Insights para sua Transformação Digital

Os 5 itens que os melhores Firewalls Corporativos devem ter

Você sabe a importância de adotar firewalls corporativos na sua empresa? Nos dias de hoje, em que a dependência da tecnologia é fundamental para o funcionamento das empresas, a segurança cibernética corporativa tornou-se uma necessidade absoluta. Com o crescente número de ameaças cibernéticas e o surgimento de novas técnicas de invasão, as organizações estão cada vez mais expostas a riscos que podem comprometer seus dados, operações e reputação.

Nesse contexto, os firewalls corporativos desempenham um papel crucial na defesa contra ataques cibernéticos. São como os guardiões digitais, protegendo as redes corporativas e os sistemas contra intrusões indesejadas e atividades maliciosas. Ao estabelecer uma barreira entre a rede interna e a Internet, os firewalls corporativos controlam o tráfego de entrada e saída, filtrando pacotes de dados e aplicando políticas de segurança.

Analisar segurança de perímetro ou os firewalls corporativos disponíveis no mercado é uma tarefa que tende a se tornar cada vez mais habitual para as os especialistas de segurança. Um dos maiores problemas envolvendo os ataques é o fato de que, muitas vezes, as empresas não percebem as invasões. Algo que ocorre devido aos métodos sofisticados utilizados pelos cibercriminosos.

E é por essa e muitas outras razões que a utilização de um firewall é essencial para uma organização, já que esse tipo de ferramenta é capaz de oferecer uma proteção eficaz, a ponto de prevenir invasões. Mas, como podemos definir um bom firewall? Quais são os itens/recursos que devem estar inclusos nos melhores produtos do mercado? É o que você aprenderá neste post!

1. Controle unificado de usuários, aplicações e navegação web

É fundamental para uma empresa não apenas saber a quem se destina cada informação que circula em sua rede, mas também, garantir que somente as pessoas e os aplicativos autorizados tenham o devido acesso. Para isso, é necessário que o firewall forneça o recurso de controle unificado de políticas e filtros de navegação baseado em usuários, aplicações e filtros web.

Esse tipo de controle permite gerenciar todos os recursos em um único lugar, trazendo ao administrador de rede uma maior rapidez em criar, filtrar e classificar todas as políticas e regras de segurança.

2. Considera o fator humano como requisito obrigatório

Políticas corporativas atuais fecham o cerco e criam verdadeiras muralhas de segurança tecnológica em suas redes, mas muitas vezes negligenciam o componente de segurança mais crítico e fraco: o elemento humano. A segurança de uma organização deve ser tão forte quanto seu elo mais fraco – o usuário.

Um bom firewall precisa controlar as atividades dos usuários na rede, com isso a tecnologia de controle em camada 8 foi introduzida a partir da necessidade de um sistema de segurança controlar e monitorar a “identidade humana” de um usuário como parte de um pré-requisito de segurança em regras de firewall.

A camada 8 de tecnologia trata a identidade do usuário como uma “camada humana” em seus protocolos de rede. Isto permite aos administradores identificar e controlar a atividades destes usuários na internet, permitindo a elaboração de relatórios específicos e detalhados de suas ações.

3. Fornece visibilidade instantânea

O administrador de rede precisa ter acesso e visão rápida de tudo o que acontece com seu firewall, por isso esse equipamento deve exibir o status em tempo real do desempenho de seu sistema, serviços, conexões e outros parâmetros.

Os itens devem ser clicáveis, revelando mais detalhes e gráficos sobre as informações. O painel principal precisa fornecer ferramentas úteis de diagnósticos e monitoramento de rede para que o administrador utilize-as para solucionar problemas como: ping, rotas, captura de pacotes, o acesso de linha de comando, e muito mais.

4. Promove segurança e integração sincronizada

Os cibercriminosos e seus ataques estão mais coordenados e avançados do que nunca. Um bom firewall também precisa estar apto a proteger um ambiente corporativo contra essas novas e crescentes ameaças.

Um firewall deve garantir a integração e sincronia com um antivírus corporativo. Essa funcionalidade permite a conversação e um controle mais a fundo e detalhado das novas ameaças. Essa sincronia simples e eficaz oferece uma camada a mais de proteção em sua rede, fazendo com que você gaste menos tempo para resolver incidentes relacionados a segurança.

5. Atua na proteção e gestão de redes wireless

Os ataques a redes wireless estão sendo cada dia mais explorados. São registrados diariamente mais de 1800 ataques direcionados. Esses ataques costumam ser disseminados por páginas de anúncios online que direcionam o usuário para sites que hospedam scripts maliciosos. O objetivo é roubar informações das vítimas e acessar remotamente os dispositivos.

Os firewalls corporativos devem monitorar e gerir centralmente todas as antenas e redes sem fios de uma empresa através de um controlador incorporado em sua console de administração. Esse console deve permitir que o administrador efetue configurações de: redes independentes, opções de isolamento de dispositivos que acessam as redes, suporte a múltiplos SSIDs por rádio, incluindo SSIDs ocultos, segurança e encriptação e muito mais.

Acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação

No conteúdo de hoje, buscamos reunir as principais informações acerca da Segurança da Informação para que você possa ter um panorama mais assertivo sobre a área. A Segurança da Informação é uma jornada e toda jornada começa no seu primeiro passo.

Ebook Step by Step Segurança da Informação Introduce

Se você precisa de ajuda para começar a estruturar a Segurança da Informação na sua empresa, acesse nosso Ebook Step by Step para Segurança da Informação. Neste material, aprofundamos mais em detalhes sobre ferramentas, técnicas e processos da área para que você e sua equipe possam trabalhar objetivamente.

Para baixar o material, basta acessar esse link e boa leitura!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: