Insights para sua Transformação Digital

Entenda de que forma o PDTI pode transformar sua empresa

No mundo de hoje, a tecnologia assume um papel cada vez mais central na rotina das empresas. Por isso, o planejamento estratégico das ações no âmbito tecnológico e da informação tornou-se crucial para o sucesso de qualquer negócio.
Tendo isso em vista, resolvemos, neste post, elucidar algumas questões-chave sobre o conceito de PDTI, que é um instrumento decisivo para a gestão de processos e recursos da tecnologia da informação e das comunicações em uma empresa.
Preparado? Então, acompanhe-nos!

Entenda o conceito de PDTI

A sigla PDTI significa Plano Diretor de Tecnologia da Informação. Tanto no âmbito do serviço público quanto no meio corporativo, as diretrizes definidas no PDTI são de suma importância para o alinhamento das estratégias de TI com os objetivos a serem alcançados.
PDTI envolve diagnóstico, planejamento e gestão de recursos humanos, de software e hardware, de redes, infraestruturas e sistemas de informação.
Trata-se do o plano que estabelece as diretrizes básicas para o bom funcionamento dos serviços em Tecnologia da Informação em uma empresa privada ou em um órgão público.
Por meio dele, estipula-se os recursos técnicos, materiais e humanos necessários para implementação tática na gestão, a fim de que se consiga o desenvolvimento institucional esperado.
Para isso, cronogramas, orçamentos e detalhes técnicos deverão ser especificados neste documento.

Saiba a diferença entre PETI e PDTI

É comum o equívoco conceitual nesse caso.
PETI é a sigla para Planejamento Estratégico de TI. Essa instância diz respeito especificamente aos objetivos e definição de projetos estratégicos, pensados de forma alinhada aos objetivos de negócio.
Já o PDTI, o plano diretor de TI, como o nome indica, define as diretrizes para o TI em uma empresa.
Esse deve ser feito após o planejamento estratégico (PETI). O PDTI, então, servirá para definir como esse planejamento PETI será operacionalizado, definindo quais recursos serão alocados e de que maneira os projetos serão executados, entre outros parâmetros.
Os planos estratégicos PETI são feitos para serem realizados em períodos mais longos, de quatro anos, ao passo que os PDTI normalmente são pensados para períodos e orçamentos anuais.
No Plano Diretor, espera-se definir, por exemplo, questões como qualificações necessárias para cargos de TI na empresa, definição da arquitetura de segurança a ser implementada, frameworks utilizados, entre outras questões técnicas e logísticas de TI.
Vamos pegar como exemplo a execução de um projeto específico. A função do PETI irá definir esse projeto como prioritário para o período em questão e, a partir disso, o PDTI define os recursos e os métodos para execução desse projeto.

Veja de que forma o PDTI impacta no sucesso de uma empresa

O PDTI impacta positivamente um negócio promovendo economia de recursos e dando mais instrumentos tecnológicos para a gestão eficiente de uma empresa.
Os ganhos com um bom plano diretor de TI para uma empresa refletem-se diretamente em sua eficiência operacional, possibilitando:

  • visualizar os investimentos mais prioritários na área de TI;
  • padronizar e sistematizar os procedimentos no setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação);
  • alinhar ações em TIC aos objetivos do negócio;
  • promover na empresa um diferencial competitivo por meio da Tecnologia da Informação.

E você, gestor, gostou desse conteúdo exclusivo sobre PDTI? Então aproveite a visita ao nosso espaço para assinar nossa newsletter. Assim, você poderá receber nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

Compartilhe nas redes sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Outros artigos: