Insights para sua Transformação Digital

Profissional 4.0: por que você deve contratá-los?

Também conhecida como Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 se caracteriza pela transformação digital. Ou seja, engloba a incorporação de inteligência artificial, robótica e internet em todos os processos produtivos. Ainda assim, o pensamento de que as tarefas que se repetem serão realizadas por robôs não significa que os colaboradores serão dispensados das linhas de produção.
Na verdade, esse formato de indústria exige um novo tipo de profissional: o profissional 4.0. Além de ter as habilidades técnicas para lidar com toda a tecnologia implantada, é preciso ter uma visão sistêmica e estratégica para gerenciar os processos das fábricas.
Neste artigo, vamos apresentar as características desse tipo de profissional e por que você deve contratá-lo. Ficou interessado? Confira!

Multidisciplinaridade

O profissional 4.0 possui formação em diversas áreas e conhece um pouco de tudo. Essa característica é fundamental para o novo perfil industrial, pois é preciso lidar com setores variados para entendê-lo.
Além disso, com a multidisciplinaridade, o colaborador consegue ter uma visão sistêmica dos processos e é capaz de criar novas ideias, antecipar problemas e oferecer soluções rápidas para as questões do dia a dia.

Flexibilidade

Conseguir se adaptar às mudanças e às novas funções é primordial para o profissional 4.0. Nesse novo modelo industrial, as fábricas possuem equipamentos que emitem informações sobre suas habilidades e seu ciclo de vida. Vale ressaltar que, na maioria das vezes, essas informações serão reportadas por meio de sistemas mobile e em nuvem.
Por isso, o colaborador precisa estar apto a realizar mais do que apertar botões. Ele precisa saber interpretar a mensagem transmitida pela máquina e ter a capacidade de tomar decisões.

Conhecimentos de TI

Contar com talentos em TI é um grande diferencial para as empresas. Nesse sentido, a TI é importante porque engloba a união de todas as tarefas, operações e elementos gerados por meio de recursos tecnológicos e de computação.
Portanto, o profissional 4.0 precisa ter conhecimentos em TI. Assim, quando a empresa conta com esse perfil em seu quadro de funcionários, ela cresce, porque ganha mais segurança nas informações, assim como se beneficia com o aumento da produtividade.

Bom relacionamento

Apesar de a tecnologia ser importante para o processo de produção, os colaboradores continuam sendo o ponto-chave para o sucesso de uma organização. Dessa forma, manter um bom relacionamento, saber definir prioridades, se comunicar e trabalhar em equipe farão parte das características relevantes do profissional 4.0.

Pesquisa e atualização constantes

O profissional 4.0 precisa estar o tempo todo atento às novidades do mercado e buscando sempre aprimorar seus conhecimentos. Por meio de pesquisas e atualizações constantes, ele consegue manter sua visão sistêmica e fica cada vez mais preparado para solucionar os problemas de maneira rápida e eficaz.

Habilidade em outros idiomas

Ter habilidade em outros idiomas — principalmente o inglês — é muito importante nesse novo perfil industrial. Como a maioria das máquinas que chegam ao Brasil são importadas, conhecer outros idiomas facilita o entendimento, a leitura de materiais e também a comunicação com o exterior.
Como vimos, o profissional 4.0 é capaz de ter visão sistêmica e conhecimentos variados, contribuindo assim para gerar inovações para o empreendimento. Contratar esse tipo de talento é investir para o crescimento de sua organização e garantir uma posição competitiva nesse novo modelo de mercado.
Gostou do nosso conteúdo? Para mais informações, siga as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: