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5 dicas pra evitar perda de dados em sua gestão

É bem verdade que informação perdida é sinônimo de tempo perdido. Ninguém gosta do famoso retrabalho e, na maioria das vezes, a segunda versão de qualquer coisa que fazemos não sai tão boa quanto a primeira.

No dia a dia de sua gestão, milhares de dados são gerados, outros coletados. É o que ocorre em atas de reuniões, propostas comerciais, arquivos de projetos, cadastro de clientes e indicadores que dizem respeito à sua própria empresa. Perder informações sensíveis pode significar problemas ligados ao capital dos seus negócios.

Neste post vamos conhecer 5 dicas muito interessantes para evitar a perda de dados em sua gestão. Vamos lá?

1. Proteja as estações de trabalho

Um simples cuidado pode evitar inúmeros problemas desagradáveis no ambiente empresarial. Computador desconfigurado, carregamento lento e prejudicado de páginas da internet, telas azuis, perda de dados, risco de roubo de informações.

Tudo isso pode ser evitado com a instalação de um bom antivírus e um bom antimalware. Apesar de um pouco esquecida, essa simples ação é muito positiva para evitar a perda de dados e contribuir para um dia a dia mais saudável e produtivo.

2. Faça backup das informações

Atualmente existem diversas fontes confiáveis para backup de informações na nuvem. Apesar disso, ainda é interessante manter cópias de segurança em mídias diversas como DVD’s, pen drives e HDs externo. Esse tipo de procedimento pode ser feito como uma cautela adicional. Porém, é suscetível a falhas do hardware ou defeitos nas mídias.

Diante disso, o backup em servidores utilizando a nuvem é a opção mais acertada. Nesse caso, os dados podem ficar sincronizados com cópia em sistemas de cloud computing. Em caso de perda das informações locais, basta recorrer à cópia disponível na nuvem.

Esses serviços também garantem o armazenamento diário das informações e oferecem opção para aumento gradual do espaço em disco. Outra grande vantagem do backup na nuvem é o fato de ser possível acessar os arquivos de qualquer lugar e por diversos dispositivos como celulares e tablets.

3. Melhore a performance de sua rede wireless corporativa

Redes cabeadas ainda são consideradas mais rápidas e apresentam menores interferências externas. Porém, a mobilidade tem ganhado cada dia mais adeptos. A facilidade de instalação das redes corporativas, somada à redução de custos de obras e necessidade de investimento em cabeamento são algumas das vantagens que levam à preferência pela utilização do wifi corporativo.

Investir em tecnologia como roteadores mais potentes para garantir a performance de sua rede e diminuir as interferências externas é um grande passo para prevenir perda de dados nas companhias e ganhar em produtividade e satisfação de sua equipe.

4. Tenha uma solução de DLP

A perda de dados pode provocar muitos problemas. Alguns deles dizem respeito à Lei Geral de Proteção de Dados, que visa proteger os dados pessoais e sensíveis dos clientes que estão sob tutela da empresa. 

Nesse sentido, as soluções de DLP (Data Loss Prevention, em tradução livre, proteção contra a perda de dados) podem ser muito úteis para as organizações. Isso porque elas atuam de forma proativa na proteção dos dados evitando que os mesmos se percam e caiam em mãos erradas. São ações de uma solução DLP: proteção na movimentação de dados, controle de fluxo de informações e monitoramento de dispositivos de usuários.

5. Eduque seus usuários

Para além de soluções de backup, DLP e segurança nas estações de trabalho, é preciso educar os usuários para que saibam como proteger os dados. Uma boa medida nesse caso é a criação de uma Política de Segurança da Informação (PSI). A PSI é um documento ou manual que determina as ações mais importantes para garantir a segurança da informação que devem ser aplicadas por todos os colaboradores da empresa.

Outra medida que pode ser realizada para evitar a perda de dados são os treinamentos corporativos para usuários com enfoque em segurança da informação e proteção de dados.

Além dessas opções existem inúmeras outras formas de evitar perda de dados com as tecnologias e ferramentas oferecidas em nuvem. Utilizar ferramentas como o GSuite ou Microsoft Office 365 para criação de documentos e planilhas, escolher softwares em modelo SaaS (Software as a Service) entre outras boas práticas, como proteção da rede corporativa com firewall, podem garantir um ambiente mais produtivo e seguro.

A Introduce conta com uma linha de produtos e serviços para que não ocorra perda de dados em sua organização. Quer saber mais detalhes? Então acesse nosso site e confira.

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