Insights para sua Transformação Digital

TI BIMODAL: conheça os benefícios para sua empresa

A TI Bimodal já atinge todos os setores da nossa economia. Ela colocou a tecnologia no centro das estratégias de empresa e, sem investir nela, a competitividade de qualquer serviço cairá drasticamente nos próximos anos.
As formas de preparar-se para manter um fluxo de trabalho alinhado com as necessidades do mercado são variadas. Do Cloud Computing ao Big Data, inúmeras são as formas de um negócio otimizar processos.
Essa abordagem propõe uma nova forma de visualizar a infraestrutura de TI, acelerando atividades e reduzindo prazos. Quer ficar por dentro? Continue a leitura e saiba mais!

O que é a TI Bimodal?

TI Bimodal é um termo da Tecnologia da Informação utilizado para definir uma nova forma de gerenciar os serviços do setor. Nela, a TI é dividida em dois módulos, reduzindo gargalos e problemas que possam surgir no dia a dia. Confira abaixo quais são.

Módulo 1

Essa área trabalha com a TI “tradicional”. Isso inclui a manutenção de softwares, a gestão de infraestrutura e processos que estão direcionados para garantir o bom funcionamento das soluções usadas diariamente por todos os usuários.
O foco dessa área está principalmente em garantir mais estabilidade e segurança para o usuário. Além disso, fatores essenciais, como alta performance contínua, também são de responsabilidade do módulo 1.

Módulo 2

Aqui estão envolvidos os processos não tradicionais de TI. Isso inclui a criação de soluções para que a empresa possa ter uma infraestrutura de TI mais inovadora. Em outras palavras, o módulo 2 trabalha com a gestão, implementação e investimento em tecnologias disruptivas, como a Internet das Coisas e o Blockchain.
Os objetivos principais são a experimentação e a busca por novas tendências, que possam auxiliar a empresa a ter um posicionamento de destaque no mercado. Assim, a empresa garante interações mais inovadoras e dinâmicas com a TI.

Quais as vantagens de investir na TI Bimodal?

A TI Bimodal traz uma série de vantagens para a empresa. Essa estratégia melhora a maneira como a tecnologia é integrada ao ambiente corporativo e coloca as ferramentas utilizadas pelo negócio no centro das suas estratégias. Entre as vantagens, destacamos:

  • maior capacidade de promover inovação com um ramo voltado à busca por novas tecnologias;
  • aumento da performance dos serviços de TI com um time focado em rotinas de manutenção e gerenciamento de tecnologias;
  • mudança na cultura do negócio, com a tecnologia indo para o centro das estratégias da empresa.

Em conjunto, esses fatores contribuem para agregar valor e competitividade ao negócio. A companhia terá mais performance no seu dia a dia e uma cultura com mais espaço para a inovação. Assim, todos poderão atingir as suas metas com facilidade.

Como a TI pode trazer mais inteligência e agilidade?

As evoluções dos últimos anos trouxeram para as empresas a possibilidade de reduzir custos, melhorar processos e ganhar flexibilidade e mobilidade no seu dia a dia. Em um ambiente com demandas contínuas por mais agilidade, a tecnologia deve ser posicionada de uma maneira estratégica no ambiente corporativo.
O setor de TI deve sempre estar preparado para lidar com as demandas do usuário e contribuir para que as soluções internas sejam capazes de tornar a prestação de serviços mais dinâmica e competitiva.
Nesse contexto, com a TI Bimodal, as limitações do setor podem ser superadas. Os novos desafios são contornados sem grandes dificuldades, contribuindo para que o negócio tenha mais capacidade de atingir as suas metas de médio e longo prazo.
Gostou deste post e quer mais dicas sobre as maiores tendências do mundo da tecnologia e como aplicá-las na sua empresa? Temos muito mais conteúdos para contribuir. Acesse guia de Consultoria em TI.

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: