Insights para sua Transformação Digital

Cabeamento ou Wi-Fi: quando usar cada um?

Cabeamento ou Wi-Fi: quando usar cada um? Atualmente, as redes de internet wireless estão em alta, e muita gente acredita que a facilidade dessa tecnologia a torna superior às redes a cabo. De fato, as redes de internet Wi-Fi são mais práticas, fáceis de configurar e de utilizar, sendo uma boa solução para uso corporativo e empresarial.
Afinal, Cabeamento ou Wi-Fi: quando usar cada um? Ainda há motivos para apostar na internet cabeada? Neste post, apresentamos as vantagens e desvantagens das redes Wi-Fi e redes cabeadas para que você escolha o melhor para o seu caso. Acompanhe!

Vantagens da rede Wi-Fi

As redes wireless chegaram ao mercado prometendo mais liberdade para se conectar à internet sem a necessidade de fios, o que é muito vantajoso em um contexto em que o acesso à internet mobile e em tablets é crescente, e diversas empresas apostam em laptops em vez de computadores de mesa para o uso profissional. As redes Wi-Fi possibilitam conectar com facilidade múltiplos dispositivos – como computadores, laptops, tablets, smartphones e impressoras sem a bagunça dos fios, burocracia e com ótimo custo benefício.
Nesse sentido, as principais vantagens da rede wireless são a liberdade de conectar-se sem fios e o baixo custo de instalação, pois basta conectar o Access Point a rede para que ele funcione. Ainda, cada vez mais temos sistemas de Wireless cada vez mais seguros, com velocidades Gigabit e com possibilidades de controle e gestão que vão ajudar no dia a dia resolver problemas que antes eram custosos e demoravam.

Desvantagens da rede wireless

Apesar de toda a liberdade oferecida pelas redes sem fio, essa modalidade poderá apresentar problemas de sinal e velocidade caso não existir um planejamento do seu ambiente para ultrapassar as barreiras de sinal. Em comparação com a rede cabeada, a rede Wi-Fi está mais suscetível a interferências, já que o sinal é transmitido por ondas de radiofrequência que podem ser afetadas por paredes e pela proximidade com outros equipamentos eletrônicos. Por isso o planejamento se faz importante para preservação do seu investimento.

Vantagens do cabeamento

A boa e velha rede de internet cabeada é uma opção confiável, que possui taxas de transmissão de dados elevadas e estáveis. Isso significa que as velocidades de tráfego de rede serão mais estáveis. Essas redes também apresentam pouca interferência de sinal e raros problemas na transmissão de dados.
Atualmente as redes cabeadas podem ser indicadas para o ambientes empresariais que fazem uso exclusivamente de aplicações “pesadas” ou seja áreas de engenharia, gráficas e de produção. Porém, diante da praticidade das redes wireless, do aprimoramento da conexão Wi-Fi e do crescente uso de dispositivos mobile e tablets, essas redes estão caindo em desuso.

Desvantagens do cabeamento

A rede de internet cabeada traz três grandes desvantagens em relação ao wireless. A primeira é o custo de instalação, pois é necessário passar o cabo fisicamente na casa ou na empresa para transmitir a internet a vários pontos de acesso. A segunda é a falta de liberdade, já que é preciso manter o computador ou laptop em um local fixo, ligado a um fio que sai da parede, para poder usar a internet. A Terceira é o nível de controle e documentação que esse cenário irá exigir.
Além destes problemas, a rede cabeada limita o tipo de dispositivo que pode ser conectado à internet. Smartphones e tablets, por exemplo, não se conectam a este tipo de rede. O mesmo vale para notebooks e ultrabooks mais  leves e modernos, que não possuem entrada para o cabo de Ethernet. Para quem quer ter internet em qualquer tipo de dispositivo, o Wi-Fi é a melhor alternativa.
E aí, qual a melhor alternativa para as suas necessidades? Compare as vantagens e desvantagens do cabeamento de redes e das redes Wi-Fi para decidir o que é melhor para o seu uso. Gostou deste post sobre “Cabeamento ou Wi-Fi: quando usar cada um?”conteúdo? Compartilhe o post com seus amigos nas redes sociais!
[thrive_leads id=’312′]

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: