Insights para sua Transformação Digital

5 dicas de segurança digital para a sua empresa

Hoje vamos falar ” 5 dicas de segurança digital para a sua empresa “.Investir em segurança digital é algo fundamental para quem busca manter uma infraestrutura de TI confiável e livre de ameaças digitais. Nesse sentido, a criação de uma política de segurança digital pode ser feita com medidas simples, que terão como resultado uma infraestrutura de TI robusta e com um baixo nível de vulnerabilidades.

Veja abaixo cinco medidas que podem ser tomadas pela sua empresa para manter a sua infraestrutura segura!

1. Não utilize mídias externas desconhecidas

Pen drives e HDs externos facilitam o transporte de dados entre dois computadores, mas podem representar um grande risco para qualquer empresa. Muitos ataques possuem como forma de disseminação a manipulação de arquivos armazenados em mídias externas e o uso da ferramenta de execução automática do Windows.

Além disso, algumas técnicas manipulam o firmware do dispositivo para capturar todas as informações nele gravadas. Diante disso, instrua os profissionais a utilizarem apenas mídias externas conhecidas, sempre verificar se algum arquivo malicioso está instalado e evitar conectar o dispositivo em uma porta USB pública.

2. Utilize o e-mail de forma segura

Assim como mídias externas, o e-mail também está entre os principais meios de disseminação de malwares. Portanto, funcionários devem ter atenção redobrada ao utilizar essa ferramenta de comunicação crucial para empresas.

Configure o filtro de SPAM para validar apenas mensagens legitimas. Sempre confirme o envio de uma mensagem com anexo.
Além disso, copie e cole os links na barra de endereços do navegador em vez de clicar diretamente nos mesmos. Essas são medidas simples, mas que conseguem impedir a propagação de várias ameaças digitais.

3. Compartilhe arquivos pela nuvem

O cloud computing pode ser utilizado como uma ferramenta para o compartilhamento de arquivos com segurança e alto controle. Ao entrar em contato com parceiros comerciais e clientes, um profissional pode substituir o envio de dados diretamente no e-mail pela criação de uma pasta compartilhada em um serviço de cloud storage.

Dessa forma, qualquer vulnerabilidade existente nas máquinas dos usuários não afetarão o download do arquivo. Além disso, a empresa terá um controle completo sobre quem acessa as suas informações.

4. Mantenha os sistemas atualizados

A distribuição de atualizações de software é feita frequentemente por desenvolvedores. Elas servem para eliminar falhas de segurança, bugs e divulgar novas funções.

Modifique os processos de homologação de novas versões para que eles tenham o máximo de agilidade possível. Assim, a empresa consegue reduzir o tempo que os funcionários ficam expostos a problemas de segurança que podem ser utilizados para roubo de dados.

5. Incentive a adoção de senhas complexas

Em muitos sistemas de TI, as senhas alfanuméricas são o único método de login disponibilizado. Para reduzir as chances de scripts de força bruta invadirem contas, a empresa precisa incentivar o uso de senhas complexas em todas as suas aplicações.
Uma senha complexa deve possuir letras, números e símbolos. Além disso, é recomendado o uso de variação entre maiúsculas e minúsculas, assim como a não repetição de algarismos.

Pronto! Agora você já pode implementar essas medidas de segurança digital. Lembre-se: para atingir o sucesso desejado e deixar a empresa mais segura, esse processo deve envolver todos os funcionários do negócio.

Gostou deste artigo sobre  ” 5 dicas de segurança digital para a sua empresa “? Que tal assinar a nossa newsletter para receber outras dicas de TI que vão te ajudar a organizar os dados da empresa?

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: