Com a atual situação que estamos enfrentado, muitas empresas estão adotando a opção de trabalhar de casa.
Entretanto montar um escritório em casa demanda muito planejamento e organização, pois cada setor de atuação do negócio tem suas necessidades particulares e nem todas as equipes podem trabalhar de casa.
Tendo isso como base, a Introduce realiza a 1ª edição do Talk Introduce com nossos diretores Esdras, Brayan e Mauricio, que vão esclarecer as principais dúvidas sobre o funcionamento do home office e como elaborar esta estratégia.
Principais insights
“É preciso entender o que é o home office e qual é o modelo de operação da empresa para entender quais são as equipes que vão para o home office.” – Esdras Moreira
“Existem diversas tecnologias que vão apoiar o home office, mas quando falamos em pessoas, processos e tecnologias, entendemos que a melhor estratégia para estruturar um home office é começar pelas pessoas, pelo time.” – Mauricio Gimenes
Times:
- A mudança começa com as pessoas;
- Empodere seu time para que possam se comunicar com clientes, cuidar de canais de comunicação e tomar decisões remotamente;
- Deixe clara a estratégia que o negócio atribuirá ao momento do home office;
“Por que começa pelas pessoas? Porque os softwares, sistemas, a forma estrutural da empresa é fixa, não tem emoção. Ou seja, o que será mais necessário trabalhar é com pessoas e por causa da emoção que o atual momento afeta, ou, que a mudança afeta.” – Esdras Moreira
“Quando se fala em estratégia, é preciso deixar muito claro para o time, para as empresas e para os negócios: quando começa e quando termina, quais são os aspectos importantes que as equipes precisam entender sobre esse momento e deixar claros os processos, as expectativas com o trabalho home office e entregar as ferramentas e recursos necessários.” – Mauricio Gimenes
Recursos:
- Home Office não é apenas WiFi;
- Pense na extensão do seu trabalho em sua casa;
“Quando começou a ascensão do marketing digital e dos produtos digitais, uma cultura foi criada, a cultura do ‘Nômade Digital’ que é a pessoa que possui um negócio digital e trabalha de qualquer lugar.” – Brayan Poloni
“É preciso ter um espaço adequado, com boa iluminação, bem arejado, que deixe o colaborador confortável. É preciso ter uma cadeira ergonomicamente correta. É necessário ter uma boa internet para realizar acessos aos sistemas da empresa, às ferramentas do dia a dia. ” – Brayan Poloni
“É muito importante que as lideranças dos times possam garantir que as equipes terão os recursos necessários.” – Brayan Poloni
Posicionamento:
Canais externos:
- Entenda onde está seu cliente – se comunique com o mercado e entenda em quais canais os clientes buscam e se comunicam com o negócio;
- Grupos de trabalho com o seu cliente;
- Preocupe-se com o entendimento e experiência do cliente;
“Tudo começa em comunicação e posicionamento perante seu cliente, seu fornecedor e seus parceiros de negócio. – Mauricio Gimenes
Canais internos:
- Mantenha horários de comunicação com a equipe;
- Conheça e valide metodologias de trabalho
“Se formos claros na comunicação, com certeza as entregas serão claras.” – Brayan Poloni
Processos e atividades
- Tenha os processos escritos;
- Relacione tudo – é preciso relacionar todas as tarefas que cada time realiza diariamente de forma bem especificada, incluindo dúvidas a serem tiradas, contatos a serem realizado, entre outros;
- Utilizar metodologia 5W2H para repassar cada atividade realizada;
- Manter grupos de trabalho ativos e funcionais mesmo remotamente.
“Pessoas trabalham com processos. Pessoas precisam estar alinhadas. Pessoas precisam ter um ponto de comunicação.” – Esdras Moreira
Tecnologias
“Estamos falando da transição de um office para um home office e é importante que essa utilização de tecnologia não venha de surpresa.” – Brayan Poloni
“Quando começamos a aplicar tecnologias, é preciso treinar (as pessoas), é preciso mostrar, é preciso alinhar a forma com que tudo isso vai se manter organizado.” – Brayan Poloni
Gestão do Tempo
- Cuidar do tempo é primordial
- Técnica Pomodoro: 25 minutos focado em uma única tarefa.
Equipes
- Manter rotinas e horários de trabalho;
- Se comunique com as equipes;
- Foco no cliente;
- Comunicação é a chave para TUDO;
“Estamos em home office, é um ambiente totalmente familiar e não necessariamente estamos preparados para este tipo de trabalho.” – Mauricio Gimenes
“É importante sermos ágeis no tempo em que conversamos com nossas equipes. Seja ágil com sua equipe. Seja ágil com sua liderança.” – Mauricio Gimenes
Lideranças
- Foco no cliente;
- Entenda que tudo mudou;
- Faça contatos frequentes com a equipe.
“O cliente também está sendo impactado também e lá está a oportunidade, lá está a chave para a sobrevivência das empresas durante esse período. ” – Esdras Moreira