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Pare! E aprenda aqui como evitar erros na gestão de TI

Pare! E aprenda aqui como  evitar erros na gestão de TI .A gestão de TI é fundamental para garantir que empresas possam executar os seus principais serviços com qualidade. Nesse sentido, os gestores da área devem investir em técnicas e rotinas que tornam o uso de recursos mais eficaz e com baixo índice de falhas. Dessa forma, é possível garantir que todos os funcionários tenham acesso a um conjunto de serviços com alta eficiência e disponibilidade, além de a empresa poder criar rotinas mais ousadas e com maior capacidade de atender às necessidades do mercado.
Nesse sentido, falhas nas políticas de gestão de TI devem ser evitadas ao máximo. Elas dificultam a eficácia das rotinas do setor e podem impactar negativamente no sucesso do negócio. Quer saber quais são as principais? Continue conosco e aprenda aqui como evitar erros na gestão de TI
1. Falta de controle sobre as alterações alterações de um projeto
Projetos de TI podem apresentar problemas em função de vários motivos. Em geral, eles diminuirão a aderência de equipes aos prazos da iniciativa, podendo causar prejuízos ao empreendimento e até mesmo o cancelamento do projeto.
Um dos fatores que mais impactam nos prazos de cada etapa é a falta de controle sobre as alterações do escopo do projeto. Nesse sentido, gestores de TI podem adotar duas medidas para impedir que modificações possam atrapalhar os trabalhos dos profissionais.
O uso de metodologias ágeis, por exemplo, amplia o grau de integração e automação da iniciativa e tem como principal consequência o aumento da capacidade de resposta da empresa às necessidades do cliente. Por outro lado, o gestor de TI também pode buscar uma definição clara do escopo do projeto antes que ele inicie. Isso não impedirá, naturalmente, a revisão de objetivos ao final de cada etapa, mas facilita a criação de um fluxo contínuo de trabalho.

2. Ceder privilégios em excesso para colaboradores

A ausência de uma política de controle de acesso a recursos digitais pode ter um grande impacto no funcionamento da empresa. Quando isso ocorre, usuários podem instalar programas não homologados e ainda verificar e modificar informações corporativas indevidamente. Diante disso, a empresa deve garantir que todos trabalhem em um ambiente digital rigidamente controlado, em que tenham aceso apenas ao que for necessário para a execução de suas atividades diárias.

3. Não investir em tendências de TI

Regularmente novas tecnologias são disponibilizadas para o mercado corporativo. Sistemas de segurança, plataformas de serviços na nuvem e outras ferramentas tornam o trabalho das empresas mais rápido, móvel e com maior escalabilidade.
Ainda que a empresa não tenha uma grande capacidade de investimento, gestores de TI devem verificar continuamente o impacto que cada solução poderá ter no ambiente corporativo. Em muitos casos, novas tecnologias podem ter um custo-benefício alto o suficiente para justificar a aquisição de um novo sistema.

4. Não possuir um bom conjunto de métricas

Métricas (ou apenas KPIs) fazem parte do dia a dia de vários profissionais. No ambiente de TI, elas permitem que gestores acompanhem o trabalho de profissionais, o desenvolvimento de projetos e o desempenho de sistemas. Além disso, KPIs podem auxiliar na avaliação de medidas de otimização de recursos.
Para que tenha sucesso, os indicadores devem ser definidos de acordo com a capacidade da empresa. Se forem muito altos, profissionais vão trabalhar em um ambiente com alto estresse, podendo aumentar o número de erros. Por outro lado, caso sejam muito baixos, não será possível melhorar continuamente o trabalho do setor de TI.

5. Ignorar padrões de boas práticas adotados pelo mercado

Muitas organizações disponibilizam documentos que estabelecem boas práticas de TI. Bibliotecas como a ITIL são adotadas por todo o mercado para que os serviços de empresas tornem-se mais eficazes e com um número de falhas menor.
Nesse cenário, gestores de TI devem buscar rotinas que possam ser integradas ao ambiente de trabalho do negócio, otimizando o tempo e tornando o dia a dia mais eficaz, com maior capacidade de atender aos objetivos do negócio.
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