É necessário ter uma boa internet para realizar acessos aos sistemas da empresa, às ferramentas do dia a dia. ” – Brayan Poloni

“É muito importante que as lideranças dos times possam garantir que as equipes terão os recursos necessários.” – Brayan Poloni

Posicionamento:

Canais externos:

  • Entenda onde está seu cliente – se comunique com o mercado e entenda em quais canais os clientes buscam e se comunicam com o negócio;
  • Grupos de trabalho com o seu cliente;
  • Preocupe-se com o entendimento e experiência do cliente;

“Tudo começa em comunicação e posicionamento perante seu cliente, seu fornecedor e seus parceiros de negócio. – Mauricio Gimenes

Canais internos:

  • Mantenha horários de comunicação com a equipe;
  • Conheça e valide metodologias de trabalho

“Se formos claros na comunicação, com certeza as entregas serão claras.” – Brayan Poloni

Processos e atividades

  • Tenha os processos escritos;
  • Relacione tudo – é preciso relacionar todas as tarefas que cada time realiza diariamente de forma bem especificada, incluindo dúvidas a serem tiradas, contatos a serem realizado, entre outros;
  • Utilizar metodologia 5W2H para repassar cada atividade realizada;
  • Manter grupos de trabalho ativos e funcionais mesmo remotamente.

“Pessoas trabalham com processos. Pessoas precisam estar alinhadas. Pessoas precisam ter um ponto de comunicação.” – Esdras Moreira

Tecnologias

“Estamos falando da transição de um office para um home office e é importante que essa utilização de tecnologia não venha de surpresa.” – Brayan Poloni

“Quando começamos a aplicar tecnologias, é preciso treinar (as pessoas), é preciso mostrar, é preciso alinhar a forma com que tudo isso vai se manter organizado.” – Brayan Poloni

Gestão do Tempo

  • Cuidar do tempo é primordial
  • Técnica Pomodoro: 25 minutos focado em uma única tarefa.

Equipes

  • Manter rotinas e horários de trabalho;
  • Se comunique com as equipes;
  • Foco no cliente;
  • Comunicação é a chave para TUDO;

“Estamos em home office, é um ambiente totalmente familiar e não necessariamente estamos preparados para este tipo de trabalho.” – Mauricio Gimenes

“É importante sermos ágeis no tempo em que conversamos com nossas equipes. Seja ágil com sua equipe. Seja ágil com sua liderança.” – Mauricio Gimenes

Lideranças

  • Foco no cliente;
  • Entenda que tudo mudou;
  • Faça contatos frequentes com a equipe.

“O cliente também está sendo impactado também e lá está a oportunidade, lá está a chave para a sobrevivência das empresas durante esse período. ” – Esdras Moreira

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